COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Advertisements

Calcule sua Freq. Cardíaca (caminhada e corrida)
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Profª Adriana de Sousa Nagahashi 2015
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Relação da prática de atividades físicas regular com o sobrepeso entre os adolescentes do sexto ano da escola Móbile Caio Mogames; Carol Castro; Carolina.
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.  CINEANTROPOMETRIA: o É a ciência que tem como tema central a medida do homem em sua perspectiva morfológica para o estudo dos.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
INTRODUÇÃO Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento contribuem para o aumento do IMC. Maiores níveis de IMC observados em idosos estão associados.
PRINCÍPIOS GERAIS DA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA BASES FISIOLÓGICAS DO USO DO EXERCÍCIO NO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
INTERAÇÕES DE CONTEÚDOS CONTROLES METABÓLICOS E DIETAS.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Atividade física e obesidade. Assunto: Atividade física e obesidade  Colégio estadual juvenilia Peixoto Sampaio.  Slide a pedido pela professora: Miréia.
Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan
Bypass Gástrico em Y de Roux na Obesidade Grave:
IMC = Peso (Kg)/ (Altura(m))².
NOME COMPLETO DO ALUNO ENVOLVIDO E ORIENTADOR ( do aluno).
Exercícios de Fixação.
Cetose – aula prática.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Reflexão sobre a epidemia mundial de obesidade
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIO GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Consumo energético e gasto calórico
Medidas de Dispersão para uma amostra
INCIDÊNCIA DE RISCO CARDIOVASCULAR EM IDOSOS PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
DICAS DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Área dos Conhecimentos
RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM RISCOS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS
Licenciatura em Engenharia Alimentar
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Recomendações Nutricionais
NUTRIÇÃO HUMANA Página 99.
Avaliação nutricional do idoso
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Débora Elisa Soffiatti, Christiano Francisco dos Santos
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
áreas diferentes podem estar sendo trabalhadas simultaneamente
Caso Clínico – Lactante
Caso Clínico - Lactante
Balanço hídrico. A quantidade de água do corpo humano é de 50 á 70% do peso corporal. A manutenção do percentual de água e dos metabólitos minerais associados.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
PRINCIPAIS INDICADORES Índices antropométricos e demais parâmetros adotados pela Vigilância Nutricional, segundo as recomendações da Organização Mundial.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Educação Física Prof: Jânio César
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
NUTRIÇÃO HUMANA.  ciência que estuda os processos relacionados à obtenção de nutrientes NUTRIÇÃO.
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: JÂNIO CÉSAR
Interações de conteúdos
EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa
Recomendações Nutricionais
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
Alimentação Saudável O caminho para uma vida melhor
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
Transcrição da apresentação:

COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz

COMPOSIÇÃO CORPORAL A composição corporal é uma dos assuntos mais importantes dentro do campo da Educação Física e cineantropometria. Pode ser definida como sendo a quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano. (MALINA, 1969)

INATIVIDADE FÍSICA É aquele que tem o gasto energético próximo a taxa metabólica basal, ou seja, é o indivíduo que não alcança nenhum dos SEGUINTES critérios:

INATIVIDADE FÍSICA - Três ou mais dias de atividade intensa na última semana, com duração de pelo menos 20 minutos de duração; - Cinco ou mais dias de atividade moderada na última semana, como pelo menos 30 minutos de duração; - Cinco ou mais dias de alguma combinação de atividades moderadas e intensas.

SEDENTÁRIO: É aquele que tem um estilo de vida com um mínimo de atividade física.

COMPOSIÇÃO CORPORAL A COMPOSIÇÃO CORPORAL É UM COMPONENTE CHAVE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADO À SAÚDE. ATRAVÉS DO ESTUDO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL É POSSÍVEL QUANTIFICAR GORDURA, MÚSCULOS, OSSOS E VÍCERAS.

COMPOSIÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA CC PODE-SE TAMBÉM TRAÇAR O PERFIL INDIVIDUAL OU DE GRUPOS EM RELAÇÃO A ESPECIFICIDADE ESPORTIVA, POSIÇÃO DE JOGO, ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO.

COMPOSIÇÃO CORPORAL Informações associadas à CC tornam-se de fundamental importância na orientação dos programas de controle do peso corporal na medida em que, para um acompanhamento mais criterioso quanto à prescrição de exercícios físicos, existe a necessidade de se fracionar o peso corporal em seu diferentes componentes na tentativa de analisar, em detalhes, as adaptações ocorridas nas constituições de cada um desses componentes. (GUEDES, 2000)

COMPOSIÇÃO CORPORAL SOMENTE POR INTERMÉDIO DE ANÁLISES EM CADA CAMPONENTE DA CC DE FORMA ISOLADA E EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO PESO CORPORAL, É QUE SE TORNA POSSÍVEL OBSERVAR AS ALTERAÇÕES PRODUZIDAS PELOS EXERCÍCIOS FÍSICOS. (GUEDES, 2000)

CONSIDERAÇÕES GERAIS O peso corporal é função do equilíbrio energético e de nutrientes por um longo período de tempo. Este equilíbrio é determinado pela ingestão de macronutrientes, pelo gasto energético e pela distribuição de energia ou de nutrientes.

BALANÇO ENERGÉTICO Quando o balanço energético positivo perdura por semanas ou meses, o resultado é um ganho de peso, enquanto que um balanço energético negativo exerce o efeito inverso.

VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA COMPOSIÇÃO CORPORAL: - - Idade - - Hereditariedade - - Sexo - - Condição socioeconômica - - Taxa metabólica basal - - Nível de atividade física - - Prática de exercício físico regular - - Ingestão de energia e gordura - - Metabolismo do tecido adiposo e do músculo esquelético.

ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO CORPORAL AO LONGO DA VIDA: - A obesidade na infância é fator de risco para a obesidade na fase adulta; - A obesidade na infância é fator de risco para a obesidade na fase adulta; -Mulheres apresentam mais gordura corporal; -Baixos níveis de AF e EF é um fator de risco para o ganho de peso; -O sedentarismo é mais alto em pessoas obesas; -O EF regular altera a composição corporal; -Níveis altos de EF regular aumentam a TMB; - O EF regular contribui para a perda e manutenção de peso.

O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: É muito importante para o professor de Educação Física entender e explicar como o exercício físico contribui para a perda e/ou manutenção do peso corporal.

O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: - Aumenta o gasto energético; - Maior mobilização da gordura em consequência da maior atividade do tecido adiposo; - Aumento da taxa metabólica de repouso após o exercício; - Melhor controle do apetite; Os alimentos termogênicos possuem um efeito térmico ou termogênese que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.

O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: De um modo geral, o exercício físico regular ajuda na manutenção da taxa metabólica de repouso e a massa livre de gordura.

A CÉLULA ADIPOSA

O TECIDO

OS TIPOS TECIDO MULTILOCULAR/ PARDO/ MARROM: Ao contrário de tecido unilocular, o tecido multilocular não é abundante nos seres humanos. Por atuar na produção de calor ele é predominante em animais que hibernam e recém nascidos. As células uniloculares possuem várias gotinhas de lipídios em seu citoplasma. A cor parda é por causa de a vascularização ser abundante neste tecido.

OS TIPOS TECIDO UNILOCULAR OU AMARELO/BRANCO: O tecido unilocular contém células uniloculares caracterizadas por apresentar uma gotinha de lipídio em seu citoplasma. Ele pode variar de cor (amarelo) que depende do tipo de ingestão de alimento de cada indivíduo. Este tipo de tecido é o mais encontrado nos seres humanos.

