Avaliação em EaD: desafios e possibilidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Programação Formação Continuada 2016
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Grupos isolados que pesquisam EaD
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Preparação Pedagógica para alunos de pós-graduação em Engenharia
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Discente Pedagogia - Licenciatura
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
RESULTADOS E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
O controle do ensino em suas mãos
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Avaliação em EaD: desafios e possibilidades Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

Objetivos Conhecer a avaliação da aprendizagem na educação como elemento importante na construção do conhecimento Entender a avaliação no contexto do ensino a distância no IFCE

Tópicos Avaliação da aprendizagem a distância Modelo de avaliação do IFCE

Avaliação da aprendizagem a distância Homem primitivo Chineses 360 A.C. Grécia Antiga Idade média Século XVIII Século XIX Século XX

O que é Avaliação? Caldeira (2000) Luckesi (2005)

Avaliar no Contexto da EaD Decreto 5.622/05 - A nota dos exames presenciais devem prevalecer sobre a nota das atividades realizadas a distância Os AVA’s foram desenvolvidos para facilitar o processo de avaliação Estes fornecem ao professor dados quantitativos e qualitativos do progresso do aluno

Modelo de avaliação do IFCE 40% das atividades postadas no ambiente virtual e 60% das atividades de avaliação presencial (atividades síncronas e assíncronas) Ferramenta de avaliação a distância - Learning Vectors (LV) (SALES, 2010)

Ícones LV Fonte: Sales (2010)

Fórum Aula 6 Após a leitura e compreensão da aula 06 do seu material disponibilizado no AVA, discuta com seus colegas sobre a colocação de Luckesi (2005, p. 150) sobre a avaliação como um instrumento de auxílio do processo de ensino x aprendizagem e não um elemento atribuidor de notas “(...) se a avaliação não for diagnóstica ela não terá como objetivos a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno e nem o auxiliando em seu crescimento.”

Referências Bibliográficas BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96. Disponível em: <http;//www.uab.capes.gov.br>. Acesso em: 19 jun 2008. CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Avaliação e processo de ensino/aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997. FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências. São Paulo: Annablume, 2007. JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2005.

Referências Bibliográficas SALES, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Avaliando e Formando. Disponível em <http://sistemas4.seplag.ce.gov.br/moodle/mod/resource/view.php?id=866>, acesso em: 3 jul 2013. SALES, G. L. Learning Vectors (LV): um modelo de avaliação da aprendizagem em EaD online aplicando métricas não-lineares. Tese Doutorado. Departamento de Engenharia de Teleinformática. Universidade Federal do Ceará. Nov. 2010. 239f. SORDI, Mara Regina L. de. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.