QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Introdução a Educação a Distância
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
A melhor opção para o seu futuro.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
O Papel dos Cursos Corporativos na Formação Continuada
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
Rogério Bandeira de Melo Moreira
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar
Realizar Formação Continuada
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
Mônica Malacarne Stéla Piccin
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi

Temas Cronograma Acompanhamento do Desempenho dos Estudantes Webconferências Momento Síncrono com os Estudantes Atores Pedagógicos Corpo Docente e Tutorial Balizadores das Ações Acadêmicas Programa de Permanência Acadêmica / Pesquisa de Satisfação / Fale Com o Coordenador

Cronograma

Momento síncrono em que os estudantes podem sanar dúvidas pedagógicas; Aproximação com o docente da disciplina; O conteúdo da disciplina é discutido e assimilado pelo estudante; O índice de participação pode revelar a real interação na disciplina. Webconferências

Atores Pedagógicos O Corpo Docente e Tutorial: Relação de confiança; Fortalecimento do vínculo com a IES; Atuação mais forte junto aos estudantes que deem sinais de evasão.

Atores Pedagógicos IMAGEM DE EXEMPLO Docentes Tutores Web Estudantes

Tutor Web o O Tutor Web atua como mediador entre você e seus Professores (docentes), apoiando, motivando e estimulando a construção do conhecimento colaborativo. Ele estará em contato com o estudante por meio de ferramentas de comunicação (Fórum de Dúvidas, Avisos, s, entre outros canais).

Docente Os Professores (docentes) dos cursos a distância da Universidade são profissionais com formação compatível com a sua área de atuação e com experiência em magistério no Ensino Superior. São os responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem, orientando e estimulando o Estudante na condução mais eficiente do processo de Educação a Distância, envolvendo a mediação de Fóruns e Web Conferências.

PROPAC Programa de Permanência Acadêmica PESQUISA DE SATISFAÇÃO FALE COM O COORDENADOR

Prof. Vâner Lima Obrigado!