PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUAÍ ORIENTADORA DE ESTUDOS: JANINE MACEDO

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Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUAÍ ORIENTADORA DE ESTUDOS: JANINE MACEDO E. M. VER. TACIANO FERNANDES NUNES PROFESSORA: IARA CORTES NOVEMBRO / 2013

Prática sem teoria: blá blá blá x ativismo? TURMA: GUIMARÃES “VEREDAS” ROSA

João Guimarães Rosa "Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens."

1 SUPERVISORA e 9 ORIENTADORAS DE ESTUDOS / COORDENADORAS 264 turmas de Alfabetização Em média 5 escolas e 30 turmas para cada Coordenadora Em média 30 alfabetizadoras para cada Orientadora de Estudos

E.M. VER. TACIANO F. NUNES NOME DA DIREÇÃO: Waldemira Machado de Oliveira e Ilma Pereira de Mello. NOME DA COORDENAÇÃO: Mariângela Conceição Alves e Rosângela Cristina Bastos dos S. Renda. SEGMENTO DE ESCOLARIDADE: 2º ano NÚMERO DE ALUNOS: 24 alunos alfabéticos 04 alunos com valor sonoro

Práticateoria: todo educador é um sonhador político. PROFESSORA: IARA TURMA : 202 Práticateoria: todo educador é um sonhador político.

Alfabetização e Linguística Luiz Carlos Cagliari O livro desperta os educadores para a necessidade de conhecer e considerar na sua prática escolar todos os fatores envolvidos no processo de alfabetização.

A realidade linguística da criança. O que a escola ensina? O certo, o errado e o diferente. O mundo da escrita... “... a escola ensina a escrever sem ensinar o que é escrever, joga com a criança sem lhe dizer as regras do jogo.”

A fala “ Se a escola tem por objetivo ensinar como a língua funciona, deve incentivar a fala e mostrar como ela funciona.”

A escrita “O ensino do Português tem sido fortemente dirigido para a escrita, chegando mesmo a se preocupar mais com a aparência da escrita do que com o que ela realmente faz e representa.”

A leitura “Uma escola que não lê muito para seus alunos e não lhes dá a chance de ler muito, está fadada ao insucesso...”

PINTANDO COM CANDIDO PORTINARI Momento de grande aprendizagem e criatividade.

CRIAÇÕES ARTÍSTICAS Conhecer a obra de um grande pintor brasileiro foi maravilhoso, descobrimos vários pintores!

Vídeo: Portinari e a infância – Retratos da Infância

Perspectiva emancipatória para a relação aluno/professor. Refletir nas teorias e práticas envolvidas neste processo. Discutir sobre atividades que possibilitem ao aluno/leitor/escritor uma aprendizagem significativa para a construção de seu conhecimento em relação a sua função social e ao mundo. Propor a estimulação do desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno, por meio de discussões que visem ao confronto de ideias e à compreensão/expressão dos sentidos atribuídos, não como roteiros questionários ou fichas de leitura predefinidas a fim de que ele se familiarize e desenvolva maior competência na leitura e na escrita de forma interativa, contextualizada e muito bem planejada. Questionar se as metodologias de reprodução ou transcrição que exigem apenas a execução permitem o criar e recriar, se integram a uma sociedade reflexiva e complexa.

Cada aluno criou seu desenho, colocando nome a sua obra Cada aluno criou seu desenho, colocando nome a sua obra. Neste momento os alunos também questionaram os desenhos de seus colegas perguntando o motivo do nome.

Fiquei emocionada com o depoimento dos alunos Fiquei emocionada com o depoimento dos alunos. Sinal que o trabalho atingiu o objetivo.

Tenho certeza que UMA ALFABETIZAÇÃO QUE busca realmente o interesse e envolvimento de todos, terá uma grande resposta. Iara Cortes “Na tela o pintor joga suas tintas Para fazer de seus desenhos O mundo mais colorido atraído. Uma bela poesia saída do pincel.” Anna A Flor de Lis