LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Advertisements

AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direitos e Deveres dos Cidadãos
SINTER, Cadastro e registro de imóveis
Atividade 7 - Estado e Governo
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Definição dos Termos.
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
Profa. Nina Ranieri TGE II
Pesquisa Mercadológica
Tutela Constitucional do Meio Ambiente
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Relatório de Autoavaliação Institucional
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Os desafios da política no novo milênio
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
Comissão Intersetorial de Trabalho
DIREITOS HUMANOS Professor Doutor Guilherme Sandoval Góes.
A controladoria na empresa
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
Efeito vinculante no controle difuso e proibição ao amianto – ADI’s 3
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
17/09/2018.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 4 Burocracia Weberiana.
As funções do Estado e da Política TRABALHO COM DIREITOS DE AUTOR
Direito Processual Constitucional
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Fernando de Magalhães Furlan
SISTEMA DE SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Planejamento de Recursos Humanos
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Avaliar desempenho de servidores
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
Transcrição da apresentação:

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA

INTELIGÊNCIA Produção de conhecimentos sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência no processo decisório e na ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.

CONTRA-INTELIGÊNCIA: Adoção de medidas que protejam os assuntos sigilosos relevantes para o Estado e a sociedade e que neutralizem ações de Inteligência executadas em benefício de interesses estrangeiros.

ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

A criação da ABIN proporcionou ao Estado brasileiro institucionalizar a atividade de Inteligência, mediante ações de coordenação do fluxo de informações necessárias às decisões de Governo, no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades, aos antagonismos e às ameaças, reais ou potenciais, para os mais altos interesses da sociedade e do país.

AGF / DGF Antes: Comunismo x Capitalismo Depois: Terrorismo, narcotráfico, biopirataria, espionagem industrial e econômica e aos ilícitos transnacionais

A CRIAÇÃO DA ABIN Criação da ABIN como órgão de assessoramento direto do Presidente da República.

Lei nº Instituiu o Sistema Brasileiro de Inteligência - Sisbin e regulamentou a criação da ABIN.

Lei nº Atribuiu ao Sisbin a responsabilidade de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência do país: processo de obtenção, análise e disseminação "de informações necessárias ao processo decisório do Poder Executivo", bem como a salvaguarda da informação "contra o acesso de pessoas ou órgãos não autorizados".

Lei nº Destaca como principais fundamentos do sistema a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado democrático de direito e a dignidade da pessoa humana.

Lei nº Instituiu a ABIN como órgão de assessoramento direto ao Presidente da República e como órgão central do Sisbin, com a missão de "planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país“.

Exigência A atividade de Inteligência será desenvolvida, no que se refere aos seus limites e ao uso de suas técnicas, sempre em observância irrestrita aos princípios constitucionais.

Importância Institucionalizar a atividade de Inteligência, mediante ações de coordenação do fluxo de informações necessárias às decisões de Governo, no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades, aos antagonismos e às ameaças, reais ou potenciais, para os mais altos interesses da sociedade e do país.

ABIN - MISSÃO Coordenar as ações do Sistema Brasileiro de Inteligência. Produzir e salvaguardar conhecimentos sensíveis.

ABIN – OBJETIVO ESTRATÉGICO Desenvolver atividades de Inteligência voltadas para a defesa do Estado Democrático de Direito, da sociedade, da eficácia do poder público e da soberania nacional.

ABIN - COMPETÊNCIAS planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de Inteligência do País, obedecidas a política e as diretrizes superiormente traçadas na forma da legislação específica.

ABIN - COMPETÊNCIAS I - executar a Política Nacional de Inteligência e as ações dela decorrentes, sob a supervisão da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Conselho de Governo; II - planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o Presidente da República;

ABIN - COMPETÊNCIAS III - planejar e executar a proteção de conhecimentos sensíveis, relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade; IV - avaliar as ameaças, internas e externas, à ordem constitucional;

ABIN - COMPETÊNCIAS V - promover o desenvolvimento de recursos humanos e da doutrina de Inteligência; e VI - realizar estudos e pesquisas para o exercício e o aprimoramento da atividade de Inteligência.

