Avaliação em EaD: desafios e possibilidades Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin
Objetivos Conhecer a avaliação da aprendizagem na educação como elemento importante na construção do conhecimento Entender a avaliação no contexto do ensino a distância no IFCE
Tópicos Avaliação da aprendizagem a distância Modelo de avaliação do IFCE
Avaliação da aprendizagem a distância Homem primitivo Chineses 360 A.C. Grécia Antiga Idade média Século XVIII Século XIX Século XX
O que é Avaliação? Caldeira (2000) Luckesi (2005)
Avaliar no Contexto da EaD Decreto 5.622/05 - A nota dos exames presenciais devem prevalecer sobre a nota das atividades realizadas a distância Os AVA’s foram desenvolvidos para facilitar o processo de avaliação Estes fornecem ao professor dados quantitativos e qualitativos do progresso do aluno
Modelo de avaliação do IFCE 40% das atividades postadas no ambiente virtual e 60% das atividades de avaliação presencial (atividades síncronas e assíncronas) Ferramenta de avaliação a distância - Learning Vectors (LV) (SALES, 2010)
Ícones LV Fonte: Sales (2010)
Fórum Aula 6 Após a leitura e compreensão da aula 06 do seu material disponibilizado no AVA, discuta com seus colegas sobre a colocação de Luckesi (2005, p. 150) sobre a avaliação como um instrumento de auxílio do processo de ensino x aprendizagem e não um elemento atribuidor de notas “(...) se a avaliação não for diagnóstica ela não terá como objetivos a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno e nem o auxiliando em seu crescimento.”
Referências Bibliográficas BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96. Disponível em: <http;//www.uab.capes.gov.br>. Acesso em: 19 jun 2008. CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Avaliação e processo de ensino/aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997. FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências. São Paulo: Annablume, 2007. JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2005.
Referências Bibliográficas SALES, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Avaliando e Formando. Disponível em <http://sistemas4.seplag.ce.gov.br/moodle/mod/resource/view.php?id=866>, acesso em: 3 jul 2013. SALES, G. L. Learning Vectors (LV): um modelo de avaliação da aprendizagem em EaD online aplicando métricas não-lineares. Tese Doutorado. Departamento de Engenharia de Teleinformática. Universidade Federal do Ceará. Nov. 2010. 239f. SORDI, Mara Regina L. de. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.