Análise da Organização: Recursos, capacidades e competências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Disciplina: Tópicos I Prof. Rubislan Passos Competitividade.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Administração de.
SSF C ASO SSF A NÁLISE I NTERNA (R ECURSOS E C APACIDADES ) Unidade curricular: Estratégia Empresarial Docente: Renato Lopes da Costa.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS 5ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial. Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.: LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:
 Anábolly Azevedo  Andréa França  Jacson Dione  Layla Minelle  Patrícia Lopes  Romário de Souza  Romerson Castro  Orientador:  Pablone Mendes.
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Estratégia de Rede de Suprimentos
Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Desenvolvimento de Estratégia Logística
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Definição da Estratégia Organizacional
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Gestão estratégica.
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Economia dos Recursos Naturais
Territórios e Rotas de Vendas
Estratégia em Corporações Multinacionais
Criar vantagem competitiva sustentada
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Avaliação das capacidades internas de uma empresa
Fusões e Aquisições.
Profa. Eliana Tadeu Terci
Diferenciação de Produto
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Estratégia Internacional
Como se destacar o seu negócio
Rotina de Compras.
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Professor Douglas Pereira da Silva
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Figura 1 Gestão de Projetos Valor Vantagem Competitiva Sustentável
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Estratégias de Preço.
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
Gestão da Logística de Distribuição
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
Professora Patricia Matsuda
Administração de Cargos e Salários
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Análise de Demandas Regionais
Cooperation Under the Security Dilemma
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Total Rewards STRATEGY
Planejamento e inteligência de marketing
Transcrição da apresentação:

Análise da Organização: Recursos, capacidades e competências

-Versão Básica dos Recursos -VRIO Framework -Aplicação da VRIO Framework -Imitação e Dinâmica Competitiva Tópicos:

3 Versão Básica dos Recursos (VBR) Conclusão: 1 – O preço sobe podem entrar mais fazendeiros no mercado de produção de trigo 2 – Fazendeiros com terras mais férteis (à partida detém de maior vantagem competitiva) 3 – Preços mais baixos podem forçar “players“ a sair do mercado 4 – A falta de fertilidade pode ser combatida com fertilizantes baratos, que podem levar a menores lucros 5 – A terra (vertente inelástica da oferta), fertilizante (vertente elástica da oferta)

4 VRIO Framework Quatro questões que devem ser colocadas sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo: A questão do Valor – o recurso permite à empresa explorar uma oportunidade / neutralizar uma ameaça? A questão da Raridade - o recurso é atualmente controlado por um pequeno número de empresas concorrentes? A questão da Imitação (Imitability) – as empresas que não possuem o recurso enfrentam uma desvantagem de custo na sua obtenção? A questão da Organização - as políticas e procedimentos da empresa estão organizados para a exploração dos seus recursos valiosos, raros e caros de imitar?

5 Valor VRIO Framework Examinar o impacto de usar recursos e capacidades nas receitas e custos da empresa Em geral, empresas que usam os seus recursos e competências para explorar oportunidades ou neutralizar ameaças vêm as suas receitas aumentar ou os seus custos diminuir (ou ambos) Recursos físicos, individuais e organizacionais

6 Raridade VRIO Framework Quantas empresas concorrentes já possuem recursos e capacidades valiosos? Quais os recursos que não são controlados pelos concorrentes?

7 Imitabilidade VRIO Framework Recursos organizacionais valiosos e raros só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se as empresas que não os possuem enfrentarem desvantagens de custo para os obter Paridade Competitiva Recursos imperfeitamente imitáveis Imitabilidade por duplicação e substituição NBC

8 Quais as razões pelas quais certas empresas não devem recorrer à imitabilidade? 1 Condições Históricas Efeito de Status Custo Dependência de Caminho 2 Ambiguidade Causal Capacidades Invisíveis Redes Complexas de Relacionamentos VRIO Framework 3 Complexidade Social 4 Patentes

9 Criar, Sustentar e Apropriar Vantagens Competitivas 1 Habilidade para Criar Potencial competitivo Escassos Relevantes 2 Formas de Sustentar VC Durabilidade Transferibilidade Replicabilidade VRIO Framework 3 Formas de Apropriar VC Direitos de Posse Poder de negociação Internalização

10 Organização VRIO Framework O potencial de vantagem competitiva da empresa depende de recursos e competências valiosos, raros e difíceis de imitar No entanto, para realizar o seu potencial, a empresa deve estar organizada para explorar estes recursos e capacidades

11 VRIO Framework Um recuso ou uma capacidade é? Valioso?Raro? Cauteloso de Imitar?Explorado pela Organização? Implicações Competitivas? Não - - Sim Não - Se vier a ser explorado Sim Não Se vier a ser explorado Sim

12 Aplicando o Modelo VRIO à Southwest Airlines a)Escolha de um único tipo de aeronave b)Operar apenas em pequenos aeroportos c)Comprometimento e lealdade dos empregados Aplicação da VRIO Framework

13 Southwest Airlines a)Escolha de um único tipo de aeronave b)Operar apenas em pequenos aeroportos Aplicação da VRIO Framework Vantagem Valiosa? Escolhas raras ? Recursos cautelosos de imitar? São dependentes de caminho? Advém de condição histórica? Ambiguidade causal? Complexidade social?

14 Southwest Airlines c) Comprometimento e lealdade dos empregados Aplicação da VRIO Framework Vantagem Valiosa? Escolhas raras ? Recursos cautelosos de imitar? São dependentes de caminho? Advém de condição histórica? Ambiguidade causal? Complexidade social?

15 Pizzaria Almadense Um antigo colega telefona a pedir emprestado 10 mil euros para abrir uma pizzaria em Almada. Sabe que é um mercado com alto nível de rivalidade, que o custo de entrada é baixo e que tem inúmeros produtos substitutos. Ainda assim acredita que terá algumas vantagens competitivas: variedade de cervejas importadas e serviço de entregas noturno. Emprestava o seu dinheiro? Aplicação da VRIO Framework Vantagem Valiosa? Escolhas raras ? Recursos cautelosos de imitar? São dependentes de caminho? Advém de condição histórica? Ambiguidade causal? Complexidade social?

16 Dinâmica Competitiva Imitação e Dinâmica Competitiva Recursos Ativos Competência Capacidades Processos Produtos e Serviços a)Não responder b)Mudar de tática c)Mudar de Estratégia e Imitação

17 Capacidades / Vantagem Competitiva Recursos Ativos Competência Processos