FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE – 2010

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Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE –

Companhia de Jesus Formação da elite local Viés doutrinário religioso

XVIII – Marques de Pombal /iluminismo Aulas régias 1889 – Instabilidade nos currículos 1901/1925 – Optativa/obrigatória 1964 Regime Militar/exclusão 1982 – Ensino profissionalizante/compleme ntar PCN – Tema transversal LDB 2008 – Obrigatoriedade.

Contexto do aluno Especificidades da filosofia Pluralidade: ética; política, cientifica, religiosa, estética;

Políticas educacionais Tradição escolar Mínimo de temas Finalidades pretendidas

Procedimentos de analise Reflexão e participação Processo de exercitação

Lustro erudito Encontro de verdades Instrumento ideológico Disciplinarizaçao Curiosidade Assuntos circunstanciais sem prévio planejamento imediato/achismo Tratamento acadêmico (avesso) Distanciamento entre teoria e experiência

Texto filosóficoCapacidades intelectuais Uso de: textos, exposições, problematizações, mediações, articular pratica e teoria Linguagem filosófica

Experiência do aluno sem cair no recurso das manifestações espontâneas Isolamento, doutrinação e “memorização”

Estrutura do discurso Confrontar posições, conceitos Uso de obras filosóficas e leitura filosófica Entrelaçar pontos de investigação Contextualizar Diálogo do texto com questões atuais Enfoque crítico

Ser Sentir Agir

“A gente muda o mundo na mudança da mente” mudança (Gabriel Pensador)

Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso alda.html sp?id=365