Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Projeto: GESTÃO DE METAS E INDICADORES Cenários Há oportunidades de melhoria quanto ao:. credibilidade dos indicadores. análise crítica dos indicadores.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Trabalho Prático 1. Consolidação do conceito de impacto ambiental 1.Leia o artigo abaixo, publicado no jornal Folha de São Paulo de 24 de junho de 2005.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Aprendizagem da Escrita
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Ensino Médio. Problematização para compor parte de uma aula no laboratório de informática Elabore o gráfico da função quadrática considerada.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio

Atividade prática: análise de resultados Prova Brasil do seu município Proposta: organize a equipe do seu departamento e com base nos resultados do IDEB e da Prova Brasil do seu município faça uma análise respondendo as seguintes questões. Faça o registro da análise da sua equipe no PPT seguinte. Análise 1 – Resultados da Rede Que conclusões a equipe pode fazer em relação ao IDEB do município? Análise 2 – Proficiência no 5º ano e 9º ano Que conclusões a sua equipe pode fazer em relação ao nível de aprendizagem dos alunos em LP e MAT? Que conclusões a sua equipe pode fazer entre os anos iniciais e finais? Análise 3 – Resultados das escolas da rede Que conclusões a equipe pode fazer em relação a proficiência em LP e MAT entre as escolas?

Registro Análise 1 – Resultados da Rede Concluimos que nosso município está acima da meta estipulada pelo IDEB. E mesmo estando acima da meta projetada, temos consciência da necessidade de avançar no nível de proficiência, tanto em MAT. Como em LP.

Registro Análise 2 – Proficiência no 5º ano e 9º ano Verificamos que houve uma diferença um pouco significativa em relação aos resultados, pois em LP os alunos obtiveram notas inferiores às de Mat. Quanto aos anos finais, ele pertence a Rede Estadual, mas podemos dizer que há muito à avançar na busca de uma Educação de Qualidade.

Registro Análise 3 – Resultados das escolas da rede Verificamos que nas duas escolas os alunos apresentaram uma maior habilidade em MAT em relação a LP, Alfabeização e Letramento, uso e função social da língua ainda são os grandes desafios da Educação. Sendo que na escola “Prefeito Zoroastro Alves” a proficiência tanto em LP como em MAT apresenta-se em melhor nível.

Agora chegou a hora de planejar! No PPT seguinte, você e sua equipe encontrarão um plano de ação de curto prazo. Com base nas análises dos resultados do IDEB e da Prova Brasil do seu município, discuta com sua equipe quais ações para melhorar as condições de ensino para a aprendizagem dos alunos podem ser planejadas e colocadas em prática nos próximos três meses (abril, maio e junho). Vale ressaltar que precisam ser ações possíveis de serem efetivadas na rede por vocês, pois voltaremos a elas na próxima discussão.

Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: Período de realização das ações: MAIO/JUNHO/JULHO 2016 Metas de curto prazo: 1. Identificar quais as necessidades dos alunos. 2. Elaborar estratégias para suprir as proficiências elencadas. 3. Acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Conscientizar e formar os professores. Realizar reunião onde os índices serão apontados e analisados por todos. Os dados indicadores. Lousa digital, flip chart Equipes Gestores Professores, Diretores, Assessores e Conselho de Escola. Uma semana Que haja uma mobilização e corresponsabilida de de todos os envolvidos. 2. Seleção dos Descritores. Elaborar sequências didáticas com base nos descritores selecionados em LP e Mat, Gêneros Textuais diversos. Problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação. Professores e Assessores Equipe Gestora, Professores e Alunos Maio/ Junho/ Julho Que os alunos alcancem a proficiência necessária para a quisição desses Descritores. 3. Acompanhar as atividades Acompanhar a elaboração e realização as atividades. Sugestões de leitura, vídeos e textos. Assessores e professores. Equipe Gestores, professores e Conselho de Escola. Maio/ Junho/ Julho Que as atividades sejam realizadas.