CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke
Fundamental pra o bom desenvolvimento de uma organização ou grupo. Falhas na comunicação são apontadas como uma das maiores causas de conflitos interpessoais. Comunicação: transferência e compreensão da mensagem. Existe comunicação perfeita?
Funções da comunicação em um grupo: Controle (formal ou informal) Motivação (esclarecimentos, feedback ) Expressão emocional (necessidades sociais) Informação (tomada de decisões)
Modelo de comunicação:
Condições que afetam a mensagem codificada: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema sociocultural
Barreiras para a comunicação eficaz Filtragem Percepção seletiva Sobrecarga de informação Defesa Linguagem *Medo da comunicação
Fundamentos da comunicação Direção: descendente, ascendente ou lateral Quais as vantagens e desvantagens da comunicação lateral? Redes formais versus redes informais
Rede de rumores: Não é controlável Percebida como mais confiável Utilizada para interesses próprios Quais são os propósitos dos rumores?
Comunicação não-verbal Movimentos do corpo Entonações ou ênfases nas palavras Expressões faciais Distância entre emissor e receptor
Como escolher o canal de comunicação? Questões atuais: Barreiras de comunicação entre homens e mulheres A comunicação “politicamente correta” Multiculturalismo Comunicações eletrônicas
Melhorando as habilidades de comunicação: Use múltiplos canais Adapte a mensagem ao seu público Procure ter empatia com os outros Lembre-se do valor da comunicação face a face Pratique a escuta ativa Tenha coerência entre suas palavras e suas ações Utilize a rede de rumores Utilize o feedback.
Bibliografia: PENTEADO, J.R Whitaker. A técnica da comunicação humana. SP: Pioneira, ROBBINS, S. Comportamento organizacional. SP: Prentice Hall, 2002.