REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e Agricultura.
Advertisements

ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Alimentação Saudável e Sustentável
Projeto NutriBem Desportivamente
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
Carne bovina A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE)
O QUE A GAROTADA COME.
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Docente, Débora Christina. Data: CRN8-7641
COMBINANDO SABERES PARA ELISA ALVARES e HELLENE SOUZA
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
05/12/2017.
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA
BALANÇO NUTRICIONAL E EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE VACAS LEITEIRAS
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Coastlands Hotel – Durban, South Africa November 2016
Recomendações nutricionais para gestantes
A agricultura e a Fome.
Orientadora: Daniela Nunes
Rotulagem Nutricional
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Saber comer.
Comer bem, para viver melhor!
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cria e Recria Novilhas – preparando para lactação
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
Diabetes Beatriz Costa Nº4 9ºA.
Consumo de peixe e saúde
Caso Clínico – Adolescente
Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco
Programa Eco - Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
2017/2018 Projeto de Educação para a saúde
30anos CENPEC.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Vamos aprender a ser saudáveis?
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
PROJETO DE PESQUISA Angelo Cataneo
NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO.
#Regrasdeouro CAMPANHAS TEMÁTICAS PARA UMA SENSIBILIZAÇÃO CONTÍNUA SOBRE AS REGRAS DE OURO Acompanhamento da implementação - Julho de 2017.
Alimentação Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/Joinville
Fornecimento de água no período crítico
POSTURA CORPORAL.
Prof. Alberto Martins Júnior
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
ALIMENTAÇÃO E CONSUMO DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS
Profa Dra Carla da Silva Santana
Carboidratos e Proteínas
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
Módulo 6: Utilização dos Papéis Gigantes para Crianças e Adolescentes
Alimentação humana Cap. 6.
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Os Oito Objetivos do Milênio
NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE 8 Módulo REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Saúde TRATAMENTO E REABILITAÇÃO NUTRICIONAL VOLUMEN II: ADOLESCENTES E ADULTOS Educação Nutricional 

Tópicos Actividades Educativas sobre Saúde, Alimentação, e Nutrição Alimentação Equilibrada Alimentação e Cuidados Especiais para Adolescentes e Adultos Portadores de HIV e/ou TB Alimentação e Cuidados de Saúde da Mulher Grávida e Lactante Alimentação e Cuidados de Saúde da Mulher Grávida e Lactante Seropositivas Importância das Hortas

Tópico 8.1 Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Objectivos da Aprendizagem Identificar os objectivos das actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Identificar os realizadores e os beneficiários das actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Enumerar os temas que devem ser abordados nas actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Textos de Apoio Texto de Apoio 8.1 Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Topico obrigatório – 40 minutos

Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Objectivos das actividades educativas Promover a mudança de comportamentos prejudiciais à saúde e a adopção de comportamentos saudáveis para permitir que o adolescente ou adulto curado não tenha reincidência de desnutrição Promover o bem estar e a produtividade do adolescente ou adulto, através de uma boa nutrição Melhorar a compreensão da importância da nutrição como factor fundamental para a promoção e protecção da saúde Contribuir para a melhoria do estado de saúde e de nutricão do paciente

Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Sugestão de temas para as actividades educativas (exemplos) Alimentação equilibrada para a família Aproveitamento e processamento dos alimentos Alimentação durante a gravidez e lactação Cuidados pré-natais e importância do acompanhamento pós- parto Planeamento familiar Suplementação com micronutrientes e desparasitação Tratamento com ARVs e anti-tuberculostáticos Interacções entre os medicamentos e os alimentos

Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição As sessões de educação nutricional devem ser acompanhadas por demonstrações práticas onde são confeccionadas refeições equilibradas, com base em alimentos localmente disponíveis.

Actividades educativas sobre saúde, alimentação, e nutrição Durante as demonstrações culinárias, deve-se Explicar o valor nutritivo dos alimentos Explicar como se compõe uma alimentação equilibrada Ensinar sobre os cuidados de higiene pessoal e higiene durante a preparação dos alimentos Discutir sobre cuidados a ter com água, e o tratamento e armazenamento da água Discutir sobre a valorização dos alimentos da região Discutir sobre tabus e crenças culturais incluindo a distribuição de alimentos/refeições dentro da família

Jogo da batata quente Diga um tema que pode ser abordado nas sessões educativas de saúde, alimentação, e nutrição.

