MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Marketing. 1. Marketing 1.1 O que é marketing? American Marketing Association: Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação.
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
 Muitas pessoas acreditam que não existe uma fórmula ou uma técnica para se vender bem; outros acreditam que a habilidade com vendas é um talento natural.
Gestão Comercial e Projetos de Vendas. MikroTik Juniper Ubiquiti.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Tópicos Especiais de Administração Rede de Negócios.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
1 Desenvolvimento, Teste e Lançamento de Produtos –Teste de mercado após desempenho funcional e psicológico prova de uso mercado –Comercialização verbas.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Administração de Empresas
Viva3V Especialista Marketing Digital
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Marketing é aliado do Jornalismo conceitos iniciais Anne Festucci UDC 2017.
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
COMEX EMPREENDEDORISMO
Gestão Estratégica de Custos
Prof. José Paulo Hernandes
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
\\ Titulo do eBook Nome ou Marca da Empresa | Site | Midias Sociais.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Administração de serviços 7º período
O PLANO DE MARKETING.
Fone/fax.: (11)
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Diretrizes Apresentação formal por agência
Administrando a Comunicação de Marketing
Gestão estratégica.
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Administração de Serviços mestranda Ana Paula Cossmann
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Gestão de Negócios aula 2
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Gestão Estratégica de Clientes
Administração de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Douglas Pereira da Silva
Processo e gestão administrativa
Formação de equipes Definição do problema Proposta de solução
EMPREENDEDORISMO Daniel Viáfora.
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Professor Douglas Pereira da Silva
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Matéria: Tecnologia da Informática Prof
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA VENDAS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Pronatec – Capetinga MG.
Administração de Marketing
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Execução e Controle
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Marketing para web.
GESTÃO DE CARTEIRA CRÉDITO PF E PJ
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
As Organizações Vistas como Culturas
Título da Reunião da Empresa
O segredo para um marketing de resultados
Transcrição da apresentação:

MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT Anne Festucci UDC 2017

Quais são os objetivos do Marketing?

Os objetivos do Marketing são: Vender mais; Fidelizar clientes; Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços; Gerenciar uma marca; Construir boas relações com consumidores e parceiros; Educar o mercado; Engajar colaboradores.

O que é então a Administração de Marketing? O que difere o estudo do marketing para a publicidade e propaganda e o que esses cursos superiores ou técnicos ensinam, é que a publicidade e propaganda vai preparar o material que melhor vai comunicar com o público da marca. Eles serão os responsáveis por criar o projeto, o conceito e a peça. Seja ela um folder, uma peça do marketing digital ou até mesmo uma propaganda. A administração de marketing atua antes e depois dessa criação acontecer. Os profissionais responsáveis por essa área devem entender o consumidor, o que ele quer, o que ele precisa, como o produto está adequado a isso. Depois deve entender qual é o perfil desse público e como chegar até ele. E isso engloba tudo: desde a persona até a linguagem.

Administração de Marketing Cabe a ele também, mapear qual o canal que vai distribuir aquela peça. Televisão? Jornal? Internet? Lojas de departamento? Conveniência? Não importa. Importa mesmo aonde o público está e como ele consome a informação. Ai sim os profissionais da criação poderão pegar essas informações e pensar como atingir o público determinado. Após esse processo, a distribuição deve ser feita. E não para por ai. Uma das coisas mais importantes em qualquer estratégia é mensurar os resultados e medir a eficiência e eficácia daquele projeto. É importante ter KPIs bem definidos do que se espera atingir com a comunicação.

Administração de Marketing Se os resultados foram esperados ou melhores do que o esperado, significa que tivemos sucesso. Se ela não performou como pensado está na hora de passar etapa por etapa, não para culpar alguém, mas para ver onde foi o erro e consertar para a próxima campanha. Se pensarmos em uma palavra que poderia definir o que é essa tal de administração de marketing, podemos falar: estratégia. Sem estratégia, sem saber onde estamos, para onde queremos ir e como chegaremos lá, os esforços não são focados e terão garantia de resultados.

Administração de Marketing Também são atribuições da área: Desenvolver planos de marketing; Identificar oportunidades de crescimento da área; Desenvolver a melhorar comunicação de forma a fortalecer a marca; Desenvolver as melhores ofertas para o mercado consumidor; Comunicar o valor que deve ser entregue pelo produto/serviço; Mensurar o que está sendo feito.

As filosofias de administração de marketing Ao longo dos anos diferentes objetivos para o marketing surgiram, mas qual deveria ser escolhido por cada empresa? Os diferentes interesses envolvendo a organização, os clientes e a sociedade, trouxeram 5 orientações básicas que direcionavam os objetivos de marketing da empresa. Elas são conhecidas como filosofias de administração de marketing e são dividas em: orientação para produção, orientação para produto, orientação para vendas, orientação para marketing e orientação para marketing holístico.

Orientação para produção Provavelmente é um dos conceitos mais antigos. Ele sustenta que os consumidores procuram por produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Portanto, as empresas procuram alta eficiência de produção, com baixos custos e distribuição em massa. É uma ideia adotada por empresas de tecnologia e commodities.

Orientação para produto A orientação para produto sustenta que consumidores dão preferência para produtos de qualidade e desempenho superiores à média, ou que tem características inovadoras. Essa é a antítese da produção, aqui, as empresas tem foco em produzir itens de qualidade e aperfeiçoá-los ao longo do tempo. Um novo produto não será necessariamente bem sucedido, ele precisa ser promovido, vendo e distribuído de forma adequada.

Orientação para vendas Aqui, as empresas partem da ideia de que os consumidores nunca compram os produtos da organização na quantidade suficiente, por vontade própria. Assim, são criadas ofertas e promoções para que o cliente compre mais unidades, mesmo se não houver a necessidade. A ideia que reina aqui é do ex VP de marketing da Coca-Cola: vender mais coisas, para mais gente por mais dinheiro, a fim de se obter lucro.

A orientação de marketing Essa orientação surgiu em meados dos anos 50. A ideia aqui parte da filosofia de “sentir-e-responder”. É centrada no cliente e procura encontrar o produto certo para o consumidor e não o contrário, como é mais comum. O consumo acontece quando a empresa é mais eficaz que os concorrentes na criação, entrega e comunicação dos produtos.

Orientação para marketing holístico O marketing holístico é quase uma evolução das outras orientações. Ele reconhece que no marketing “tudo é importante” – desde o consumidor, até os funcionários e a concorrência. Existe uma interdependência entre o marketing e seus efeitos, as ações de uma área precisam ser coerentes com a outra e criar unidade. O marketing holístico procura harmonizar as complexidades da atividade para funcionar com algo único.