Gestão em Saúde – Introdução à Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Luís Todo Bom 7ª Aula Organização e Implementação de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
GESTÃO DE PESSOAS A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL Professora Raquel Palhano.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Processo Administrativo
Posted on 22 de janeiro de 2013 by FIPECAFI
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Fundamentos de Administração Introdução
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Princípios Administrativos
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
Definição da Estratégia Organizacional
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Áreas de Especialização da Gerência de Projetos
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Professor Norival Carvalho Cunha
Instrumentos Utilizados
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Processo e gestão administrativa
Introdução à Administração
Gestão Estratégica de Operações
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL
Curso Técnico em Agroecologia
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
Prof. Dagoberto e Profa. Sandra
Gestão em Saúde – Gestão da Carreira do Profissional da Saúde
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Gestão de Pessoas.
Gestão Estratégica em Logística
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Funções de administração
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Planejamento Estratégico em Logística
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Operações
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Gestão em Saúde – Panorama Histórico da Gestão em Saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Transcrição da apresentação:

Gestão em Saúde – Introdução à Gestão Prof. Arruda Bastos arrudabastos@gmail.com (85) 99925.1122

Gestão em Saúde 1. Apresentação da Disciplina / Plano de Aula / Apresentação Discente e Docente; 2. Introdução à Gestão; 3. Panomara Histórico da Gestão em Saúde; 4. Gestão da Imagem do Profissional da Saúde; 5. Gestão da Carreira do Profissional da Saúde;

Gestão em Saúde 6. Prova NP 1 7. Sistema Único de Saúde – SUS – Introdução, Regulação e Controle Social; 8. Sistema Único de Saúde – SUS – Financiamento; 9. Sistema Único de Saúde – SUS – Avanços e Desafios; 10. Medicina Suplementar e Órgãos Reguladores;

Gestão em Saúde 11. Seminário; 12. Prova NP2 13. Responsabilidade Social e Ética em Saúde; 14. Gestão de Serviços, Sistemas e Secretarias de Saúde; 15. Política de Saúde no Ceará;

Gestão em Saúde 16. Gestão de Pessoas e o Profissional da Saúde (Celetista, Estatutário, Liberal e os Tributos); 17. Aspectos Jurídicos (Judicialização e Erros na Área da Saúde); 18. Mercado de Trabalho Para o Profissional da Saúde; 19. Prova NP 3; 20. Seminário Final.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 1. Processo que visa atingir os objetivos e as metas, de forma eficiente e eficaz, através de organização, planejamento, liderança e controle.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 2. É a ação e o efeito de administrar um determinado negócio, é o ato de gerir, administrar, gerenciar uma empresa, instituição, entidade, carreira, saúde e tudo que existe.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 3. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar. A gestão envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para concretizar um projeto.

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: Em 5000 a.c.: na Suméria, registravam-se as primeiras colheitas de cereais. Em 4000 a.c.: no Egito, planificaram, organizaram e dirigiram milhares de trabalhadores na construção das pirâmides. Em 2300 a.c.: o código de Hamurabi regulava as relações de troca, o comportamento, as relações interpessoais, as remunerações, as punições, entre outros. Em 500 a.c., os chineses introduziram o princípio da especialização, um organismo governamental com três departamentos – contabilidade, segurança e produção.

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: No século XVIII deu-se a revolução industrial, na qual se realçou a riqueza das nações de Adam Smith – a divisão do trabalho (fábricas). O Império Romano não seria possível sem organização e gestão, assim como os descobrimentos, as guerras, etc. As organizações e a prática da gestão foram, são e serão sempre influenciados pelas forças políticas, econômicas, sociais e tecnologias vigentes.

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: Gestão Administrativa Gestão Financeira Gestão de Produção Gestão de Materiais Gestão de Marketing

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: Gestão de pessoas (RH) Gestão Sistêmica Gestão de Sistemas de informação Gestão de Projetos Gestão da Qualidade Gestão Ambiental Gestão em Saúde

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 1. Planejamento; 2. Organização; 3. Liderança; 4. Controle.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 1. Planejamento: envolve a definição dos objetivos e das metas, a decisão sobre as tarefas a realizar e a seleção dos recursos (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos) necessários para atingir as metas e objetivos delineados.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 2. Organização: traduz a forma como a empresa vai desenvolver a sua atividade para concretizar o que planeou; consiste na atribuição de tarefas, no agrupamento das tarefas em órgãos, na delegação de autoridade e responsabilidade e na distribuição de recursos pela empresa.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 3. Liderança: consiste em dirigir, influenciar e motivar os membros da organização para que todos contribuam para que as metas e objetivos delineados sejam atingidos.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 4. Controle: monitorização de atividades e das pessoas afeitas a essas atividades; verificação do atingimento de metas e objetivos (ou se estão em vias de ser atingidos); fazer as correções.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: Conceituais; Humanas; Técnicas.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: Conceituais: capacidade de ver e agir na organização como um todo, as suas componentes e relações entre elas; requer a capacidade de pensar estrategicamente; são fundamentais na gestão superior.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, quer individualmente quer como um membro integrado de uma equipe; fundamentais na gestão superior.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: Técnicas: compreensão e proficiência de tarefas específicas (métodos, técnicas, outros conhecimentos); tem um peso menor na gestão superior.

Introdução à Gestão Novas competências de um Gestor: Liderança partilhada; Delegação de poderes; Estabelecimento de relações de colaboração; Construção de equipes; Aprendizagem.

Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza Estratégica; Tática; Operacional.

Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza Estratégica - Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos. É de responsabilidade da direção superior da empresa.

Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza Tática - Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações, etc). Responsabilidade dos executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza Operacional – Objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos. É de responsabilidade dos chefes de departamento (nível baixo).

Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Tempo Longo prazo Médio prazo Curto prazo Gestão / Planejamento: Nível Macro Micro Misto

Obrigado! Prof. Arruda Bastos