Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapas conceituais e V de Gowin
Advertisements

David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Carlos Eduardo Rodrigues
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Letícia Mahlmeister João Mattar
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Iniciação Científica.
Introdução a Educação a Distância
Mapas conceituais para avaliação
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
GÊNERO ENTREVISTA.
EAD - Educação a Distância
Resenha Parte 1.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Rogério Bandeira de Melo Moreira
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mapas Conceituais.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Currículos e Programas
Profª. Luciana Eliza dos Santos
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
I – inTrodução à linguística:
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Competências Cognitivas:
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa: Conceitos e Concepções Origem, Conceitos e Fundamentos dos Mapas Conceituais Mapas Conceituais: estratégias de ensino aprendizagem e ferramenta avaliativa Processo de Ensino Aprendizagem Vantagens do mapa conceitual em ead

 paradigma histórico que é repassado de geração a geração:  “As Ciências em geral são tradicionalmente muito difíceis para o entendimento dos estudantes. “  paradigma histórico que é repassado de geração a geração:  “As Ciências em geral são tradicionalmente muito difíceis para o entendimento dos estudantes. “  Muitos estudiosos atribuem essa dificuldade ao fato dos livros serem organizados em unidades e capítulos, o que dificulta a conexão mental entre os diferentes assuntos. Nicoll, G.; Francisco, J.; Nakhleh, M. J. Chem. Edu., v.78, n.8, , 2001.

São ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos. Estratégias de Ensino Exemplos: Livro didático, computador, filmes, aulas demonstrativas, maneira como os alunos ficam organizados, jogos, MAPAS CONCEITUAIS E “V” de GOWIN. Exemplos: Livro didático, computador, filmes, aulas demonstrativas, maneira como os alunos ficam organizados, jogos, MAPAS CONCEITUAIS E “V” de GOWIN.

Década de 60: Influência Behaviorista no auge. Ensino e aprendizagem estímulos, respostas e reforços, não como significados Década de 60: Influência Behaviorista no auge. Ensino e aprendizagem estímulos, respostas e reforços, não como significados não se fala em estímulos, resposta e reforço não se fala em estímulos, resposta e reforço As palavras da ordem são:  Aprendizagem significativa   Mudança conceitual  Construtivismo não se fala em estímulos, resposta e reforço não se fala em estímulos, resposta e reforço As palavras da ordem são:  Aprendizagem significativa   Mudança conceitual  Construtivismo Significado lógico significado psicológico Atualmente: Mas, David Ausubel teoria de aprendizagem significativa

APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.

Definição de aprendizagem significativa Processo no qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura do aluno.

Conceito Conceito pode ser entendido como uma regularidade observada em eventos (acontecimentos) ou objetos (coisas). Conhecer o significado de um conceito implica em saber como ele se organiza, como ele se estrutura. Conhecer os significados de uma teoria implica em saber como ela funciona, em quais circunstâncias ela se aplica.

Aprendizagem significativa: Aspectos relevantes da estrutura cognitiva pré-existentes do indivíduo Aspectos relevantes da estrutura cognitiva pré-existentes do indivíduo Nova informação InterageInterage subsunçoressubsunçores Quando não há interação, a aprendizagem é mecânica!

Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento(A) e o conhecimento já existente(a), na qual ambos se modificam. A + a = A’a’ Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento(A) e o conhecimento já existente(a), na qual ambos se modificam. A + a = A’a’ A estrutura cognitiva está sempre se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico, o conhecimento vai sendo construído.

~1977- Joseph Novak passou a colaborar com Ausubel.  Assumiu a tarefa de divulgar e refinar a teoria. ~1977- Joseph Novak passou a colaborar com Ausubel.  Assumiu a tarefa de divulgar e refinar a teoria.  Novak deu novos significados a este conceito e estendeu o âmbito de sua aplicação.  Novak ultrapassou a visão predominantemente cognitivista que Ausubel dava à aprendizagem significativa, imprimindo-lhe uma conotação humanista.

da aprendizagem do desempenho do grau de significância do efeito Evento Educacional Aprendiz Professor Matéria de ensino Contexto Schwab Avaliação Novak Conhecimento Troca de significados e sentimentos

O objetivo dessa troca é a aprendizagem significativa de um novo conhecimento contextualmente aceito. Novak propõe sua teoria como mais abrangente do que a teoria da aprendizagem significativa. Novak dedicou grande parte de sua teoria ao conceito de aprendizagem significativa e à facilitação desta aprendizagem por meio de duas estratégias instrucionais: Mapas Conceituais e V de Gowin Novak dedicou grande parte de sua teoria ao conceito de aprendizagem significativa e à facilitação desta aprendizagem por meio de duas estratégias instrucionais: Mapas Conceituais e V de Gowin

Compreensão de um texto É um processo resultante da construção de significados. Ela envolve o entendimento das palavras (vocabulário) assim como o raciocínio e a conexão entre a nova informação e o conhecimento prévio sobre o assunto. A compreensão não é um processo passivo. O aprendiz tem de se engajar com a construção de seus próprios significados.

Comunicação Esse engajamento se reflete na utilização do conhecimento prévio, na elaboração de inferências a partir das palavras e expressões que o escritor usou para comunicar informações, ideias e pontos de vista.

Aprendizagem Mecânica Contrasta com a Aprendizagem Significativa; Novas informações com nenhuma ou pouca interação com conceitos relevantes na estrutura do aluno; Nova informação é armazenada de maneira arbitrária.

Relação entre os tipos de Aprendizagens O professor deve tentar promover a aprendizagem significativa, por ser mais duradoura; A aprendizagem mecânica pode ser útil, para formar os primeiros conceitos em uma área completamente nova a ele, como nas primeiras aulas de mecânica quântica a um aluno já iniciado em mecânica clássica.

Condições para ocorrer a aprendizagem significativa O material ou a aula deve ser POTENCIALMENTE significativo; Aluno deve possuir pré-disposição a aprender e não a memorizar; AS DUAS CONDIÇÃO SÃO NECESSÁRIAS SIMULTANEAMENTE!!!

Evidências de Aprendizagem Significativa Não promover avaliações que estimulem o aluno a repetir conceitos memorizados; Formular questões e avaliações de maneira não familiar ao aluno,de tal forma que exija máxima transformação do conhecimento adquirido. Avaliações apresentadas de maneira diferente a da que é feita no material instrucional.

Creditos Profª Dra. Sandra Dayse Ugiette UniRec/ Prefeitura do Recife Profª Dra. Sandra Dayse Ugiette UniRec/ Prefeitura do Recife