Prof.ª: Sandra Lima. QUINO ➔ Pergunta: Cite três marcos do império romano. Resposta: Marco Antônio, Marco Aurélio e Marco Polo. ➔ Pergunta: Por que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Advertisements

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO Primavera do Leste.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
MATERIAL ESCOLAR.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Avaliação da aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Sistema de avaliação de ensino
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Unianhaguera Educacional
Paulo Vinícius Rampinelli
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES CONTEXTUALIZADAS NO FORMATO ENADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA Profa. Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque Junho/2017.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Programa Pró Escolas Formação
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Tema e problema de pesquisa
Especialização em Saúde da Família
Resultados dos alunos dos Programas Alfa e Beto vs. demais programas
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Curso de fisioterapia pós graduação
AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE DE TESTES RÁPIDOS (AEQ-TR)
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Metodologia do Ensino Superior
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
  O presente educacional e as reconfigurações do éthos docente: a governamentalidade como hipótese analítica Grupo 2 Yuri, André, Márcio, Carlos, Pedro,
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Escola Americana de Brasília
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Profa. Dra. Marta Scarpato
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
Metodologia SENAI de Educação Profissional
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Núcleo: Letras Português, Espanhol
diagnóstico do Padrão de ViageM dos alunos da ETEC de Assis
Competências Cognitivas:
Transcrição da apresentação:

Prof.ª: Sandra Lima

QUINO

➔ Pergunta: Cite três marcos do império romano. Resposta: Marco Antônio, Marco Aurélio e Marco Polo. ➔ Pergunta: Por que D. Pedro fez o Grito da Independência? Resposta: Porque não havia microfone. Atenção aos enunciados

Função da Escola FORMAR O CIDADÃO CRÍTICO E REFLEXIVO CAPAZ DE ATUAR FRENTE ÀS MÚLTIPLAS DEMANDAS DA SOCIEDADE AVALIAR

Avaliação Educacional Diagnóstica – Formativa – Somativa Interna Externa Larga Escala Pequena Escala Tipo Forma Abrangência

Direito a Aprender

Quais os objetivos do SPAECE? Produzir um diagnóstico do desempenho escolar dos alunos do sistema educacional do Ceará

Como é realizada a avaliação?

Como os itens são elaborados?

Processo inicial na elaboração de Itens

Exemplo de um item

Ninguém, na realidade, aprende a avaliar discutindo conceitos de avaliação. É preciso experimentar, tentar, criar estratégias, envolver a equipe, tendo como horizonte melhorar a qualidade da educação e diminuir índices negativos, sejam de desempenho, evasão ou repetência. Iza Locatelli