Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Sociedades Tribais: a educação difusa.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
“O lúdico na educação infantil”
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
A DRAMATIZAÇÃO DE HAMLET A PARTIR DAS HISTÓRIAS DA ESCOLA CIEP
Desenho de Pesquisa Desenho de Pesquisa  Planejar a pesquisa
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
EB1/JI da Restauração 25 de Fevereiro a 7 de Março
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS....
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Confabulando com Fábulas.
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Processo de produção de uma notícia
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Professor: Toninho Narração e descrição.
Estágio IV.

P PROGRESSO DE CADA ESTUDANTE DE ACORDO COM A SUA REALIDADE E O CONTEXTO SOCIAL, PARA QUE POSSA ATUAR E REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO QUE ESTÁ INSERIDO TANTO.
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Metodologia do Trabalho Científico
BANDA DESENHADA!....
LETRAMENTO LITERÁRIO Atividade Introdutória Marisa Lajolo CARO GESTOR
Bem-vindos Estudantes!
Pedagogia Profa. Lucia Breno
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Deslocamentos Fotográficos
Inquiry ao Microscópio:
– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Nome do(a) Professor(a)
A FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL Paloma Yasmin da Silva Paulino;
PERSONIFICANDO A MINHA IDENTIDADE.
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Orientações de estágio
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF

O Mundo é grande e complexo

Frequentamos a escola para aprender a ler o mundo.

Ler: uma grande aventura

Era uma vez um novo olhar...

Qual o valor da incógnita? 3x + 50 = 650

Daniel é filho único e por isso tem uma boa mesada. O seu sonho era comprar um skate e ser igual aos grandes skatistas brasileiros. Certo dia, ao entrar numa loja, ele encontrou uma ótima promoção: “Compre um skate e leve grátis uma bola de futebol”. Sabe-se que o triplo do preço do skate com o preço da bola (R$ 50,00) dá um valor de R$ R$ 650,00. Ajude Daniel, encontre o valor unitário do skate.

Qual a importância da leitura? O primeiro contato de uma criança com um texto é oralmente Ouvindo histórias pode-se sentir emoções importantes: ouvir, sentir e “enxergar com os olhos da imaginação” Através das histórias conhecemos: novos lugares, outros tempos, outros modos de agir, outra ética, outra ótica Possibilita o contato com temas reais

As histórias se transformam?

O que ganhamos com a leitura? Melhora o vocabulário. Amplia a argumentação. Nos possibilita conhecer novas culturas, épocas, valores. Melhora a produção oral e escrita. Promove momentos de lazer.

Como escolher uma boa história? Conflitos instigantes Personagens bem delineados Estrutura narrativa bem armada Linguagem bem construída Apresentar possibilidades de interpretação nas entrelinhas Texto que cativa o leitor e suscitar o desejo de novas histórias Texto que suscita o prazer (provocar arrepios, levar à percepção de novas coisas, ampliar a imaginação)

Todo texto precisa ter uma função

LEITURA DE IMAGENS Qual o poder das imagens? Como elas influenciam nosso comportamento?

AS IMAGENS PODEM CHOCAR

Podem Encantar

DIVERTIR

Vamos Ler ?

CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais

. Atrair o aluno para uma leitura diversificada; Reconhecimento e prática da leitura verbal e não- verbal; Compreensão dos elementos que compõem cada gênero. Objetivo:

“Charge se constitui realidade inquestionável no universo da comunicação, dentro do qual não pretende apenas distrair, mas, ao contrário, alertar, denunciar, coibir e levar a reflexão.” (Agostinho, 1993) Justificativa:

“A junção do visual com o linguístico faz do texto de quadrinhos a base ideal para pesquisa centrada na interação: o código visual supre lacunas que, por caso, possam ser deixadas pelo código linguístico e vice-versa. (Lins, 2002) Justificativa:

“Vale ressaltar a amplitude de gêneros imagísticos (assim como o cartum) que surgem atualmente na sociedade e a necessidade de estudos voltados para essas estruturas que normalmente congregam o verbo e a imagem.” (ARAGÃO) Justificativa:

Atividade em grupo

Lendo as Entrelinhas Admirável gado novo

Cálice

Que tipo de histórias mais agradam nossos alunos?

Vamos Refletir?

Como trabalhar a leitura? Roda de história Preparar um ambiente adequado: tapetes, almofadas, sentar em roda Crianças e professora contam história Permitir que as crianças façam comentários na hora da história Ao final, abrir espaço para que comentem o que pensaram e gostaram do que ouviram. Evitar perguntas de localização de dados

Como trabalhar a leitura? Ciranda do livro Todo final de semana as crianças levam um livro para casa. Criar um catálogo ou blog para que anotem suas impressões sobre o livro que leram. Expandir esta ciranda para professores, funcionários e comunidade escolar. Só vamos gostar de ler se nos tornarmos viciados

Como trabalhar a leitura? Sarau Promover nos intervalos ou na sala de leitura momentos de leitura coletivas, encenações, declamações, discussões sobre livros e seus temas.

Como trabalhar a leitura? Projetos de leitura 1 - Escolha de um paradidático para leitura da turma 2 – Discussão do tema central 3 – Projetos interdisciplinares com a temática central 4 – Ações a partir das discussões promovidas 5 – Produções literárias dos alunos a partir do olhar de cada um sobre o tema

Obrigado Felipe Scozzafave Contato: