As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Centro Educacional Unificado
Ética, Moral e Direitos Humanos
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Fundamentos das Ciências Sociais
Prof. José Paulo Hernandes
O ensino de História: teoria e prática
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Compensação Introdução.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
1. As pessoas nas organizações
Definição da Estratégia Organizacional
Iniquidade social, injustiça social e vulnerabilidade social: introdução Regina C Fiorati.
A POPULAÇÃO EM KARL MARX
FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS.
Aprendizagem do Século XXI
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Saúde Mental e Trabalho
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
FELIZ DIA DAS MÃES! Na prática, todos nós sabemos o quanto o papel da mãe é essencial na família e para o desenvolvimento dos filhos. Pesquisas recentes.
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
SEJAM BEM VINDOS. CURSO : PRODUTOR DE EMBUTIDOS E DEFUMADOS INSTRUTORA: CRISLIANE CAMARGO DE SÁ.
Treinamento.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Curso Técnico em Agroecologia
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
SENTIDOS DO TRABALHO.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
SUSTENTABILIDADE.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Administração de Cargos e Salários
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
As Prerrogativas Constitucionais do Auditor Fiscal como Instrumento de Concretização da Autonomia Financeira dos Municípios e da Justiça Fiscal.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
 Motivação – movere (latim) – mover-se, conduzir-se em direção a algo  Motivação – conjunto de motivos conscientes e/ou inconscientes que nos levam a.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICA Ç ÃO E IMAGEM DE MO Ç AMBIQUE COMUNICA Ç ÃO E RELA Ç ÕES EMPRESARIAIS DISCIPLINA: Recursos Humanos TEMA: Treinamento de.
Transcrição da apresentação:

As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana. Os sentidos e significados do trabalho para os trabalhadores REGINA C. FIORATI

As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana Em uma sociedade ocidental – há uma centralidade do trabalho em nível do sujeito e no seio social A importância do trabalho como fator de inclusão socioeconômica e cultural. Mas como o trabalhador entende o trabalho? Qual sentido e significado o trabalhador dá ao trabalho? Um trabalho que significativo para quem realiza o trabalho proporciona prazer e realização O contrario causa sofrimento

Os sentidos do trabalho Para um trabalho ter sentido para quem trabalha – ser importante, útil e legítimo  valor social Preencher 3 requisitos: 1-Variedade de tarefas que permita utilização de varias competências e habilidades ______________________________________________ 2-Não alienante – que o trabalhador faça todas as etapas, perceba sua utilidade e valor para a sociedade – sentimento de responsabilidade ____________________________________________ 3-Feedback – que permite seu aprimoramento

MORIN – o sentido do trabalho Significado, orientação e coerência Significado - valor que lhe atribui (representações) Orientação – guia suas ações, o que ele busca coerência - equilíbrio que busca com o trabalho Meaning of work International Research Team: construto psicológico multidimensional e dinâmico formado pela interação entre aspectos pessoais, ambientais e influenciado pelas mudanças que causam em si mesmo e no entorno social

Os sentidos do trabalho Estão relacionados com 3 dimensões: 1-Centralidade do trabalho – mede o grau de importância que o trabalho tem na vida de um sujeito ________________________________________________ 2-Normas sociais do trabalho – deveres, direitos, seguridade – percepção das contribuições do seu trabalho e recompensas obtidas pelo seu trabalho Deveres – sentimento de que seu trabalho deve contribuir para o bem social Direitos – direito ao trabalho _________________________________________________ 3- Resultados valorizados do trabalho – finalidade e aquilo que o mantém naquela atividade (prestigio, retorno financeiro, relações interpessoais, manter-se ocupado, utilidade)

O sentido do trabalho Construto social, reproduzido social, cultural e historicamente Faz parte de uma realidade social de um determinado momento histórico – determina as ações das pessoas e a natureza da sociedade naquele momento histórico Reproduzido culturalmente – educação das crianças e adolescentes – perpetua na vida adulta, mas adaptando-se as etapas da vida A satisfação no trabalho  satisfação fora do trabalho na vida em geral

Sentido existencial e social Trabalho é meio de reprodução material e simbólica da vida – provê subsistência, dá sentido existencial e constrói uma identidade O trabalho tem uma centralidade tanto para os capitalistas quanto para os socialistas, embora de perspectivas contrárias Capital – a importância do trabalho está no lucro recebido através do trabalho alheio Social – o trabalho alienado capitalista não tem sentido X o trabalho inteiro, criativo

O sentido do trabalho Pesquisas Morin Ainda que pessoas não precisem do trabalho economicamente elas continuam a trabalhar. Porque? Meio de se relacionar com outros Sentir-se parte integrante de um grupo, sociedade Ocupar-se Ter objetivo de vida No Brasil – segurança econômica, utilidade para a vida e sociedade, reconhecimento. Destacam que autonomia, segurança

Atributos valorativos do trabalho Exigências sociais – representa responsabilidade social Justiça no trabalho – direitos, proteção, segurança, ambiente saudável, relacionamentos saudáveis com colegas, igualdade de esforços, etc Esforço corporal e desumanização – trabalhos que fazem sofrer Realização pessoal Sobrevivência pessoal e familiar

O que o trabalho representa Êxito e realização pessoal Atualizar competências e habilidades Adquirir segurança e autonomia Relacionar-se com outros Contribuir para a sociedade Ter sentido na vida Manter-se ocupado __________________________________________ Fatores organizacionais que fazem um trabalho ter sentido: boas condições de trabalho, salários bons, corresponda a competência, oportunidade de aprendizagem, estimulante e autonomia

Manter-se OCUPADO Sentido de vida das pessoas Ocupa o tempo da vida Evita vazio e ansiedade Autonomia Permite o desenvolvimento de competências e habilidades Avalia desempenho e permite o crescimento

Crise do cotidiano Crise de sentido TRABALHO continua Como centralidade da Vida cotidiana Sentido de vida Ocupação da vida socialização realização autonomia

Referência Suzana da Rosa Tolfo; Walmiria Piccinni. (2007). Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 19(1): 38-46.