1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.

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Transcrição da apresentação:

1 Prof º Marcello Utiyama

2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES

3 TERCEIRIZAÇÃO “Tudo que não é vocação de uma empresa deve ser entregue para especialistas”. Jerônimo Leiria

4 TERCEIRIZAÇÃO RAZÕES ESTRATÉGICAS: 1.Melhorar o foco do negócio 2.Obter acesso a capacidades de nível mundial 3.Compartilhar os riscos 4.Liberar recursos para outras finalidades

5 TERCEIRIZAÇÃO RAZÕES TÁTICAS: 1.Reduzir ou controlar os custos de operação 2.Gerar introdução de capital 3.Compensar falta de recursos internos 4.Melhorar a gestão de funções difíceis ou fora de controle

6 TERCEIRIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO PELA QUALIDADE / PRODUTIVIDADE REDUÇÃO DE CUSTOS TRANSPARÊNCIA DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DE POLÍTICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA TERCEIROS COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE, COM CONDIÇÕES DE TRABALHO E EMPREGOS PRECÁRIAS

7 TERCEIRIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES:  Pode ser uma forma de combate às organizações sindicais  Foco apenas na redução de custo  Terceirização em cascata

8 QUARTEIRIZAÇÃO “Uma ou mais empresas são formadas ou contratadas com a única função de administrar os contratos com as terceiras, ou seja, da gestão da terceirização” PREOCUPA-SE EM ADMINISTRAR A RELAÇÃO DE PARCERIA E NÃO APENAS O CONTRATO DE TERCEIRIZAÇÃO

9 QUARTEIRIZAÇÃO VANTAGENS:  Eliminação de estruturas internas p/ administrar os terceiros  Profissionalização da gestão dos contratos com terceiros  Manutenção da garantia jurídica da relação  Melhoria contínua

10 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES PPCPCOMPRAS - O QUE comprar - QUANDO comprar - QUANTO comprar - COMO comprar - ONDE comprar

11 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000

12 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

13 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES PARCERIA, pode ser definida como “um relacionamento comercial sob medida, com base em confiança mútua, abertura, riscos e recompensas compartilhados, que proporciona vantagem competitiva estratégica, resultando em um desempenho melhor do que seria possível individualmente”. Vantine e Associados

14 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000

15 ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS Não se pode tratar todos os fornecedores de forma indiscriminada Relacionamentos apropriados a cada grupo de fornecedores

16 ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS OBJETIVOS CHAVE:  Integração com fornecedores  Efetividade organizacional (competências)  Benchmark das melhores práticas  Gerenciamento da cadeia de suprimentos  Global Sourcing

17 MATRIZ DE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA E CRITICIDADE Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000

18 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Qualidade do produto Prazo de entrega Quantidade Preço Serviço Comunicação Outros (divergências de embarque, nota fiscal, etc)

19 CONSIDERAÇÕES Parceria envolve comprometimento e risco Mente preparada Objetivo bem definido Planejamento