Tópico 8.2 Alimentação equilibrada Objectivos da Aprendizagem Descrever o que é uma alimentação equilibrada Identificar os diferentes grupos de alimentos Descrever a importância de cada grupo de alimentos para a saúde Textos de Apoio Texto de Apoio 8.2 Alimentação equilibrada para a família Texto de Apoio 8.3 Exercícios Tópico obrigatório – 40 minutos

Alimentação equilibrada Alimentação equilibrada é aquela que contém uma grande variedade de alimentos, nas quantidades necessárias para satisfazer as necessidades diárias do corpo. Cada refeição principal deve conter alimentos de todos os grupos de alimentos.

Alimentação equilibrada Alimentos de base – dão energia para permitir que se realizem as actividades diárias. Incluem, por exemplo, a farinha de milho, mapira, pão, arroz, batata-doce, e banana verde, e são os que devem ser consumidos em maior quantidade, diariamente. Alimentos de crescimento – ajudam a construir os tecidos do corpo, em particular os músculos. Incluem, por examplo, a carne de vaca, galinha, leite, ovos, peixe, feijão, e amendoím, e devem complementar os alimentos de base nas principais refeições.

Alimentação equilibrada Alimentos protectores – ajudam a fortalecer as defesas do corpo contra o que é prejudicial para a saúde. Incluem, por exemplo, as frutas como a banana, manga, papaia, e os vegetais como as folhas verdes (de mandioca, moringa), e feijão-verde, e devem ser incluídos sempre que possível nas refeições e lanches. Alimentos de energia concentrada – enriquecem o valor energético das refeições, sem aumentar o seu volume. Incluem, por exemplo, óleos vegetais, gorduras animais, açúcar, e amendoim e são particularmente importantes para a recuperação do peso em adolescentes e adultos desnutridos.

Alimentação equilibrada A alimentação equilibrada é aquela que contém uma grande variedade de alimentos, nas quantidades necessárias para satisfazer as necessidades diárias do corpo.

Texto de Apoio 8.3 Exercício: alimentação equilibrada Responda com V as afirmações verdadeiras e F as falsas: A alimentação equilibrada é aquela que contém uma grande variedade de alimentos em quantidades inferiores às necessidades diárias do corpo. Alimentos protectores enriquecem o valor energético das refeições, sem aumentar o seu volume. Alimentos de base dão energia para permitir que se realizem as actividades diárias. Alimentos protectores incluem frutas e vegetais. 10 minutos para resolução.

Exercício cont.. Responda com V as afirmações verdadeiras e F as falsas: A alimentação da família deve consistir de 3 refeições principais (matabicho, almoço, e jantar) e 2 lanches entre as refeições. Entre os adolescentes e os adultos, as mulheres em idade fértil são as menos vulneráveis à desnutrição. O amendoím e a castanha de caju tanto são alimentos de crescimento como são alimentos de energia concentrada. Uma refeição equilibrada é aquela que contém pelo menos um alimento de cada grupo de alimentos.

Respostas do Exercício do Texto de Apoio 8.3 alimentação equilibrada A alimentação equilibrada é aquela que contém uma grande variedade de alimentos em quantidades inferiores às necessidades diárias do corpo. Falsa Alimentos protectores enriquecem o valor energético das refeições, sem aumentar o seu volume. Falsa Alimentos de base dão energia para permitir que se realizem as actividades diárias. Verdadeira Alimentos protectores incluem frutas e vegetais. Verdadeira A alimentação da família deve consistir de 3 refeições principais (matabicho, almoço, e jantar) e 2 lanches entre as refeições. Verdadeira Entre os adolescentes e os adultos, as mulheres em idade fértil são as menos vulneráveis à desnutrição. Falsa O amendoím e a castanha de caju tanto são alimentos de crescimento como são alimentos de energia concentrada. Verdadeira Uma refeição equilibrada é aquela que contém pelo menos um alimento de cada grupo de alimentos. Falsa

Tópico 8.4 Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Objectivos da Aprendizagem  Descrever as necessidades nutricionais de adolescentes e adultos com HIV e/ou TB Identificar as mensagens nutricionais que devem constar das sessões de educação nutricional para pacientes adultos ou adolescentes portadores de HIV e/ou TB Textos de Apoio Texto de Apoio 8.4 Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Tópico obrigatório – 35 minutos