GORDURA VISCERAL E SUBCUTÂNEA

COMPOSIÇÃO CORPORAL Significa determinar por meio diretos ou indiretos as quantidades (valores absolutos) e proporções relativas. Existem dois modelos básicos de estudo da CC: O modelo onde se faz referência a dois componentes (gordura e massa corporal magra); O modelo que considera quatro componentes: (ossos, músculos, água e gordura);

COMPOSIÇÃO CORPORAL Índice de Massa Corporal (IMC): maneira simples e prática de calcular a massa corporal (peso). IMC= Massa Corporal em Kg (Estatura em metros)² IMC: P (E)²

Classificação: Abaixo do peso: < 18,4 – Riscos Baixos à saúde – Baixo peso Faixa normal: 18,5 – 24,9 – Faixa recomendável Sobrepeso: 25 – 29,9 – Riscos aumentado à saúde Obeso tipo I: 30 – 34,9 – Riscos moderad. aumentado Obeso tipo II : 35 – 39,9 – Riscos severamente aumentado Obeso tipo III: 40 ou mais – Riscos altamente aumentado De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo IMC:

COMPOSIÇÃO CORPORAL: Medidas de Dobras Cutâneas: uma maneira mais científica e precisa para se determinar quanta gordura corporal um pessoa apresenta. Através de aparelho específico (plicômetro, adipômetro, compasso, medidor de dobra cutânea) é possível mensurar a espessura das dobras cutâneas, que permite o cálculo do percentual de gordura corporal de um indivíduo. Faixa recomendável - homens: 8-15% e mulheres: 16-23%

COMPOSIÇÃO CORPORAL: Outro modo de se verificar riscos relacionados ao sobrepeso e a obesidade é a circunferência da cintura (medida na cicatriz umbilical), onde: -Homens > 100 cm -Mulheres > 90 cm Além destas maneira os profissionais da saúde devem conhecer outros fatores de risco, com a caracterização da alterações na CC: - Central – Tipo andróide ou “maça” - Periférica – Tipo ginecóide ou “pera”

COMPOSIÇÃO CORPORAL: Outro indicador utilizado para determinar o padrão de obesidade é o coeficiente entre as medidas de circunferência de cintura e quadril (RCQ – razão cintura-quadril). Mede-se a circunferência da cintura (logo abaixo da CU) e divide-se pela circunferência do quadril no ponto de maior dimensão. Homens: RCQ > 0,95 e Mulheres: RCQ > 0,85

RECOMENDAÇÕES PARA SE MANTER COM PESO IDEAL, A ENERGIA CONSUMIDA PRECISA SER IGUAL AO GASTO ENERGÉTICO. QUANDO ESTES ESTÃO IGUALADOS, A PESSOA ESTÁ EM EQUILÍBRIO ENERGÉTICO. Para Ganhar ou perder peso, cada membro da equação deve ser ajustado. Perder 500 gramas por semana requer um saldo negativo de calorias. São várias as combinações para atingir este objetivo; -Reduzir a IC em 500 calorias por dia; -Reduzir a IC em 250 calorias e aumentar o gasto energético em 250 calorias por dia; -Aumentar o gasto calórico em 500 calorias por dia; Uma perda de peso considerada saudável é de no máximo 1 KG por semana.

EXEMPLOS: PARA TER UM GASTO ENERGÉTICO DE ± 150 CALORIAS: -Correr 2 km em 15 minutos; -Nadar por 20 minutos; -Dançar durante 30 minutos; -Caminhar 3 km em 35 minutos; -Andar de bicicleta por 30 minutos (± 8 km); -Jogar voleibol durante 45 minutos; -Lavar e encerar o carro, aproximadamente 45 minutos; -Trabalhar no jardim por minutos; -Subir e descer escadas durante 15 minutos.

REFERÊNCIAS: BOUCHARD, Claude. Atividade Física e Obesidade. Barueri,SP: Manole, BARBOSA, Vera Lúcia Perino. Prevenção da obesidade infantil e na adolescência: exercício, nutrição e psicologia. Barueri/SP: Manole, MCARDLE, Willian D.; KATCH, Franck I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5 ed. Rio de Janeiro: Koogan, NAHAS, Markus Vinícius. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.