Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
Mire,veja: o mais importante e bonito do mundo é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas... Mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. (Guimarães Rosa)
Alguns pontos para Reflexão: O que significa avaliar? Para que e por que avaliamos? Como enfrentar as práticas de avaliação?
Avaliar significa... A + valere = dar valor/legitimar Verum + facere = fazer a verdade (testar/medir) Lugar dos Conflitos
Avaliar é... Coletar um conjunto de informações: pertinentes -válidas - confiáveis Examinar o grau de adequação Informações - - Critérios - - Objetivos Tomar uma decisão juízo valorativo
Formas diferentes de Avaliação 1. Avaliação dos Sistemas de Ensino Objetivo fazer um diagnóstico mais amplo Política Gestão Pesquisa Educacional do Sistema/Escolas Avaliação Institucional
2. Avaliação da Aprendizagem Realizada pelos Professores Funções Objetivos Projeto Pedagógico Sociais do Ensino da - Currículo Escola - Metodologias
Fundamentos Teóricos e a Postura do Educador Qual a sua visão de mundo? Avaliação Formativa Avaliação Diagnóstica Avaliação Somativa Conscientizadora
O que significa, enfim, avaliar? Medida Gestão Problemática do Sentido Medida produtos Gestão procedimentos Problemática do Sentido processos
A avaliação como Medida Causas/ Efeitos Avaliação = Estudo dos Efeitos/Produtos Avaliação Quantificadora Controle Verificação Instrumentos de Medição
AVALIAÇÃO COMO GESTÃO Avaliação pelos Objetivos Avaliação Pedagógica Avaliação Operacional Procedimentos Avaliação Formativa Avaliação Participativa
Avaliação Projetos Avaliação Aprendizagem Articulação entre as diversas dimensões Avaliação Diagnóstica Avaliação Somatória Conscientização Avaliação Complexa Avaliação Formativa Avaliação como problemática do Sentido
Para que avaliar? Ressignificar Visão de Homem – Educação – Formação – Ato educativo T r a b a l h o d o Docente/A l u n o Conhecimentos Habilidades Atitudes/ Valores
Por que avaliar? Melhorar as decisões Aprendizagem Informar Progressão Conceder Certificações Melhorar Qualidade de Ensino
Como enfrentar as práticas de avaliação? Analisar Objetivos Formular os Valores em jogo (diagnóstica- formativa-somatória) Definir Critérios (medida-gestão-sentido) Escolhas - Criatividade - Meios - Ações
Instrumentos para a Avaliação Observação - Registro - Reflexão Registro do Portfólio Cotidiano Avaliação processual Organização participativa da Prática reflexiva compartilhada Auto-avaliação
Como dar sentido à avaliação na Escola de hoje? Pensar em uma avaliação que permita: Interlocução dialógica Aprendizagem inclusiva Ser Conhecimento Gestão Democracia humano participativa e Acesso
Dentre todas as tarefas, a principal é estarmos sempre disponíveis para o aprender e desatar os “nós” desta aprendizagem. E esta é uma ação, como diria Guimarães Rosa, que “não está na saída nem na chegada: se dispõe para a gente no meio da travessia”.