Necessidades nutricionais de pacientes infectados pelo HIV e ou TB Tópico 8.4 Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Necessidades nutricionais de pacientes infectados pelo HIV e ou TB Assintomáticos Aumento de 10% das necessidades energéticas Sintomáticos Aumento de 20% a 30% das necessidades energéticas

Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Para além da educação nutricional que deve ser dada a todos os adolescentes e adultos no geral, as sessões de educação nutricional para portadores de HIV e/ou TB devem conter as seguintes mensagens: Comer uma quantidade maior de alimentos, fazendo pequenas refeições frequentes ao longo do dia. De preferência consumir no mínimo 3 refeições principais e 2 lanches.

Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Comer refeições enriquecidas com alimentos de energia concentrada, pois isto permitirá aumentar o valor energético da refeição sem aumentar o seu volume. Comer uma variedade de alimentos, para que possa dar ao corpo todos os nutrientes de que precisa. Fazer consultas e avaliações nutricionais regulares, pois a perda de peso grave pode ser um sinal de deterioração do estado de saúde.

Alimentação e cuidados especiais para adolescentes e adultos portadores de HIV e/ou TB Beber muita água tratada (fervida, filtrada, ou tratada com hipoclorito de sódio, e.g. Certeza ) e armazenada de forma segura, sempre que tiver sede, entre as refeições e ao longo do dia. Beber água imprópria aumenta o risco de contrair infecções oportunistas, o que debilita ainda mais o estado de saúde. Exercitar regularmente e continuar com as actividades diárias, pois isto torna-o mais alerta, alivia a preocupação (stress), estimula o apetite, fortalece e desenvolve os músculos e ossos, e fortalece o sistema de defesa.

Tópico 8.4 Alimentação e cuidados de saúde da mulher grávida e lactante Objectivos da Aprendizagem Identificar as mensagens-chave para a educação nutricional das mulheres grávidas e lactantes Textos de Apoio  Texto de Apoio 8.5 Alimentação e cuidados de saúde da mulher grávida e lactante Tópico obrigatório – 40 minutos

Tópico 8.4 Alimentação e cuidados de saúde da mulher grávida e lactante A gravidez e o período de amamentação exigem muito da mãe, pois ela tem de alimentar a si e à criança. Uma mãe adolescente precisa de se alimentar ainda melhor pois os nutrientes precisam de ser suficientes para promover o crescimento da mãe e do bebé. As mulheres gravidas e lactantes para alem das mensagens dadas nas sessões de educação nutricional devem receber mensagens educativas específicas para cada uma destas fases (gravidez e lactação).

Tópico 8.5 Cuidados nutricionais especiais para mulheres grávidas e lactantes seropositivas Objectivos da Aprendizagem Conhecer os cuidados nutricionais que devem ser oferecidos as mulheres grávidas e lactantes seropositivas Textos de Apoio Texto de Apoio 8.6 Cuidados nutricionais especiais para mulheres grávidas e lactantes seropositivas Tópico obrigatório – 35 minutos

Tópico 8.5 Cuidados nutricionais especiais para mulheres grávidas e lactantes seropositivas Refira os participantes para o Texto de Apoio 8.6 para informações sobre os cuidados que as mulheres gravidas e lactantes, que sejam seropositivas, devem ter.

Jogo de memorização Que mensagens constam no Texto de Apoio 8.6? 25 minutos para resolução

Tópico 8.6 Importância das hortas Objectivos da Aprendizagem Saber a importância das hortas familiares Textos de Apoio Texto de Apoio 8.7 Importância das hortas familiares Tópico obrigatório – 35 minutos

Importância das hortas familiares Podem assegurar a produção e ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais Podem permitir a produção de alimentos suficientes para o consumo da família e para venda

Tópico 8.7 Revisão do módulo Dúvidas? Que tópicos foram abordados neste módulo? Qual era o conteúdo de cada tópico? Topico opcional – 30 minutos

Tópico 8.7 Revisão do módulo Complete a frase: “A partir de hoje, para melhorar a educação nutricional dos pacientes desnutridos, eu…”. Jogo.