PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues.
Classificação dos Métodos de Ensino:
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Curso - Avaliação e Aprendizagem
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Química Telúrica Escola: Colégio São Francisco Cidade: Passos (MG) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Pedro Henrique Severino.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Minha terra encanta o mundo inteiro
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Projeto Empreendedorismo
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Tenham Um Dia Maravilhoso!
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Informações importantes
Apresentação do projeto
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Coordenadora de Tc : Cíntia da Costa Souza
Informações importantes
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Jovens Empreendedores
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
UNIDADE 4 – O Processo Estratégico: Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
1.

Observatório de Ensino e Aprendizagem
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Gestão Estratégica de Operações
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Gestão Estratégica de Operações
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Transcrição da apresentação:

PROJETO

NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa

NEUROEDUCAÇÃO Natureza do projeto Observamos que os alunos possuem dificuldades de concentração por serem emocionalmente incapazes de gerenciarem conflitos, como o bullying, mau uso da internet, violência, baixa autoestima, stress. Pesquisas também demonstraram que aspectos emocionais, como autoconfiança e força de vontade, são tão ou mais importantes para o aprendizado do que as capacidades cognitivas: atenção, memória e organização. Portanto, com a implantação do projeto NEUROEDUCAÇÃO e estabelecendo PARCERIA e envolvimento entre FAMÍLIA e ESCOLA, poderemos abrir caminhos SOCIOEMOCIONAIS saudáveis, colaborando para que crianças e adolescentes do nosso colégio sejam capazes de se recuperar mais rapidamente de experiências negativas.

NEUROEDUCAÇÃO Objetivo do projeto O objetivo maior da proposta é disseminar melhorias operacionais na sala de aula. A qualidade de vida dos alunos e da família a partir deste projeto vai resultar em uma turma de MAIOR RENDIMENTO pedagógico por disciplina e os alunos saberão GERENCIAR as EMOÇÕES e a MELHORAR as RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS.

NEUROEDUCAÇÃO Estratégias do projeto CABERÁ AO COORDENADOR orientar os professores na elaboração dos planejamentos, com aulas focadas no ENEM, SIMULADOS. Estas aulas deverão ser elaboradas utilizando recursos tecnológicos como lousa digital, internet (COSMO, CLASSBUILDER, YOUTUBE), smartphone, google drive... Serão realizadas filmagens das aulas e estas divulgadas no youtube para que os alunos tenham acesso ao que foi abordado em sala e possa revisar em casa. Professores também farão o resumo da aula como AULA DADA, CONTEÚDO APRENDIDO. Os alunos poderão receber o resumo impresso, através de redes sociais ou fotografar o resumo do quadro, com a autorização, o planejamento do professor.

NEUROEDUCAÇÃO Fases de Implementação Divulgação: Apresentação do projeto aos diferentes grupos de abrangência do mesmo (alunos, pais e professores). Execução das ações: Diagnóstico de cada contexto. Embasamento teórico em pesquisas ou conhecimentos externos. Construção interdisciplinar. Envolvimento dos alunos. Definição clara e explicitação dos resultados esperados. Flexibilidade para a colher situações a serem trabalhadas. Checagem dos resultados: Autoavaliação e avaliação em grupo para promover a fala e a escuta de todos. Utilização de tecnologias para o acompanhamento e monitoramento de forma personalizada. Ação e Entrega dos Resultados: Avaliar os RESULTADOS, pois se deseja que os alunos nas Avaliações Nacionais e nos Simulados, alcancem uma média final de 60% e em cada disciplina do currículo, nas avaliações elaboradas pelos docentes do Colégio Estimoarte, tenham uma média final da turma de 8,0 (oito). A PARTIR DE RESULTADOS POSITIVOS TEREMOS A FIDELIZAÇÃO DOS ALUNOS E TAMBÉM AMPLIAREMOS A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS.

NEUROEDUCAÇÃO Cronograma 1.Divulgação: Outubro/16 a Fevereiro/17. O setor administrativo fará a preparação da equipe de matrículas, para que o projeto seja apresentado aos novos clientes. Março/17. Apresentação do projeto aos diferentes grupos de abrangência do mesmo (alunos, pais e professores). 2. Execução das ações: Março à Setembro/17. Diagnóstico de cada contexto. Embasamento teórico em pesquisas ou conhecimentos externos. Construção interdisciplinar. Envolvimento dos alunos. Definição clara e explicitação dos resultados esperados. Flexibilidade para a colher situações a serem trabalhadas. 3. Checagem dos resultados: Outubro/17. Autoavaliação e avaliação em grupo para promover a fala e a escuta de todos. Utilização de tecnologias para o acompanhamento e monitoramento de forma personalizada. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Novembro/17. Avaliar os RESULTADOS, pois se deseja que os alunos nas Avaliações Nacionais e nos Simulados, alcancem uma média final de 60% e em cada disciplina do currículo, nas avaliações elaboradas pelos docentes do Colégio Estimoarte, tenham uma média final da turma de 8,0 (oito). A PARTIR DE RESULTADOS POSITIVOS TEREMOS A FIDELIZAÇÃO DOS ALUNOS E TAMBÉM AMPLIAREMOS A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS.

Especificação do Investimento NEUROEDUCAÇÃO Orçamento Especificação do Investimento Valor Materiais de escritório R$ 150,00 Materiais de divulgação R$ 300,00 Investimento com o Cosmo (Custo Anual - Incluso na Mensalidade do Aluno) R$ 34.147,40 Curso Despertar o Autoconhecimento Superando Limites para Alunos (48 Pessoas - 2016) (Incluso na Mensalidade do Aluno o investimento individual) R$ 7.380,00 Curso Despertar o Autoconhecimento Superando Limites para Pais (21 Pessoas - 2016) (Pais arcam com o investimento individual) R$ 3.228,75 Curso Despertar o Autoconhecimento Superando Limites para Professores e Cônjuges (19 Pessoas - 2016) R$ 2.921,25 TOTAL DE INVESTIMENTO DO PROJETO R$ 3.371,25

PESQUISAS PROJETO 2016

REGISTROS PROJETO 2016

“O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso, algo da ordem socioemocional”. (Anita Abed - Consultora da Unesco) Obrigado!