TOSCO EM AÇÃO É um projeto da SED/MS que visa atingir a comunidade escolar na busca da prevenção de comportamentos destrutivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
Advertisements

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Apresentação Mensal de Resultados. Mês de Referência: AGOSTO/2016 Área: Psicologia Técnica Responsável: Michele Frota Objetivo: Realizar atendimento terapêutico.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
desafios, compromissos e respostas
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Tema e problema de pesquisa
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
História Natural da Doença
Coordenação: Marcelo Correa
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Informações importantes
Roteiro de multimídia, rádio e televisão
ATENÇÃO. ATENÇÃO PROFISSIONAIS QUE DÃO UM SHOW!
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Informações importantes
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
MARISTELA KELLERMANN PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Título do Projeto Nome do Aluno
Coordenação: Marcelo Correa
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Relações entre Pais e Filhos.
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Plano de Trabalho Docente PTD
Psicologia Conjugal e familiar
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
Valores e atitudes para a vida através do esporte
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Realizar Formação Continuada
História Natural da Doença
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Impacto da gravidez na vida de um estudante
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

TOSCO EM AÇÃO É um projeto da SED/MS que visa atingir a comunidade escolar na busca da prevenção de comportamentos destrutivos.

OBJETIVOS  Mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar diante de uma problemática social que é a violência, uma vez que, a mesma que se infiltrou na escola manifestada pela indisciplina, agressão física e verbal.  Melhorar os relacionamentos, viabilizar a abertura para o diálogo, oportunizar a interação professor-aluno na busca de mudança de atitudes.  Refletir sobre a violência. Trabalhar a autopercepção do aluno, para que o mesmo olhe para as suas atitudes toscas.  Mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar diante de uma problemática social que é a violência, uma vez que, a mesma que se infiltrou na escola manifestada pela indisciplina, agressão física e verbal.  Melhorar os relacionamentos, viabilizar a abertura para o diálogo, oportunizar a interação professor-aluno na busca de mudança de atitudes.  Refletir sobre a violência. Trabalhar a autopercepção do aluno, para que o mesmo olhe para as suas atitudes toscas.

Sinopse Aborda, de forma simples e direta, os acontecimentos na vida dos adolescentes que são refletidos em seus comportamentos. O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata da forma como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolher entre fazer o certo ou o errado e assumir as consequências pelas opções. Aborda, de forma simples e direta, os acontecimentos na vida dos adolescentes que são refletidos em seus comportamentos. O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata da forma como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolher entre fazer o certo ou o errado e assumir as consequências pelas opções. Gilberto Mattje

Retrata a realidade de muitos ao contar a história de um adolescente que, em virtude de uma família desestruturada, torna-se agressivo e busca nas drogas e na violência a forma de extravasar as emoções. Ao sofrer as consequências de suas ações, percebe sua condição e, com a ajuda de um professor, começa a entender a razão de suas atitudes, o “boicote” que estava fazendo a si próprio e a empreender um grande esforço para dar um norte à sua vida. Retrata a realidade de muitos ao contar a história de um adolescente que, em virtude de uma família desestruturada, torna-se agressivo e busca nas drogas e na violência a forma de extravasar as emoções. Ao sofrer as consequências de suas ações, percebe sua condição e, com a ajuda de um professor, começa a entender a razão de suas atitudes, o “boicote” que estava fazendo a si próprio e a empreender um grande esforço para dar um norte à sua vida.

“TOSCO” Um livro paradidático para servir de instrumento didático-pedagógico no enfrentamento das diversas formas de violência manifestas na escola/comunidade. Um livro paradidático para servir de instrumento didático-pedagógico no enfrentamento das diversas formas de violência manifestas na escola/comunidade.

A autopercepção só é possível à medida que se encontra alguém que tem vivências parecidas – sem identificação não há mudança. A autopercepção só é possível à medida que se encontra alguém que tem vivências parecidas – sem identificação não há mudança. “TOSCO”

METODOLOGIA INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLA, AGRESSIVIDADE, DROGA, GRAVIDEZ, INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, FASE ADULTA, VIOLÊNCIA, RELACIONAMENTO FAMILIAR, IDENTIDADE, AMIZADE, SUPERAÇÃO, REFERÊNCIA ALGUNS TEMAS ABORDADOS NO LIVRO:

 Suplemento de sugestões que auxilia o professor no desenvolvimento nas atividades na sala de aula.  Divisão em grupo menores. COMPREENDENDO TOSCO

Tosco em Ação: prevenindo a violência na EE (complete com o nome de sua escola) O plano de ação é um documento que específica ações, atividades, tarefas e recursos, dentro de um tempo e espaço, tendo em vista maximizar a eficiência na realização dos objetivos do projeto. PLANO DE AÇÃO

AÇÃOATIVIDADESRESPONSÁVEL (EIS) PERÍODO DE EXECUÇÃO RECURSOS (Objetivo (s) que pretende alcançar) Como?Quem? Disciplina(s)? OBS: O Plano de Ação será enviado a SED. PLANO DE AÇÃO

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHOPERÍODO INÍCIO DAS ATIVIDADES30/03 INÍCIO DOS TRABALHOS EM SALA DE AULA 23/04 CONCLUSÃO DOS TRABALHOS11/06 RELATÓRIO FINAL25/06 CRONOGRAMA

DVD: Reportagem de violência na escola; Reportagem de escola que desenvolveram o Projeto Tosco em Ação; Rap Clip (reflexão) DVD: Reportagem de violência na escola; Reportagem de escola que desenvolveram o Projeto Tosco em Ação; Rap Clip (reflexão) Redes educativas: editoraalvorada.com.br/livrotosco toscoemacao.blogspot.com facebook.com/livrotosco Youtube.com/livrotosco Redes educativas: editoraalvorada.com.br/livrotosco toscoemacao.blogspot.com facebook.com/livrotosco Youtube.com/livrotosco SUPORTE DISPONÍVEL

PREMIAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA1 VIAGEM A PARATI C/ACOMPANHANTE PROFESSOR GERENCIADOR1 VIAGEM A PARATI S/ ACOMPANHANTE ESCOLA1 SALA MULTIMÍDIA 2 KIT BOLAS E UNIFORME 2 KIT CAIXA DE SOM/MICROFONE ALUNO-MELHOR RAP- Grava o clip e posta no you tube -MELHOR TEATRO- Grava a peça -MELHOR HISTÓRIA- Produção de 5 mil gibis

Provérbio Chinês “Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas”. “Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas”.