Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mitos sobre o ato de escrever
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Produção textual - Enem
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Redação Empresarial.
Visão Cognitiva e Informação
ENSINAR a APRENDER a LER,
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas
Coleção Vitória-Régia
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A COMPETÊNCIA LEITORA NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Piaget, Vygotsky e Wallon
Currículos e Programas
Profª. Luciana Eliza dos Santos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
PLANO DO CONTEÚDO E PLANO DA EXPRESSÃO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Aspectos de coesão textual
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever

Lucília Helena Do Carmo Garcez  Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe(1971), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília(1980) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1996). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, ensino, produção de texto, interação, dialogia.

Mitos sobre o ato de escrever  um dom que poucas pessoas possuem;  um ato espontâneo que não exige empenho;  uma questão que se resolve com algumas “dicas”;  um ato isolado, desligado da leitura;  algo desnecessário no mundo moderno;  um ato autônomo, desvinculado das práticas sociais.

Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida A escrita é uma construção social tanto na história humana como na história de cada indivíduo. Embora alguns possam ter mais facilidade, o grau de familiaridade com a escrita é determinado pelo(a):  modo como aprendemos a ler;  importância que o texto escrito tem para nós e para o nosso grupo social;  intensidade do nosso convívio com o texto escrito;  freqüência com que escrevemos.

Escrever é um ato que exige muito empenho e trabalho Trata-se de uma das atividades mais complexas realizadas pelo ser humano. Requer agilidade mental para:  articular, coordenar e harmonizar diversos aspectos envolvidos na escrita;  acessar conhecimentos de natureza diversa sobre o assunto, o tipo textual adequado, a situação em que o texto é produzido, o(s) possível(is) leitor(es), a língua e suas possibilidades etc.

Escrever exige estudo sério Não se aprende a escrever apenas com dicas. Estas podem ser úteis, mas a habilidade de escrever bem é:  o resultado de um percurso constituído de muita prática, muita reflexão e muita leitura;  uma ação em que o sujeito se envolve de forma total, com sua bagagem de conhecimentos e experiência sobre o mundo e sobre a linguagem. Portanto é indispensável tal envolvimento.

Escrever é uma prática articulada ao hábito da leitura É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita e dos diferentes tipos de texto. A leitura é um propulsor do desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois:  envolve procedimentos intelectuais;  exige operações mentais;  favorece o acesso à informação;  promove a análise e a reflexão da realidade.

Escrever é necessário no mundo moderno O complexo mundo contemporâneo requer documentos escritos como forma de legitimação de atos e fatos. Tudo é mediado pela escrita, por isso exige-se essa habilidade:  para exercício da cidadania;  em qualquer processo seletivo;  como meio de ascensão social.

Escrever é um ato vinculado a práticas sociais A escrita tem um sentido e uma função. Através dela podemos atuar no mundo, nos relacionar com os outros e nos constituir como sujeitos conscientes de nossos direitos e deveres. A produção de textos é, pois, uma forma de:  reorganizar o pensamento e o universo interior da pessoa;  interagir com o outro;  reconhecer, adaptar ou modificar a realidade.