Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
sociedade capitalista.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
A Metodologia de Estudo do Meio no Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Ferretti (MEN/CED UFSC)
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÕES AMBIENTAIS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EA é Educação e a introdução do termo ambiental propõe o resgate do que parecia esquecido.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO
Individualismo e Coletividade
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Teoria da Burocracia.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

Aula 4: Escola e Trabalho

 Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições voltadas aos interesses capitalistas  Quadros intermediários, burocracia

Dúvidas?

Relação límpida e direta?

Relação límpida e direta?

Relação límpida e direta?

educação economia Relação límpida e direta?

A educação precisa ser pensada no campo politico ideológico – campo de poder e tensão EDUCAÇÃO cidadania construção de uma sociedade mais igualitária

Crítica a teoria do Capital Humano  correlação instrução e renda – nem sempre  Formação de quadros para empresa – nem sempre  Desenvolvimento econômico não garantido pela ampliação de escolaridade.

Pensamento de Marx – retomando algumas ideias

Produção artesanal produção fabril Alienação – Capital se apropria do processo de trabalho e o operário passa a trabalhar para o capitalista em lugar de fazê-lo para si (p.64)

Mais valia – Divisão do trabalho da continuidade ao processo produtivo. Mesmo número de trabalhadores produz mais em uma mesma jornada Aumenta-se o trabalho excedente

Ideologia – Produção de uma forma de pensar (ideológica) que gera a ilusão social:  Crença das classes sociais que as condições que vivem são naturais, corretas e justas  Não há espaço para mudanças ou transformações

Marx e a educação (duplo sentido)  Educação como processo de adaptação às relações existentes que asseguram aos filhos das classes dominantes os seus privilégios e adapta os filhos das classes oprimidas à sua condição.  Como arma na luta contra a opressão

Valorização da educação propedêutica Processo de profissionalização do ensino médio

Da para generalizar o modelo?

Processos de super-educação e ausência de inserção no mercado Criam-se modelos de educação voltados aos interesses capitalistas SENAI – SENAC

Desenvolvimento tecnológico Ampliam-se os quadros intermediários Esquemas burocratizados

O que é burocracia?

Max Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas. Concentrado a impessoalidade, a administração, as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia.

A escola forma (prepara) para a burocracia?

A escola para o modelo capitalista de organização de organização do trabalho se dá no próprio processo de produção Vantagens?

 Neste tipo de escola não há desperdício;  Nada que não seja prático é ensinado;  Aprende-se fazendo  Aprende-se apenas aquilo que serve à operação a ser executado;  Qualquer informação teórica ou tecnológica só será transmitida na estrita medida da necessidade prática;  É o processo de produção que disciplina o processo de aprendizagem (p. 95)

Dissocia a ideia da educação como preparatório para o trabalho Mais um complicador.

“ A quem pertence as bandeiras da educação universal, da melhoria da qualidade do ensino, da preservação da dignidade acadêmica, se a escola capitalista serve ao capitalismo (p.34)

Próxima aula – Filme e organização dos grupos de seminário