DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Advertisements

TEORIA MUSICAL Iniciante
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Os benefícios da música para as crianças Formação creche- Infantil 2016.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Brincadeiras ritmadas Proposta de: Lucilene Silva Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais,
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
MÉTODO MONTESSORIANO MATERIAL ELABORADO PARA FINS DIDÁTICOS.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
MATEMÁTICA NA MÚSICA Por Ana Paula e Gabriele. A FÍSICA NA MÚSICA O som é uma onda e a frequência do som é o que define a nota musical. Frequência é uma.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
A educação dos filhos No Grande Conflito.
CACILDA BORGES BARBOSA (1914 – 2010)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Paulo Vinícius Rampinelli
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O sistema Braille e sua musicografia
Educação e Sensibilização Patrimonial Por todos deve ser protegido.
APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Carl Orff Tramas e Fios – p
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Schafer, Novos Materiais e Canto Coral
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
Cultura popular??? Cultura erudita???
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Aprendizagem do Século XXI
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural
Patrimônio musical e “desgeograficação” do brasil
Edgar Willems.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
OS RETIRANTES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Currículos e Programas
Carlos Sandroni - Identidade e Diversidade na Educação Musical
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA 2018 o que é história
CNPq e o Currículo Lattes
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
BNCC e Educação Infantil
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação Nicoli Mendonça Uzun pg 150-159

Música Húngara 1526 – “desastre de Mohács”: após ter alcançado altos níveis artísticos, houve um momento de declínio quando a Hungria foi ocupada pelos Turcos; A música e a cultura húngara perderam sua importância e sua identidade durante o período de dominação por diferentes povos; Final do sec. XVIII inicio XIX – retomou a preocupação com a cultura do país e qualidade da música (Lizst e Erkel)

Música representante do folclore húngaro Era ligada à dança, e havia sido trazida pelos ciganos; Fontes rítmicas e melódicas pertenciam a tradição húngara mas foram adaptadas ao gosto popular; Abandono das escalas típicas – em geral, pentatônicas – e adaptação ao sistema maior/menor; As verdadeiras fontes folclóricas, confinadas nas propriedades rurais, ficaram livres dessa influência e se mantiveram intactas. Foram transmitidas por tradição oral (tesouro desvelado por Kodály , Bela Bartók)

Zontán Kodály Nascido em Keskémet, na Hungria, em 1882; Nacionalista, carregou com empenho a tarefa de reconstrução da cultura musical húngara; Filho de músicos amadores Ainda criança, aprendeu a tocar piano e violino Estudou composição na Academia de Música de Budapeste

Pesquisa musicológica Compositores do sec. XX sentiam que o desenvolvimento da música havia atingido um ponto crucial e que não havia como se afastar do cromatismo exacerbado de Wagner; As regras escritas do sistema tonal mostravam-se enfraquecidas e caminhavam para o fim; Perceberam então, que o renascimento a música não estava na continuação das experiências provenientes do cromatismo, mas na exploração de antigos sistemas tomados como novos ( devido ao total esquecimento)

Sistema pentatônico e modal – tão fundamentais a musica folclórica húngara – a partir da pesquisa, passaram a dar fundamento ao caminho trilhado pela composição na Hungria; Levantamento do material folclórico nas aldeias e vilarejo esquecidos (ritmos inusuais, sons diferentes por conta das escalas..) o folclore passou a ser reconhecido como fonte de cultura e espelho da alma do povo húngaro; Composição mais clara e simples; “Bartók e Kodály evocavam o passado de seu povo e, com ele, construíram o futuro da nação.”

O trabalho da equipe liderada por Kodály apresentava 4 fases: coleta de material, transcrição, classificação e publicação; Esse trabalho colocou em condições iguais a composição musical, a pesquisa cientifica e a educação musical;

Aplicações Arte Bartók Kodály folclore romeno, eslovaco, turco e árabe, de países vizinhos à Hungria. Tentando encontrar diferenças e semelhanças em relação à música húngara. Aspectos históricos, preferindo explorar o folclore da sua própria terra e suas transformações no decorrer do tempo.

Aplicações - Ensino A educação musical levou alguns anos para se estabilizar O esforço de compreensão do importante papel da música folclórica húngara aponta 3 forças formativas: Pensamento: trabalho do musicólogo, analisa e organiza o material coletado Sentimento: trabalho do compositor, dirige a transformação em arte Vontade: reduto da educação e contempla tanto a formação do aluno quanto a do professor.

“Metodo Kodály” – desenvolver musicalidade individual de todo o povo e manter a cultura musical “natural”(fontes de tradição oral); Prioritariamente utiliza-se de canções folclóricas e nacionalistas; Kodály propunha a reforma do ensino musical, estreitamente ligada ao sistema educacional húngaro, que estaria presente em todos os níveis de ensino, das classes do ensino infantil ao superior.

Método Ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, por meio de um eficiente programa de alfabetização musical, trazendo a música para o cotidiano, presente nos lares e nas atividades de lazer; O desenvolvimento curricular inclui leitura e escrita musical, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical; A consiencia e o sentido ritmico na criança, são desenvolvidos por meio de movimentos e jogos O ritmo e a melodia são ensinados juntos. O canto é baseado em modelos melódicos simples.

O intervalo mais assimilado pela crianças é a terça menor descendente; A escala utilizada com crianças até o 6º ano é a pentatônica menor, mais tarde expande-se para outras organizações, geralmente escalas modais; Manossolfa – sistema que alia sinais manuais às notas musicais Tonic Solfa – leitura relativa. Os nomes dó-ré-mi- fá-sol-lá-si são dados para todas as tonalidades das escalas maiores

Em resumo, os componentes do método Kodály não são novos, mas adaptações de propostas existentes em outros países. O sistema Kodály os juntou num planejamento gradativo e coerente Sistema de símbolos e duração rítmica; Sistema de alturas relativas, conhecido com Dó móvel; Conjunto de sinais manuais que auxiliam o desenvolvimento de relações tonais.