I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí Colégio Estadual de Paranavaí Colégio Estadual Leonel Franca Docente: Rafaela Vicentin.
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA.
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA FMDCA
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
Departamento de Educação Básica
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Estágio IV.
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
A pesquisa na escola.
Metodologia do Ensino de Física I
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro de Licenciaturas da
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Patrimônio Material e Imaterial:
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Capacitação Pedagógica Aula 02
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
EngEnhArIA CaRToGRáFiCa
EEB PROFª GENI COMEL UTLIZANDO A TECNOLOGIA PARA CONHECER AS DIFERENTES ETNIAS.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Plano de Gestão da Escola
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
TÍTULO DO PROJETO Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
Metodologia do Ensino de Física I
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
TÍTULO DO TRABALHO APROVADO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012

 Professor – Dagoberto Ribeiro Neto  Colégio Estadual Professora Zilah dos Santos Batista e Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana.  Núcleo Regional de Educação de Paranaguá IDENTIFICAÇÃO

 Paisagem Religiosa  Universo Simbólico Religioso  Texto Sagrado CONTEÚDO ESTRUTURANTE

 Organizações Religiosas  Festas religiosas CONTEÚDO BÁSICO

Proporcionar o conhecimento de cunho cultural, para que assim os educandos venham a obter maior respeito pelas diferenças socioculturais existente no Brasil e no mundo, viabilizando uma sociedade mais digna e menos exclusiva para todos futuramente. OBJETIVO GERAL

 Pesquisar em livros e internet conhecimentos específicos para a organização do trabalho docente;  Estruturar teoricamente os itens essenciais para a organização da Festa Religiosa trabalhada pela turma;  Organizar a Festa Religiosa; OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar aspectos culturais presente em cada símbolo apresentado na exposição;  Analisar o trabalho realizado criticamente, para que assim possa relatá-lo;  Descrever em forma de síntese o conceito que ele obteve pelo trabalho realizado.

O Projeto de elaboração da I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA foi trabalhado com 16 turmas do Ensino Fundamental, sendo 6° e 7° anos, dividindo em 2 grupos: os 7° anos trabalhando com as seguintes religiões: Candomblé, Umbanda, Católica, Judaísmo, Islamismo, Crenças Indígenas e Budismo. É bom ressaltar que os educandos não buscaram apenas aspectos religiosos em suas pesquisas, mas também aspectos culturais, tais como: vestimentas, culinária, danças, músicas, entre outros aspectos trabalhados. As barracas foram elaboradas pelos próprios alunos, com o auxílio da direção, equipe pedagógica, funcionários e amigos que não mediram esforços para prestar extrema ajuda para que o trabalho se concretizasse. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os 6° anos, trabalharam com construções de maquetes de Lugares Sagrados, para exposição no dia da I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA. EXPOSIÇÃO DE MAQUETES

Colégio Zilah dos Santos Batista

COLÉGIO ESTADUAL DIDIO AUGUSTO DE C. VIANA

 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN  Diretrizes Curriculares Estaduais – DCE  Caderno pedagógico de Ensino Religioso – Secretaria de Estado da educação – SEED REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA