1 Educação Fiscal na Escola Por quê? Para quê? Como fazer?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
Advertisements

SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO:
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Desafio das novas tecnologias
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
O que é a Receita Federal do Brasil
PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Observatórios Sociais
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA TRIBUTOS E CIDADANIA FISCAL
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
INDICADORES DE GESTÃO PÚBLICA
DIREITO TRIBUTÁRIO NAS ESCOLAS
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Contabilidade Comercial
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
A QUESTÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
Federalismo Fiscal Brasileiro
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
O MUNICÍPIO NO BRASIL
TEMAS TRANSVERSAIS.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
Tributação, Previdência e Assistência Sociais: impactos distributivos “Os impostos são aquilo que se paga para se ter uma sociedade civilizada”. Oliver.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF - A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ SECRETARIA DE FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA DEMONSTRAR E AVALIAR O CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS REFERENTES AO 1º QUADRIMESTRE DE 2016.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

1 Educação Fiscal na Escola Por quê? Para quê? Como fazer?

“O que mata um jardim não é o abandono, o que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por ele passa indiferente” (Citação atribuída a Mário Quintana, poeta gaúcho)

Educação Fiscal na Escola “Nossa vida começa a acabar quando nos calamos frente às coisas que realmente importam.” Martin Luther King 3

O QUE É O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL? EDUCAÇÃO FISCAL? POR QUE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL?

Educação Fiscal na Escola Por quê?  Local de formação  Espaço de construção do cidadão “A escola não muda o mundo. A escola muda pessoas. Pessoas é que mudam o mundo.” Carlos Rodrigues Brandão 5

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL É MAIS UMA CAMPANHA DE NOTA FISCAL? É MAIS UM PROGRAMA DE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS?

Educação Fiscal na Escola Para quê?  Formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.  Favorecer a vivência de plena cidadania 7

Educação Fiscal na Escola Como fazer?  Preparar todo o coletivo da escola (corpo docente e administrativo )  Apropriação do conteúdo  Sedução pelo tema  Mudança de comportamento  Ação ética 8

Educação Fiscal na Escola Como fazer?  Discutir currículo  Podemos entender que... O currículo escolar é o conjunto dos elementos promovidos pela escola que compõem a formação humana. 9

POR QUE VIVEMOS ETERNAMENTE EM CRISE? A CRISE BRASILEIRA É PREDOM INANTEMENTE POLÍTICA, ECONÔMICA, SOCIAL OU FISCAL? QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO BRASILEIRO? UMA PEQUENA ENQUETE PARE, PENSE E REFLITA! O BRASILEIRO É UM POVO ÉTICO OU SOMOS UMA SOCIEDADE PERMISSIVA? SÍNDROME DE MAGDA: TUDO EU... TUDO EU...

PARE, PENSE, REFLITA! NA SUA OPINIÃO, QUAIS OS GRANDES PROBLEMAS DO BRASIL? FOMEPOBREZAMISÉRIA DESIGUALDADES SOCIAIS E REGIONAIS FALTA DE ESCOLAFALTA DE EMPREGO FALTA DE SEGURANÇA, SAÚDE, HABITAÇÃO...É UMA FARTURA QUE FAZ DÓ! VOCÊ TEM CERTEZA?

PARE, PENSE, REFLITA! NA SUA OPINIÃO, QUAIS OS GRANDES PROBLEMAS DO BRASIL? A FOME, A POBREZA, A MISÉRIA, AS DESIGUALDADES SOCIAIS, O DESEMPREGO SÃO CAUSAS OU CONSEQUÊNCIAS DOS NOSSOS REAIS PROBLEMAS?...OU O NOSSO MAIOR PROBLEMA É A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES PARA A SUPERARAÇÃO DESSES E DE OUTROS TANTOS PROBLEMAS? MAS, A MANUTENÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES DEPENDEM DE RECURSOS PÚBLICOS......ENTÃO, O PROBLEMA É A FOME E A MISÉRIA OU A FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS? VOCÊ TEM CERTEZA?

PARE, PENSE, REFLITA! NA SUA OPINIÃO, QUAIS OS GRANDES PROBLEMAS DO BRASIL? UM PAÍS QUE PRATICA UMA CARGA FISCAL PRÓXIMA DE 40% DO PIB PODE ALEGAR SIMPLESMENTE FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS?

