FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE –
Companhia de Jesus Formação da elite local Viés doutrinário religioso
XVIII – Marques de Pombal /iluminismo Aulas régias 1889 – Instabilidade nos currículos 1901/1925 – Optativa/obrigatória 1964 Regime Militar/exclusão 1982 – Ensino profissionalizante/compleme ntar PCN – Tema transversal LDB 2008 – Obrigatoriedade.
Contexto do aluno Especificidades da filosofia Pluralidade: ética; política, cientifica, religiosa, estética;
Políticas educacionais Tradição escolar Mínimo de temas Finalidades pretendidas
Procedimentos de analise Reflexão e participação Processo de exercitação
Lustro erudito Encontro de verdades Instrumento ideológico Disciplinarizaçao Curiosidade Assuntos circunstanciais sem prévio planejamento imediato/achismo Tratamento acadêmico (avesso) Distanciamento entre teoria e experiência
Texto filosóficoCapacidades intelectuais Uso de: textos, exposições, problematizações, mediações, articular pratica e teoria Linguagem filosófica
Experiência do aluno sem cair no recurso das manifestações espontâneas Isolamento, doutrinação e “memorização”
Estrutura do discurso Confrontar posições, conceitos Uso de obras filosóficas e leitura filosófica Entrelaçar pontos de investigação Contextualizar Diálogo do texto com questões atuais Enfoque crítico
Ser Sentir Agir
“A gente muda o mundo na mudança da mente” mudança (Gabriel Pensador)
Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso alda.html sp?id=365