Introdução ao Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
Advertisements

INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Unidade 1 Introdução à administração e às organizações.
UNIDADE 1 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO Lidiane Farias Costa.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Trabalho de Administração
Liderança e Comportamento Humano
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
Empresas e Sustentabilidade Tadeu Malheiros SHS/EESC/USP
Administração financeira
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estruturas Organizacionais Tradicionais
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Comportamento Humano nas Organizações
Absenteísmo e Presenteísmo: um estudo correlacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Orientadora: Daniela Nunes
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Formação e desenvolvimento de Equipes
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
Coordenação: tipologia, processo e aspectos da prática Aula 4.1
Introdução à Administração
Dra Lucieli D. P. Chaves Maio/2015
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
EMPRESAS INOVADORAS Cobaias
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE PROJETOS.
Comportamento do Consumidor
Descrição e Análise dos cargos
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
Administração de Novos Negócios
A VOZ DO RH DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Comportamento Organizacional
Sucedido, dê o máximo de si.
Amílcar Ramos Mestrado em Cabo Verde Teorias de Gestão Amílcar Ramos
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Administração de Cargos e Salários
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Tema 6 Simons – Leverage of control
Planejamento de Recursos Humanos
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Teoria Comportamental Maslow e Herzberg
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Comportamento Organizacional Até o final da década de 80: estudo de Administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, com ênfase em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Entretanto, as qualidades técnicas podem garantir o bom desempenho de um administrador no início de suas carreiras, mas em curto prazo as habilidades de liderança e de comunicação tornar-se-ão imprescindíveis para um desenvolvimento satisfatório. As habilidades interpessoais dos gestores estão estreitamente relacionadas com a necessidade da organização de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho.

Funções dos Administradores Planejamento: definição de metas e estabelecimento de uma estratégia geral; Organização: definição das tarefas a serem realizadas e do organograma da empresa; Direção: inclui motivação dos funcionários, comunicação e resolução de conflitos; Controle: consiste no monitoramento das atividades e correção de desvios.

Comportamento Organizacional Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia do negócio. Estudo Sistemático x Intuição

Comportamento Organizacional Inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

Desafios da atualidade para o estudo do comportamento organizacional Globalização Diversidade da força de trabalho Atendimento ao Cliente Inovação e mudança Temporariedade Organizações interconectadas Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional Comportamento ético Administração da crise Ambiente de trabalho positivo

Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional Variáveis dependentes São os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator. As variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional são: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade, a satisfação no trabalho a cidadania organizacional.

Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional Variáveis independentes São os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania organizacional e da satisfação no trabalho. Uma variável independente é a suposta causa de mudanças em uma variável dependente.

Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional Variáveis independentes no nível do indivíduo Características pessoais ou biográficas; Personalidade e emoções; Valores e atitudes; Habilidades; Percepção; Motivação; Aprendizagem; Tomada de decisões individual.

Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional Variáveis independentes no nível do grupo Padrões de comunicação; Estrutura do grupo; Equipes de trabalho; Estilo da liderança e grau de confiança no líder; Poder e política; Conflitos; Tomada de decisão no grupo.

Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional Variáveis independentes no nível da organização estrutura formal; processos de trabalho; funções; políticas e práticas de recursos humanos da organização; cultura interna.