O que são? Para que servem? O que nós temos com isso? Tributos CFB – Art § 5º. A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

Ênfase no exercício pleno da cidadania; A busca permanente do controle social (participação do cidadão na gestão governamental); O tratamento das questões tributárias e de finanças públicas deve abranger os três níveis de governo - AÇÃO DE ESTADO; Caráter de permanência; Programa desvinculado de campanhas descontextualizadas; Parceria com a EDUCAÇÃO, com a observância de aspectos pedagógicos na inserção transversal dos conceitos; A qualidade dos serviços públicos como paradigma da Educação Fiscal. Diretrizes

Educação Fiscal na Escola 16 De onde vem o dinheiro público?  Taxas  Contribuições  Impostos

PRINCIPAIS COMP. IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES UNIÃOESTADOSMUNICÍPIOS IMPOSTOS Importação - II. Exportação – IE. Renda - IR. Prod. Ind. – IPI. Oper. Financ. – IOF. Territorial Rural – ITR. Grandes Fort. – IGF. CONTRIBUIÇÕES Previdenciária Cofins PIS/Pasep CSLL CIDE CPMF ICMS IPVA ITCD ISS IPTU ITBI Contribuição para Limpeza Urbana e Iluminação Pública

PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS ESTADOS – 21,5% IPI - FPE – 21,5% IR - FPE – 10% IPI, distribuídos em função da exportação. – 21,75% CIDE – destinada infraestrutura transporte MUNICÍPIOS – 22,5% IPI - FPM – 22,5% IR - FPM – 25% ICMS – 7,25% CIDE – destinada infraestrutura transporte – 50% ITR – 50% IPVA

PRINCIPAIS PROBLEMAS Carga tributária em patamar elevado - dificuldade de redução no curto prazo – impossibilidade de aumento de carga. Complexidade e ineficiência econômica do sistema tributário (especialmente o ICMS) – multiplicidade de tributos sobre o consumo Sistema ineficiente de distribuição das receitas.

Tributo Cidadania Solidariedade Particip ação

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL O QUE É O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL? QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL?

PNEF É UM PROGRAMA VOLTADO PARA A MUDANÇA DE VALORES NA SOCIEDADE E VISA A SENSIBILIZAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO CIDADÃO PARA AS QUESTÕES FISCAIS BRASILEIRAS, TANTO EM RELAÇAO ÀS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS, QUANTO AO CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS É UM PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL......PARA A OBRIGAÇÃO SOCIAL DA TRIBUTAÇÃO...PARA A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS PELO CIDADÃO... PARA A HARMONIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ESTADO-CIDADÃO É UM PROGRAMA VOLTADO PARA O DESPERTAR DA CIDADANIA FISCAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL: ALGUMAS REFLEXÕES: O GRANDE PROBLEMA FISCAL BRASILEIRO NÃO ESTÁ NA ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS, MAS NA EFICIENTE APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS O QUE DETERMINA O TAMAN HO DA CARGA FISCAL NÃO É A RECEITA, MAS A DESPE SA. (Citação atribuída a Everardo Maciel, então Secretário da Receita Federal) OS RECURSOS SERÃO SEMPRE LIMITADOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS! É PRECISO GASTAR MENOS E MELHOR! O PNEF É UM PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA CIDADANIA FISCAL!

PNEF É UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA A TRIBUTAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE CIDADANIA O CONTROLE SOCIAL COMO UM DIREITO DO CIDADÃO TEMÁTICAS

É UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA TEMÁTICAS A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO ESTADO O APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES GOVERNO-ESTADO-CIDADÃO

Educação Fiscal na Escola 26 Como deve ser gasto esse dinheiro?  Responsabilidade do governo constituído e da sociedade.

Educação Fiscal na Escola 27 Quem deve fiscalizar a utilização desse dinheiro?  Representantes do povo  Sociedade civil

Educação Fiscal na Escola Como seduzir os professores para discutir um tema tão árido? Refletir sobre: A construção de cidadãos conscientes. a responsabilidade de ser modelo. A perspectiva de mudança que tanto esperamos 28

Nossa convicção... informação conhecimento mudanças É a de que a informação esclarece e fortalece o cidadão, se transforma em conhecimento e viabiliza as mudanças de que necessita a Sociedade.

Educação Fiscal na Escola Refletir sobre:  A interação entre professor e aluno  Despertar o novo  Viver plenamente a cidadania 30

Educação Fiscal na Escola Despertar no aluno: Idealismo por um mundo melhor Crença em poder construí-lo. Viver eticamente 31

Educação Fiscal na Escola 32 Desafio Desafio FORMAR PESSOAS COM A CAPACIDADE DE ENTENDER E INTERVIR NO MUNDO EM QUE VIVEM FORMAR PESSOAS COM A CAPACIDADE DE ENTENDER E INTERVIR NO MUNDO EM QUE VIVEM

Do que adiantam? placas, bulas, instruções... Do que adiantam? as letras das canções... Do que adiantam? gestos educados, convenções... Do que adiantam? emendas, constituições, se o teto da escola caiu, se a parede da escola sumiu (Da canção Mobral, autoria de Herbet Viana)

“Se é verdade que a educação não pode fazer sozinha a transformação social, também é verdade que essa transformação não se efetivará nem se consolidará sem a educação” (Moacir Gadotti, educador brasileiro, então presidente do Instituto Paulo Freire)

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em buscar novas paisagens, mas novos olhos” (Marcel Proust, filósofo e pensador francês).

“Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.” Gandhi 36

Perseveremos! OBRIGADO PELA ATENÇÃO.