OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
PROJETO: DIA DAS MÃES.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
Bem-vindos, Estudantes! Nome do Professor. Horário da Turma 8:20 - 8:45Início das aulas, registo de presenças 8:45 - 9:30Leitura e escrita 9: :15Ortografia.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Reunião Administrativa e Pedagógica C. E. I. M. MIRIAN GONÇALVES CÉSAR RIBEIRO Caetanópolis, 15 de Fevereiro de 2017.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Conhecendo o meu corpinho
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Nome do Professor – X Série
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: De onde vem o alface?
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
Projeto Empreendedorismo
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Projeto: O Bichinho da Corrupção
Informações importantes
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Diversidades Culturais:
Brincando com a tabuada
Informações importantes
Jovens Empreendedores
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
Cristiele Borges dos Santos Sissa Catarina Müller
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
LIGA DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
Bem-vindos, alunos! Nome do professor.
Luciane Silveira Miranda de Lima
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Matemática na Prática.
Dicas de como orientar seus estudos
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Transcrição da apresentação:

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Escola: Colégio COC Sorocaba – Santa Rosália Cidade: Sorocaba (SP) Categoria: Práticas pedagógicas Professor responsável: Joana Robles Saez

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Natureza do projeto O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com as famílias, funcionando em sistema de rodízio. Toda sexta-feira, uma criança leva para casa um dos amigos do COC (Zula, Leco ou Jota) e um diário onde os pais relatam como foi vivenciar a atividade sugerida pela personagem (também fazem colagem de fotos). Nesta proposta é muito importante que os pais se envolvam e participem juntamente com os filhos. O projeto procura reforçar conteúdos que constam do material didático (Sistema COC). Oferece ainda a oportunidade à criança de conhecer conceitos relacionados à Matemática, Ciências e Linguagem, por meio de atividades lúdicas, dando continuidade, em casa, ao aprendizado iniciado na escola.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Objetivos ou resultados esperados do projeto O projeto apresenta os seguintes objetivos: Envolver a criança e sua família com os personagens Zula, Leco e Jota; Criar sentimentos de afeto e carinho entre o aluno, a personagem e os pais; Promover a aproximação aluno, escola e família; Possibilitar condições lúdicas para refletir e brincar sobre conteúdos matemáticos, linguagem e ciências. Elaborar registros da vivência em forma de diário.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Objetivos ou resultados esperados do projeto: Zula: - Possibilitar que a criança faça um bom uso do dinheiro. Leco: - Envolver alunos e pais nas questões ambientais; - Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas com a sua família; - Observar o processo de crescimento da planta.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Objetivos ou resultados esperados do projeto: Jota: - Incentivar a leitura com a família, tornando-a um ato prazeroso; - Conhecer histórias variadas; - Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Fases de Implementação / Cronograma 1ª etapa (MARÇO) a) Desde o primeiro dia de aula, os alunos têm contato com os personagens “Amigos do COC”, através do material didático impresso e também no Portal. As professoras do Infantil II (crianças na faixa etária de 5 anos), trabalharam com os personagens, de acordo com a área de conhecimento que caracteriza cada um. b) A personagem Zula gosta de matemática, artes marciais e videogame. É estudiosa e está sempre conectada. c) O personagem Leco gosta de ciências e é apaixonado pela natureza. É muito curioso, engraçado e está sempre de bem com a vida. d) O personagem Jota é comunicativo e bastante responsável. Adora ouvir histórias de contos de fadas e aventuras. e) A escola providenciou a confecção da miniatura dos personagens (tecido, 45 cm, cabelo de lã). Providenciamos um diário para registro da atividade pelos alunos e pais. As professoras propuseram uma atividade, adequada à faixa etária.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Fases de Implementação / Cronograma 2ª etapa (ABRIL) Depois de um sorteio, o aluno leva o personagem Zula, Leco ou Jota para casa durante um final de semana. Ao levar para sua residência, o aluno, juntamente com a família, tem que fazer a atividade enviada, junto com o personagem. A atividade da Zula consiste em levar um “dinheirinho” no valor de 10 reais para a família fazer a troca para dinheiro “de verdade”. A criança poderá comprar o que quiser naquele final de semana e os pais acompanharão no preenchimento de uma folha que será enviada, descrevendo o que o filho comprou, quanto gastou, se houve troco, se faltou dinheiro, etc. Na segunda-feira a criança deverá compartilhar a sua vivência, relatando aos amigos como foi. O troco que sobrou (“dinheirinho”), ficará guardado em um cofrinho na sala de aula, pois no final faremos a soma de quanto a turma conseguiu economizar.

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA Fases de Implementação / Cronograma 2ª etapa (ABRIL) A atividade do Leco consiste em levar a muda de uma árvore de pequeno porte para plantar, juntamente com a família, que irá se responsabilizar pelos cuidados diários com a planta. A atividade do Jota consiste na família contar a história do “Pinóquio” para seu filho, utilizando o material enviado (cenário em forma de tapete e sete personagens da história, em forma de dedoches). A criança também deverá fazer o registro na “ficha da leitura”. Os pais relatam no diário como foi a vivência, escrevendo e colando fotos.

AMIGOS DO COC – DIÁRIO DA ZULA Fases de Implementação / Cronograma 3ª etapa (ABRIL) Na segunda-feira, ao retornar para a escola, o aluno traz o boneco e a professora lê o relato feito pelos familiares e compartilha as fotos enviadas pela família com os demais. 4ª etapa (MAIO): Nos dias 18, 19 e 22, em parceria com a Pearson, o colégio agendou com o departamento de marketing, a visita dos bonecos até a nossa escola. Os alunos puderam conhecer “de perto” os três personagens: Zula, Leco e Jota. Os alunos participaram de várias atividades, só que agora, juntamente com os amigos e professoras.

AMIGOS DO COC – DIÁRIO DA ZULA Especificação do gasto Custo previsto Especificação do gasto Valor Adesão ao boneco R$ 240,00 Transporte dos bonecos R$ 1.000,00 Compra da pasta (diário) R$ 22,95 Materiais para decoração R$ 30,00 Total R$ 1.292,95

Conhecendo os personagens “Amigos do COC”

Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade da Zula.

Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade do Jota.

Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade do Leco.

Boneco sendo entregue às famílias.

Registro da atividade com a família.

Compartilhando os relatos feito pelos familiares com a professora e os amigos.

Conhecendo os personagens “de perto”.

Zula brincando de “bingo” com as crianças. Leco ajudando as crianças a encontrar seres vivos com o auxílio da “lupa”. Zula brincando de “bingo” com as crianças.

Jota ouvindo a história “Peppa” juntamente com as crianças. A Zula, o Leco e o Jota conheceram até os pais e mamães na saída do Colégio.

Obrigado!