Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF
O Mundo é grande e complexo
Frequentamos a escola para aprender a ler o mundo.
Ler: uma grande aventura
Era uma vez um novo olhar...
Qual o valor da incógnita? 3x + 50 = 650
Daniel é filho único e por isso tem uma boa mesada. O seu sonho era comprar um skate e ser igual aos grandes skatistas brasileiros. Certo dia, ao entrar numa loja, ele encontrou uma ótima promoção: “Compre um skate e leve grátis uma bola de futebol”. Sabe-se que o triplo do preço do skate com o preço da bola (R$ 50,00) dá um valor de R$ R$ 650,00. Ajude Daniel, encontre o valor unitário do skate.
Qual a importância da leitura? O primeiro contato de uma criança com um texto é oralmente Ouvindo histórias pode-se sentir emoções importantes: ouvir, sentir e “enxergar com os olhos da imaginação” Através das histórias conhecemos: novos lugares, outros tempos, outros modos de agir, outra ética, outra ótica Possibilita o contato com temas reais
As histórias se transformam?
O que ganhamos com a leitura? Melhora o vocabulário. Amplia a argumentação. Nos possibilita conhecer novas culturas, épocas, valores. Melhora a produção oral e escrita. Promove momentos de lazer.
Como escolher uma boa história? Conflitos instigantes Personagens bem delineados Estrutura narrativa bem armada Linguagem bem construída Apresentar possibilidades de interpretação nas entrelinhas Texto que cativa o leitor e suscitar o desejo de novas histórias Texto que suscita o prazer (provocar arrepios, levar à percepção de novas coisas, ampliar a imaginação)
Todo texto precisa ter uma função
LEITURA DE IMAGENS Qual o poder das imagens? Como elas influenciam nosso comportamento?
AS IMAGENS PODEM CHOCAR
Podem Encantar
DIVERTIR
Vamos Ler ?
CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais
. Atrair o aluno para uma leitura diversificada; Reconhecimento e prática da leitura verbal e não- verbal; Compreensão dos elementos que compõem cada gênero. Objetivo:
“Charge se constitui realidade inquestionável no universo da comunicação, dentro do qual não pretende apenas distrair, mas, ao contrário, alertar, denunciar, coibir e levar a reflexão.” (Agostinho, 1993) Justificativa:
“A junção do visual com o linguístico faz do texto de quadrinhos a base ideal para pesquisa centrada na interação: o código visual supre lacunas que, por caso, possam ser deixadas pelo código linguístico e vice-versa. (Lins, 2002) Justificativa:
“Vale ressaltar a amplitude de gêneros imagísticos (assim como o cartum) que surgem atualmente na sociedade e a necessidade de estudos voltados para essas estruturas que normalmente congregam o verbo e a imagem.” (ARAGÃO) Justificativa:
Atividade em grupo
Lendo as Entrelinhas Admirável gado novo
Cálice
Que tipo de histórias mais agradam nossos alunos?
Vamos Refletir?
Como trabalhar a leitura? Roda de história Preparar um ambiente adequado: tapetes, almofadas, sentar em roda Crianças e professora contam história Permitir que as crianças façam comentários na hora da história Ao final, abrir espaço para que comentem o que pensaram e gostaram do que ouviram. Evitar perguntas de localização de dados
Como trabalhar a leitura? Ciranda do livro Todo final de semana as crianças levam um livro para casa. Criar um catálogo ou blog para que anotem suas impressões sobre o livro que leram. Expandir esta ciranda para professores, funcionários e comunidade escolar. Só vamos gostar de ler se nos tornarmos viciados
Como trabalhar a leitura? Sarau Promover nos intervalos ou na sala de leitura momentos de leitura coletivas, encenações, declamações, discussões sobre livros e seus temas.
Como trabalhar a leitura? Projetos de leitura 1 - Escolha de um paradidático para leitura da turma 2 – Discussão do tema central 3 – Projetos interdisciplinares com a temática central 4 – Ações a partir das discussões promovidas 5 – Produções literárias dos alunos a partir do olhar de cada um sobre o tema
Obrigado Felipe Scozzafave Contato: