Introdução Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Gerenciamento dos recursos humanos. Gerenciamento de RH Planejamento dos Recursos Humanos. Mobilização da Equipe do Projeto. Desenvolvimento da Equipe.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades.
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
PLANO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS - PFG
Fundamentos de Administração Introdução
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Introdução a Engenharia de Alimentos
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto
Estudando para o ENEM de forma invertida
Introdução a Gestão de Projetos de TI
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Planejamento de Sistemas Complexos
Definição da Estratégia Organizacional
Economia Solidária no Brasil
Gestão estratégica.
Distribuição Física.
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Gestão de Negócios aula 2
Profa. Mestre Marta Ajej
Documentos e Propostas legais
Ciência & Engenharia da Computação
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Gestão de Produtos e Marcas
O conceito básico da Agenda 21
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Professor Douglas Pereira da Silva
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
POR ONDE COMEÇAR???. 1º NIVEL PRE-CALCULO QUIMICA GERAL PRATICA DE LEITURA E ESCRITA I CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE VETORES E GEOMETRIA ANALITICA.
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Prof. Carlos Eduardo Turino
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC
Introdução ao Projeto na Engenharia
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Projeto mecânico Introdução Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

Introdução Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng. Projeto mecânico Introdução Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng.

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades A missão do engenheiro é encontrar soluções para problemas técnicos. Para tanto ele se baseia em conhecimentos das ciências naturais e da engenharia e leva em conta as condicionantes materiais, tecnológicas e econômicas. bem como restrições legais, ambientais e aquelas impostas pelo ser humano. As soluções precisam atender aos objetivos pré-fixados e autopropostos. Apos seu esclarecimento, os problemas são convertidos em sub-tarefas concretas que o engenheiro terá pela frente durante o processo de desenvolvimento do produto. Isto ocorre tanto no trabalho individual quanto no trabalho em equipe, no qual é realizado desenvolvimento interdisciplinar de produtos. Na busca da solução e no desenvolvimento de um produto o projetista, sinônimo para engenheiro de desenvolvimento e engenheiro de projeto. atua numa posição relevante e responsável. Suas ideias, conhecimentos e talento determinam as características técnicas, econômicas e ecológicas do produto perante o fabricante e o usuário.

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades Desenvolver e projetar são atividades de interesse da engenharia que: Abrangem quase todos os campos da atividade humana; Aplicam leis e conhecimentos das ciências naturais; Adicionalmente se apoiam no conhecimento pratico especializado; são em grande parte exercidas sob responsabilidade pessoal; Criam os pressupostos para a concretizarão de ideias da solução.

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades Do ponto de vista da psicologia do trabalho, projetar é uma atividade intelectual, criativa, que requer uma base segura de conhecimentos nas áreas de matemática, física, química, mecânica, termodinâmica, mecânica dos fluídos, eletrotécnica, assim como de tecnologias de produção, ciência dos materiais e ciência do projeto, como também conhecimentos e experiências no campo a ser trabalhado. Concomitantemente, força de vontade, prazer em decidir, senso econômico, perseverança, otimismo e disposição em fazer parte de equipes são qualidades úteis. Porém imprescindíveis para projetistas em postos de responsabilidade.

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades Do ponto de vista metodológico, projetar é um processo de otimização com objetivos predeterminados e condicionantes em parte conflitantes. Os requisitos variam em função do tempo, de modo que uma solugao de projeto só pode ser objetivada ou almejada de maneira otimizada, sob as condicionantes existentes na época da solicitação. Do ponto de vista organizacional, o projeto participa de forma significativa do ciclo de vida de um produto. O ciclo inicia por uma demanda do mercado ou por uma vontade, começando pelo planejamento do produto e, após a sua utilização, terminando na reciclagem ou num outro tipo de descarte. Esse processo também representa uma geração de valor desde a ideia até o produto, onde o projetista somente consegue levar a cabo sua tarefa, se trabalhar em estreita colaboração com outras áreas e pessoas de outras especialidades.

O Engenheiro Projetista Tarefas e Atividades

O Engenheiro Projetista As tarefas e atividades do projetista são influenciadas por diferentes aspectos: Origem das tarefas: principalmente para produtos em série, as tarefas são preparadas pelo planejamento do produto que, além de outras atividades, deverá efetuar uma apurada pesquisa de mercado (cf. 3.1). O elenco dos requisitos elaborado pelo planejamento do produto frequentemente ainda deixa aberto um amplo espago para as soluções do projetista. Organização da empresa: a organização de um processo de desenvolvimento ou de projeto se orienta primeiramente pela organização geral da empresa

O Engenheiro Projetista As tarefas e atividades do projetista são influênciadas por diferentes aspectos: Novidade: projetos novos para novas formulações de tarefas e novos problemas são realizados utilizando novos princípios de solução. Tais princípios poderão resultar de uma seleção e combinação de princípios e tecnologias conhecidas. Caso contrário, terá que ser adentrada área técnica nova. Inclusive nos casos em que colocações de tarefas conhecidas ou ligeiramente modificadas são solucionadas com o emprego de novos princípios de solução. Estes serão considerados como projetos novos. Geralmente, tais projetos requerem a passagem por todas as fases de um projeto, envolvimento de princípios físicos e de engenharia de processos, assim como uma abrangente elucidação técnica e econômica do problema. Projetos novos podem referir-se tanto a um produto completo ou somente a subconjuntos ou peças.

O Engenheiro Projetista As tarefas e atividades do projetista são influênciadas por diferentes aspectos: Quantidade de peças: projetos para produção individual ou de série reduzida. Em função da inexistência de protótipo, requerem para fins de redução dos riscos uma previsão reforçada de todos os processos físicos e dos detalhes de configuração onde a contabilidade e a segurança em serviço são frequentemente prioritárias perante otimizações de natureza econômica. Tarefas para produções em série e especialmente produções em massa requerem execução conscienciosa, com auxilio de modelos de construção e de protótipos, principalmente quanto a adequada durabilidade e também com relação aos aspectos econômicos. Para tanto, em parte são necessárias várias etapas de desenvolvimento.

O Engenheiro Projetista Desenvolvimento passo a passo de um produto em série

O Engenheiro Projetista As tarefas e atividades do projetista são influenciadas por diferentes aspectos: Objetivos: a solução dos problemas ou das tarefas orienta-se pelos objetivos a serem otimizados, levando em conta as condicionantes restritivas prefixadas. Assim, novas funções, maior durabilidade, custos menores, problemas específicos de produção, novos requisitos ergonômicos e muitas outras coisas podem ser, isoladamente ou de forma combinada o objetivo de um desenvolvimento..

O Engenheiro Projetista A posição dentro da empresa:

O Engenheiro Projetista A posição dentro da empresa:

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Métodos atuais: Engenharia de sistemas

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Métodos atuais: Engenharia de sistemas

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa convencional

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de dupla embreagem

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de dupla embreagem

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de dupla embreagem

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de dupla embreagem

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de câmbio automática

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa de câmbio automática

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa CVT

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Exercício da caixa de câmbio Caixa CVT

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Métodos atuais: Engenharia de sistemas

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Métodos atuais: Engenharia de sistemas

Procedimento metódico para desenvolvimento de um produto Métodos atuais: Engenharia de sistemas