Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla

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Transcrição da apresentação:

Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla

Mire,veja: o mais importante e bonito do mundo é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas... Mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. (Guimarães Rosa)

Alguns pontos para Reflexão:  O que significa avaliar?  Para que e por que avaliamos?  Como enfrentar as práticas de avaliação?

Avaliar significa... A + valere = dar valor/legitimar Verum + facere = fazer a verdade (testar/medir)  Lugar dos Conflitos

Avaliar é... Coletar um conjunto de informações: pertinentes -válidas - confiáveis  Examinar o grau de adequação  Informações - - Critérios - - Objetivos  Tomar uma decisão  juízo valorativo

Formas diferentes de Avaliação 1. Avaliação dos Sistemas de Ensino  Objetivo  fazer um diagnóstico mais amplo   Política Gestão Pesquisa Educacional do Sistema/Escolas Avaliação Institucional

2. Avaliação da Aprendizagem Realizada pelos Professores   Funções Objetivos Projeto Pedagógico Sociais do Ensino  da - Currículo Escola - Metodologias

Fundamentos Teóricos e a Postura do Educador  Qual a sua visão de mundo? Avaliação Formativa Avaliação Diagnóstica Avaliação Somativa  Conscientizadora

O que significa, enfim, avaliar? Medida Gestão Problemática do Sentido Medida  produtos Gestão  procedimentos Problemática do Sentido  processos

A avaliação como Medida Causas/ Efeitos Avaliação = Estudo dos Efeitos/Produtos Avaliação Quantificadora  Controle  Verificação Instrumentos de Medição

AVALIAÇÃO COMO GESTÃO Avaliação pelos Objetivos  Avaliação Pedagógica Avaliação Operacional  Procedimentos Avaliação Formativa Avaliação Participativa

Avaliação  Projetos Avaliação  Aprendizagem Articulação entre as diversas dimensões Avaliação Diagnóstica Avaliação Somatória  Conscientização Avaliação Complexa Avaliação Formativa Avaliação como problemática do Sentido

Para que avaliar? Ressignificar  Visão de Homem – Educação – Formação – Ato educativo  T r a b a l h o d o Docente/A l u n o    Conhecimentos Habilidades Atitudes/ Valores

Por que avaliar? Melhorar as decisões  Aprendizagem Informar  Progressão Conceder  Certificações Melhorar  Qualidade de Ensino

Como enfrentar as práticas de avaliação?  Analisar Objetivos  Formular os Valores em jogo (diagnóstica- formativa-somatória)  Definir Critérios (medida-gestão-sentido)  Escolhas - Criatividade - Meios - Ações

Instrumentos para a Avaliação Observação - Registro - Reflexão    Registro do Portfólio Cotidiano Avaliação processual  Organização participativa da Prática reflexiva compartilhada Auto-avaliação

Como dar sentido à avaliação na Escola de hoje? Pensar em uma avaliação que permita: Interlocução dialógica Aprendizagem inclusiva    Ser Conhecimento Gestão Democracia humano participativa e Acesso

Dentre todas as tarefas, a principal é estarmos sempre disponíveis para o aprender e desatar os “nós” desta aprendizagem. E esta é uma ação, como diria Guimarães Rosa, que “não está na saída nem na chegada: se dispõe para a gente no meio da travessia”.