EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A RODA DE CONVERSA : uma prática social que pode e deve ser vivenciada pelas crianças na Educação Infantil uma prática social.

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EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A RODA DE CONVERSA : uma prática social que pode e deve ser vivenciada pelas crianças na Educação Infantil uma prática social que pode e deve ser vivenciada pelas crianças na Educação Infantil

1. O QUE É A RODA DE CONVERSA? É uma situação de comunicação vivenciada num coletivo e, portanto, precisa preservar uma real interlocução entre as crianças; Na roda, o que roda é a conversa e se ela não for valorizada por um planejamento cuidadoso, pode acabar ficando sem sentido, monótona, vazia, sem graça...; Não de pode confundir a roda de conversa com o momento destinado ao desenvolvimento de várias atividades, como marcar o calendário, conferir a lista de presença, verificar os aniversariantes do dia, observar como está o tempo, cantar algumas músicas; O principal objetivo da roda de conversa é a conversa propriamente dita ou bate-papo, como se costuma dizer.

2. POR QUE A RODA DE CONVERSA É UMA ATIVIDADE IMPORTANTE NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?  Porque pode se configurar em um espaço de partilha e confronto de idéias, possibilitando ao grupo como um todo e a cada criança em particular, um maior conhecimento de si e do mundo;  Pelas possibilidades que proporciona em termos do exercício da responsabilidade individual e coletiva, do estabelecimento de metas e normas, da administração de problemas e desentendimentos, da tomada de decisões coletivamente e da prática da democracia;  Além disso, há o objetivo moral de promover a descentração das crianças de um único ponto de vista para a consideração e tentativa de coordenar múltiplas perspectivas, o que é importante em uma comunidade na qual as pessoas preocupam-se umas com as outras.

3. QUANDO E COMO REALIZAR A RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS?  A roda de conversa deve ser uma atividade diária e pode acontecer em diferentes situações, como por exemplo, após a contação de histórias, durante o lanche, quando situações surgem e precisam ser resolvidas, conflitos precisam ser geridos, decisões precisam ser tomadas ou idéias mais complexas precisam ser discutidas;  Na maioria das vezes a roda é realizada na sala, mas pode acontecer no pátio,no parque, embaixo de uma árvore ou qualquer outro local que acomode bem as crianças;

3. QUANDO E COMO REALIZAR A RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS? (Cont.)  Geralmente a roda é formada com as crianças sentadas no chão, mas pode acontecer em almofadas, cadeiras, bancos etc. e a menos que a professora esteja fisicamente impossibilitada, ela deve sentar-se junto das crianças indicando concretamente que faz parte do grupo;  A duração da roda vai depender do interesse e da capacidade de concentração das crianças;  As crianças devem ter a liberdade de escolher em que lugar da roda preferem sentar e a posição que desejam manter.

4. QUE TEMAS QUE PODEM SER TRATADOS EM UMA RODA DE CONVERSA?  Informar e trocar ideias sobre diversos assuntos, como: notícias de jornal, acontecimentos na instituição, no bairro e na rua;  Sugerir, indicar, comentar programas culturais e de lazer (filmes que estão em cartaz no cinema, um programa de televisão atrativo, um bom livro para se levar para casa, uma brincadeira de rua interessante etc.). Essa pode ser uma roda de fim de semana;  Falar sobre o que aprenderam nos projetos desenvolvidos na instituição;  Discutir os procedimentos e resultados de uma produção individual ou coletiva;  Apreciar e comentar sobre alguma obra de arte trabalhada em sala;  Discutir e organizar atividades;

5. PARTICIPANDO DE RODAS DE CONVERSA SIGNIFICATIVAS, AS CRIANÇAS PODEM APRENDER A:  tomar decisões;  escutar e valorizar a opinião das outras pessoas;  argumentar a respeito de um assunto;  respeitar o outro;  trocar opiniões;  negociar problemas;  relatar episódios cotidianos e explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais;

5. PARTICIPANDO DE RODAS DE CONVERSA SIGNIFICATIVAS, AS CRIANÇAS PODEM APRENDER A (Cont.):  emitir opiniões pessoais sobre um determinado assunto;  imaginar soluções para uma questão levantada e comunicá- las ao grupo;  cooperar mutuamente enquanto trabalham juntas;  resolver conflitos de forma harmônica;  coordenar múltiplas perspectivas etc.

6. PARA OFERECER ÀS CRIANÇAS CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO DESSAS APRENDIZAGENS, A PROFESSORA PODE:  coordenar a conversa sem, no entanto, sobrepor suas ideias às do grupo;  puxar conversas interessantes, curiosas, que instiguem nas crianças vontade de saber, perguntar, falar etc.;  lançar novos assuntos para discutir;  garantir que todas as crianças coloquem suas opiniões;  ajudar as crianças a desenvolverem seus pensamentos;  estimular a fala das crianças mais tímidas;

6. PARA OFERECER ÀS CRIANÇAS CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO DESSAS APRENDIZAGENS, A PROFESSORA PODE:  criar situações desafiadoras para as crianças pensarem;  escutar e acolher a opinião de todas as crianças tentando encontrar pontos convergentes e divergentes entre elas;  problematizar as ideias trazidas pelas crianças para instigar o seu raciocínio;  registrar algumas conversas para retomá-las posteriormente;  evitar falas estereotipadas, os revezamentos e o coro etc.

7. É IMPORTANTE LEMBRAR...  As interações e as brincadeiras devem ser o centro do planejamento. Logo, para instigar o lúdico no momento da roda, a professora pode: - propor brincadeiras para a organização das rodas (utilizar fantoches para chamar a atenção das crianças para organizar a roda, arrumar o material em determinado local de forma que as crianças se aproximem até formar o círculo etc.); - utilizar o momento para o grupo tomar decisões sobre o quê e onde brincar; - escutar as crianças sobre suas brincadeiras preferidas etc.