Jane Teresinha Domingues Cotrin UFMT/ ´2016 Diferenças e inclusão na universidade: impactos para professores e alunos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
Advertisements

Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Mesa: Olhares institucionais para a formação docente Cleverson Pereira de Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA ESCOLA NORMAL SUPERIOR CURSO PEDAGOGIA METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EQUIPE: Antonia Luzirene Lima Sousa.
Paradigma da Inclusão Reconhece a igualdade –Dignidade Humana –Direitos Humanos Respeita a diferença –Equiparação de oportunidades –Acessibilidade.
2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Clique aqui e saiba mais
Educação para transformação social
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
TITULO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS MINEIROS
Especialista em Direito Educacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Total de Escolas: escolas
Direito da Infância e da Adolescência
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
O impacto da tics na educação: Professor x educando
Política e Gestão em EAD
O ensino de História: teoria e prática
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Especialização em Docência do Ensino Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
TITULO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS MINEIROS
OS DESAFIOS DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FRENTE A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO Gustavo de Almeida Santos¹; Aline.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
A formação do professor na UFMS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Ministério da Educação / República de Angola
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
III Encontro Internacional em Educação Agrícola Orientar e acompanhar a implantação de uma feira livre no distrito rural de Pirituba – Vitória de Santo.
II Mostra: Inclusão em foco dia 21 de setembro no Bloco G da UNIDAVI.
A BNCC e a Saúde.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Jane Teresinha Domingues Cotrin UFMT/ ´2016 Diferenças e inclusão na universidade: impactos para professores e alunos

O que é educação inclusiva? Educação de qualidade PARA TODOS independente do sexo, etnia, condição social, condição física etc A educação inclusiva pressupõe uma escola que funcione a partir do grupo e para o grupo. Educação para todos  educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e transversal à todos eles a educação especial

O que nos apoia: Constituição Federal de 1988Constituição Federal de 1988 Declaração de Jomtien, 1990Declaração de Jomtien, 1990 Declaração de Salamanca, 1994Declaração de Salamanca, 1994

Nossos problemas Escola que exclui (concepções e estrutura).Escola que exclui (concepções e estrutura). A questão das diferenças.A questão das diferenças. As armadilhas de acreditarmos somente nas diferenças.As armadilhas de acreditarmos somente nas diferenças. “Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.” (Boaventura de Souza Santos)

A educação inclusiva propõe uma nova história e isso exige que repensemos o que sabemos e como fazemos. (porque nada está pronto...)

Sobre isso, vejamos a história de Paulo

Diagnóstico;Diagnóstico; Problemas para iniciais para entrar;Problemas para iniciais para entrar; O tempo para resolvermos problemas.O tempo para resolvermos problemas. (continua os problemas iniciais para entrar...)

Quem ajuda neste processo? O próprio aluno;O próprio aluno; Os outros alunos e alunas;Os outros alunos e alunas; Os professores e professoras;Os professores e professoras; A UFMT (PRAE e outros parceiros)A UFMT (PRAE e outros parceiros)

Novos problemas Para permanência:Para permanência: -Como ficar em sala de aula; -Como acompanhar as disciplinas; -Como organizar o material; -Como realizar as provas; -Como participar de aulas de laboratório; -Como participar de aulas com manipulação de objetos.

Novas soluções Dos alunos e alunas do curso;Dos alunos e alunas do curso; Da família;Da família; Dos professores e gestores do curso.Dos professores e gestores do curso.

Finalizando Para Bleger, “ A saúde de uma instituição não está na ausência de problemas, mas na maneira como o grupo se articular para resolvê-los.”

Obrigada!

Referências AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa(org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summuns, 1998, p COTRIN, J.T.D. Psicologia e Educação Especial: perspectivas históricas e políticas. Cuiabá: EDUFMT, MANTOAN, M. T. E.(org) O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis (RJ): Vozes, CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo(a) na Educação Básica. Disponível em: content/uploads/2013/04/MIOLO_EDUCACAO.pdf