Jeferson Bugelli – Pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
ORIENTAÇÕES GERAIS.  Turma de Terça-feira a noite:  23/04 – ENTREGA DO ROTEIRO  30/04 – LIBERAÇÃO DA AULA PARA SAÍDA DE CAMPO  07/05 – TROCA DOS ROTEIROS.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Artigo Científico Dutra Nível Macro Introdução – Contexto (o que existe e sua importância) + Lacuna (o seu espaço ) + Objetivo (são as respostas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Professor (a) orientador
Currículo e planejamento
METODOLOGIA DE PESQUISA
Estrutura do Projeto de Pesquisa
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Ler e Escrever: Desafio de todos
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
DO ENSINO DA MATEMÁTICA Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ANO 2 UNIDADE 1.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
XVII Jornada Científica de Jornalismo
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
O que é Educação Ambiental?
Professor (a) orientador
Deslocamentos Fotográficos
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
Aprendizagens Contextualizadas no Território
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Prof. Elisson de Andrade
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
XV Jornada Científica de Jornalismo
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Jeferson Bugelli – Pedagógico

 Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e construção gradativa dos conceitos.  Preocupação com o letramento em todas as disciplinas.  Projetos que o professor pode desenvolver ao longo do ano letivo. EMAI

 Atividades lúdicas e atraentes.  Momento troca de ideias, ampliando seus horizontes  Variedade de gêneros textuais como: fábulas, contos e etc...  Desenvolvam a consciência crítica e a autonomia.

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 1°, 2°, 3°, 4° E 5° ANO

seções específicas

seções para coleção

DGT

ORALIDADE & DGT

 Anos iniciais construídos na perspectiva do PNAIC. A seção Vamos para o pátio provoca a socialização dos alunos por meio de atividades coletivas.  Coleção com grande quantidade de jogos para os alunos.

OUTRAS SEÇÕES CIÊNCIAS 2°, 3°, 4° E 5° ANO (Fevereiro e março de 2015)

Textos de gênero do discurso adequados à faixa etária

Oportunidades de trabalho com noções de matemática

Preocupação com a inclusão e a diversidade

Metodologia Espaço e Tempo concebidos “Cada lugar é, à sua maneira, o mundo” Milton Santos Espaço e Tempo vividos OUTRAS SEÇÕES GEOGRAFIA 2°, 3°, 4° E 5° ANO

Metodologia Roteiros: observar, descrever, coletar dados e informações, entrevistar, registrar, analisar, sintetizar (habilidades cognitivas, autonomia intelectual) Estudos de campo

Conceitos Estruturantes LugarPaisagem Território CulturaSociedadeTempoNaturezaPoder Espaço Geográfico

Estrutura das Unidades Temáticas Formadas por sequências didáticas Conjunto de atividades articuladas e ordenadas Compostas por um número variável de exercícios passo-a-passo 3º ano

cap – caderno de apoio ao professor Parte Específica – UNIDADE POR UNIDADE 1)Quadro com objetivos e distribuição de seções. 2)Orientações por unidade:  Para a abertura;  Sobre o tema específico, com questões, situações-problema e jogos;  Atividades rotineiras e de levantamento prévio de conhecimento;  Orientações página a página e da maioria das atividades;  Sugestões de atividades;  Sugestões de sites especializados.

“Os dedos passaram a ser a extensão do pensamento e o contato direto com as máquinas e dispositivos. A resposta tátil e instantânea após alguma ação é uma experiência que encanta desde os mais jovens até os idosos.” Steve Jobs

objetos educacionais digitais vamos conhecer !