CIRCUITOS DE PRIMEIRA ORDEM 16/08/14 Elétrica – Turma 1 08:00 às 09:40h SALA 12.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eletricidade A - ENG04474 AULA VIII.
Advertisements

Sinais e Sistemas – Capítulo 2
Princípios de Controle
INTRODUÇÃO AS EQUAÇÕES INTEGRO-DIFERENCIAIS
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Definições básicas
RESISTOR , CAPACITOR e INDUTOR EM CA
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Diodos – Parte III Retificadores
Sinais e Sistemas Capítulo 1.
Circuitos com excitação Senoidal
Sistemas lineares Aula 1 - Sinais.
Elementos armazenadores de Energia
Laboratório: Espaço de Estados
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Eletromagnetismo – Aula 7
Elementos básicos e Fasores
7/1/2016Prof. RCBetini1 Princípios de Controle Aula 8 de Laboratório Aplicação da Transformada de Lapace a Circuitos Elétricos.
Exercícios sobre capacitores,
Apresentação Institucional Linha do tempo História A Onix Distribuidora é uma empresa do Grupo Romagnole que comercializa produtos para distribuição.
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Conforme Lei Nº de 22 de dezembro de 1977 e redação dada pela Portaria nº 598 de 07 de dezembro de Certificamos que o funcionário Renato Luiz.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
IT-16 Plano de Emergência
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Linearização de Sistemas e Transformada de Laplace.
Segurança de Aplicações O que é segurança? Estamos seguros?
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Cristiano Quevedo Andrea
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Porto Alegre, 20 de Outubro de 2008 Assembléia Legislativa. Henrique Osório Dornelles. Representante da FARSUL no Conselho de Consumidores da AES SUL Vice-presidente.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 4 – Ampop
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
LISTA DE TEMAS DE PESQUISA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I Analise técnico-econômica comparativa das novas tecnologias de dispositivos de iluminação.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
NÚMEROS COMPLEXO S Profª Juliana Schivani
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
1 ESQUEMA ELÉTRICO. 2 ESQUEMA ELETRÔNICO 3 QUALIDADE 1 – Cr í tica do item 3. Descri ç ão do Manual T é cnico: 1.1 – No item 3.1.1, esta descri ç ão.
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
Disciplina: Circuitos Digitais
Joao Marcelo de Oliveira Gestor de Projetos – Segmento Cartórios Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão Ambiental Engenharia.
Fundamentos da Administração
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
ELETRORRESISTIVIDADE CARGAS ELÉTRICAS MODELAGEM TRIDIMENSIONAL Autor Sergio Cavalcante Guerreiro.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 2 04/11/2010.
CIRCUITOS COM FORMAS DE ONDA PERIÓDICAS NÃO SENOIDAIS
1 UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba Curso de Engenharia Elétrica Apresentação à Banca TCC – 2014/2 TEMA: Gestão da qualidade total: Manutenção Elétrica.
Física F III - Unidade I 2 Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser aprendido Física F III Conteúdo a ser ensinado Física F III.
Compatibilidade Eletromagnética
Circuitos Elétricos 2 Homepage:
Circuitos de Primeira Ordem
Resposta de circuitos RC e RL
Elementos armazenadores de Energia
Sebastião Samissone Timba
Resposta em frequência e circuitos de seleção de frequências.
Transcrição da apresentação:

CIRCUITOS DE PRIMEIRA ORDEM 16/08/14 Elétrica – Turma 1 08:00 às 09:40h SALA 12

FORMAÇÃO Técnico em Eletrotécnica Engenheiro Industrial Eletricista Pós graduado Engenharia de Manutenção MBA Gestão da Manutenção, Produção e Negócios Pós graduado Engenharia de Segurança do Trabalho Prof. Sílvio Magalhães de Carvalho

OBJETIVOS: Ao término dos estudos propostos, esperamos que você esteja apto a: Identificar e classificar os tipos de circuitos de primeira ordem; Demonstrar o equacionamento utilizado para encontrar as equações de resposta; Calcular a resposta do circuito a cada tipo diferente de sinal de entrada; Esboçar o sinal de resposta de cada circuito; Examinar e interpretar as respostas dos circuitos de primeira ordem.

INTRODUÇÃO: A maioria dos circuitos na prática é composto por elementos resistivos, indutivos ou capacitivos. É importante compreender tais circuitos e comportamentos para podermos avaliar suas influências nas redes de alimentação. A análise de circuitos com mais de um elemento se dará por derivadas e integrais. Os circuitos compostos por um elemento resistivo e outro armazenador de energia (indutor ou capacitor) são chamados de circuitos de primeira ordem, pois utiliza equações diferenciais de primeira ordem para suas soluções.

ANÁLISE DE CIRCUITOS RC E RL: RESPOSTA À ENTRADA NULA OU EXCITAÇÃO ZERO: Relacionada à descarga de capacitores e indutores RESPOSTA AO ESTADO ZERO: Relacionada à carga de capacitores e indutores

ANÁLISE DE CIRCUITOS RC E RL: ANÁLISE TRANSITÓRIA: Quanto menor o valor de τ, mais rápida será a resposta do circuito, ou seja, menor será o período transitório. PREMISSAS IMPORTANTES NAS ANÁLISES DE CIRCUITOS: Um capacitor em regime permanente é um circuito aberto (Ic=0 e Vc>0); Um indutor em regime permanente é um curto circuito (Vl=0 e IL>0);

CARGA DE UM CAPACITOR

Carga de um indutor

carga descarga

ANÁLISE DE CIRCUITOS RC – RESPOSTA NATURAL (Resposta de um circuito RC a excitação zero) (DESCARGA DO CAPACITOR) Neste caso, temos a descarga do capacitor ao longo do tempo Comportamento da tensão no capacitor

ANÁLISE DE CIRCUITOS RL – RESPOSTA NATURAL (Resposta de um circuito RL à excitação zero) (DESCARGA DO INDUTOR) Neste caso, temos a descarga do indutor ao longo do tempo Comportamento da corrente no resistor

FUNÇÃO DEGRAU UNITÁRIO

RESPOSTA COMPLETA DE UM CIRCUITO RC ou RL É a soma da resposta transitória e a resposta do circuito em regime permanente. RESPOSTA COMPLETA = RESPOSTA NATURAL + RESPOSTA REGIME PERMANENTE

RESPOSTA COMPLETA EM UM CIRCUITO RC

RESPOSTA COMPLETA EM UM CIRCUITO RL

Degrau Unitário Impulso Unitário FUNÇÃO DEGRAU E FUNÇÃO IMPULSO UNITÁRIO Resposta = s(t) Resposta = h(t) A resposta ao impulso unitário é a derivada da resposta ao degrau unitário

Aplicou-se a LKC no nó (a) Nó (a) Resp. completa = resp. natural + resp. regime permanente Tensão no capacitor A resposta ao impulso é a derivada da resposta à função degrau Ic + Ir = I IrIc

Resposta ao degrau e ao impulso no circuito RL (Aplicou-se a LKT) (Resp. completa = resp. natural + resp. regime permanente.) A resposta ao impulso é a derivada da resposta à função degrau Corrente no indutor i

OBRIGADO!!!