CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.

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Transcrição da apresentação:

CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke

 Fundamental pra o bom desenvolvimento de uma organização ou grupo.  Falhas na comunicação são apontadas como uma das maiores causas de conflitos interpessoais.  Comunicação: transferência e compreensão da mensagem.  Existe comunicação perfeita?

 Funções da comunicação em um grupo:  Controle (formal ou informal)  Motivação (esclarecimentos, feedback )  Expressão emocional (necessidades sociais)  Informação (tomada de decisões)

 Modelo de comunicação:

 Condições que afetam a mensagem codificada:  Habilidade  Atitudes  Conhecimento  Sistema sociocultural

 Barreiras para a comunicação eficaz  Filtragem  Percepção seletiva  Sobrecarga de informação  Defesa  Linguagem  *Medo da comunicação

 Fundamentos da comunicação  Direção: descendente, ascendente ou lateral  Quais as vantagens e desvantagens da comunicação lateral?  Redes formais versus redes informais

 Rede de rumores:  Não é controlável  Percebida como mais confiável  Utilizada para interesses próprios  Quais são os propósitos dos rumores?

 Comunicação não-verbal  Movimentos do corpo  Entonações ou ênfases nas palavras  Expressões faciais  Distância entre emissor e receptor

 Como escolher o canal de comunicação?  Questões atuais:  Barreiras de comunicação entre homens e mulheres  A comunicação “politicamente correta”  Multiculturalismo  Comunicações eletrônicas

 Melhorando as habilidades de comunicação:  Use múltiplos canais  Adapte a mensagem ao seu público  Procure ter empatia com os outros  Lembre-se do valor da comunicação face a face  Pratique a escuta ativa  Tenha coerência entre suas palavras e suas ações  Utilize a rede de rumores  Utilize o feedback.

 Bibliografia:  PENTEADO, J.R Whitaker. A técnica da comunicação humana. SP: Pioneira,  ROBBINS, S. Comportamento organizacional. SP: Prentice Hall, 2002.