ABIN – FINALIDADE E SUBORDINAÇÃO Compete à ABIN assessorar o Chefe de Estado no desempenho de suas elevadas funções, sobretudo em caráter preventivo, assegurando-lhe o conhecimento antecipado de fatos e situações relacionados ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento e segurança do país.

A ABIN TEM IDEOLOGIA? A ABIN é um ÓRGÃO DE ESTADO, não é um ÓRGÃO DE GOVERNO. A ABIN não tem qualquer vínculo político- partidário. É um instrumento de Estado, voltado para a defesa da sociedade brasileira, absolutamente apartidário. Seu compromisso ideológico é, de forma única e exclusiva, com a democracia.

A ABIN atua em duas vertentes: INTELIGÊNCIA : Por meio da produção de conhecimentos sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência no processo decisório e na ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.

E A OUTRA... CONTRA-INTELIGÊNCIA: Pela adoção de medidas que protejam os assuntos sigilosos relevantes para o Estado e a sociedade e que neutralizem ações de Inteligência executadas em benefício de interesses estrangeiros.

Essa é a rotina... Atender às necessidades do processo decisório presidencial. A ABIN atua no acompanhamento de fatos emergentes, previsíveis ou não, com o intuito de antecipar tanto oportunidades quanto possíveis ameaças ao Estado Democrático de Direito.

E isso tem controle?

Tem sim... As ações da ABIN são controladas e fiscalizadas pelos Poderes Executivo e Legislativo.

Controle Interno é no Executivo De responsabilidade da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (supervisão e execução da Política Nacional de Inteligência) e da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (CISET), que inspeciona a aplicação de verbas orçamentárias (contabilidade analítica).

No Legislativo, o Controle Externo Tribunal de Contas da União (gestão de recursos orçamentários) Comissão Mista do Congresso Nacional (ações decorrentes da Política Nacional de Inteligência).

Comissão Mista do Congresso Nacional Integrada pelas lideranças majoritárias e minoritárias do Congresso Nacional e pelos presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Publicidade Em respeito ao art. 37 da CF, a ABIN publica em extrato os atos que possam comprometer o êxito de suas atividades sigilosas.

Publicidade Isso inclui assuntos peculiares ao funcionamento da ABIN, atribuições, atuação, especificações dos cargos e a movimentação dos titulares.

Cidadão comum Se tomar conhecimento de documentos ou informações sobre as atividades e assuntos de inteligência deverá manter sigilo sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal.(CPC art. 155, I)

Questões éticas e valores ABIN desenvolve uma atividade que abrange, além de aspectos técnicos, a proposição de ética própria, ou seja, de um conjunto de valores que determina atitudes e padrões de comportamento.

Quais são eles? 1- Lealdade à Nação e, por extensão, à afirmação político-jurídica desta, o Estado; 2- Profundo sentimento de servir à causa pública e jamais a si mesmo;

3- Consciência de que o exercício da atividade de Inteligência é impessoal e apartidário; 4- Fidelidade à instituição e consciência de que os fins desta prevalecem sobre os interesses pessoais; e

Tem mais um! 5- O comprometimento com os valores éticos e morais da Agência deve ser assumido por todos os seus componentes, dentro e fora da organização.

A Ética na ABIN Preconiza que os profissionais não podem utilizar o conhecimento em beneficio próprio. O conhecimento só deve efetivar-se como poder por intermédio da autoridade destinatária e em proveito da sociedade e do Estado brasileiros.

A Ética na ABIN A seleção de novos recursos humanos e a confirmação de integrantes do quadro atual da Inteligência pautam-se, sobretudo, pelos atributos morais dos candidatos ou servidores - mais importantes que a experiência e os conhecimentos científicos.