O Modelo de Governança de TI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Como aumentar a sua Maturidade em Governança de TI Everton Schonardie Pasqual Jose Crassuski Vieira.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Soluções integradas para
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Prof. Adilson de Oliveira
IMPLANTAÇÃO CRM 20/09/2017. CONCEITO CRM ESCOPO DO PROJETO GESTÃO DE MUDANÇA CASE - EUCATEX STATUS DO PROJETO AGENDAAGENDA.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Ferramentas de gestão estratégica Balanced Scorecard
Avaliação de desempenho: geral
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5
Estratégia no Nível de Negócios
Profª Cynara Carvalho Relacionamentos entre gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Treinamento.
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Controle gerencial – instrumentos de gestão estratégica
Gestão Estratégica de Operações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Execução e Controle
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DE CARTEIRA CRÉDITO PF E PJ
Planejamento estratégico
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Gestão Estratégica de Operações
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
GESTÃO DE PROJETOS: A iniciação do projeto, a integração e o Encerrametno.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NA “EM BUSCA DA EXCELÊNCIA”
Gestão de Demandas de TI Cliente DOD DTI AVD Solicitação de serviço de TI CETI Planejamento Construção Entrega Monitoramento Analise e mensuração da demanda.
Transcrição da apresentação:

O Modelo de Governança de TI Profª Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

O alinhamento estratégico de TI Definição, o Plano de TI e elaboração do mapa estratégico e do BSC

O que é o alinhamento estratégico Processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados. Atualmente, o alinhamento estratégico é bidirecional.

O que é o alinhamento estratégico O alinhamento estratégico ocorre em vários momentos na vida da empresa: áreas da organização que defini objetivos de negócio e estratégias; Redefinição do plano de negócios; Com os clientes de TI que demandam soluções novas.

Alinhamento estratégico e comportamento da estratégia de negócio

O que é o alinhamento estratégico Há diversas formas de se fazer a análise estratégica do negócio para TI: Identificação através da observação ou do plano de negócio. Identificação dos fatores críticos de sucesso da empresa. Balanced Scorecard de TI.

O alinhamento estratégico de TI Definição, o Plano de TI e elaboração do mapa estratégico e do BSC

O Plano de Tecnologia da Informação Principal produto da fase de alinhamento estratégico. A TI deve participar da definição de objetivos e das estratégias da empresa.

Processo de planejamento estratégico empresarial

Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

Análise estratégica da organização Entendimento da estrutura do negócio. Entendimento dos objetivos estratégicos do negócio. Entendimento dos fatores críticos de sucesso do negócio. Identificação dos requisitos para TI.

5 Forças de Porter

Análise estratégica da organização O entendimento sobre como a organização se situa neste espaço competitivo a direciona para definir direcionadores estratégicos como: Se o segmento do produto/serviço sofre grande barganha dos fornecedores e compradores e as margens são reduzidas, então ela deve concorrer com base na estratégia de Liderança em Custo. Se o segmento do produto/serviço é muito inovador e dinâmico, com produtos substitutos e novos entrantes no mercado, é provável que a empresa vá querer se diferenciar. Portanto, ela deve adotar a estratégia de Liderança por Diferenciação. Se o segmento do produto/serviço é um nicho de mercado, ela deve adotar a estratégica de Enfoque.

Análise estratégica da organização Entendimento dos objetivos estratégicos do negócio

Leitura Seção 3.2. Fernandes, A. A. Abreu, V. F. Implantando a governança de TI. Brasport, 2012.

Gerenciamento do portfólio de TI Uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar a gestão efetiva do trabalho para atender os objetivos estratégicos do negócio.

Gerenciamento do portfólio de TI Monitorar e gerenciar as mudanças. Garantir que os projetos são derivados do portfólio. Avaliar se os objetivos de retorno de investimento estão sendo atendidos. Monitorar os projetos, serviços, inovações e manutenções de recursos.

Operações de serviços de TI Pacotes de serviços Não estocáveis essenciais: são atributos do serviço que fazem parte de sua missão primordial. entrega dos projetos e demandas dentro do prazo, custo e funcionalidades. Não estocáveis acessórios: são atributos dos serviços que não fazem parte de sua missão principal. usuário saber o status. Estocáveis com transferência de propriedade: relatórios, cronogramas. sem transferência de propriedade: recursos e instalações.

Operações de serviços de TI Projetos de TI Projetos de sistemas Manutenções de sistemas Projetos de infraestrutura tecnológica Projetos de segurança da informação Projetos de sourcing Projetos de processos de TI Projetos de estrutura organizacional Projetos de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos

Operações de serviços de TI Serviços Serviços aos usuários Gerenciamento de desempenho de aplicativos Gerenciamento de incidentes Gerenciamento das operações de serviços de TI Gerenciamento da rede de comunicações Serviços de segurança da informação Gerenciamento da capacidade Gerenciamento de fornecedores Gerenciamento financeiro

Operações de serviços de TI Inovações Identificação biométrica Sistema da receita federal Aplicações em dispositivos móveis Cloud computing

O relacionamento com os usuários e/ou clientes Os usuários precisam saber quais serviços de TI estão disponíveis. As demandas de manutenções emergenciais devem ser atendidas. As demandas por projetos e por manutenções devem ser encaminhadas, considerando critérios de priorização.

O relacionamento com os usuários e/ou clientes A TI somente irá atender a demandas que estão consideradas no Portfólio de TI. Acordos de Níveis de Serviço. Avaliação do usuários.

O relacionamento com os fornecedores Papéis básicos em uma gestão “multisourcing” Gerente de relacionamento, responsável pelo desenvolvimento dos requisitos dos serviços, priorização, gerenciamento de pendências e escalonamento de problemas, monitora o desempenho e os relacionamentos e age como um gerente de conta, fazendo a ligação entre os fornecedores de serviços e as unidades de negócio. Gerente do desempenho, responsável por monitorar a operação, a integração dos serviços, a gestão de incidentes e a gestão do desempenho, inclusive os acordos de níveis operacionais e contratos de apoio. Gerente de contratos, responsável pela gestão de contratos, termos e condições, projetos e propostas, e do cumprimento dos contratos e cronogramas.

Resultados para o negócio Resultados da TI Resultados para o negócio

Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento dos processos e serviços

Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento dos níveis de serviços Disponibilidade de aplicações na Internet. Tempos de resolução de incidentes. Tempos médios de resposta para a resolução de incidentes.

Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento da estratégia (BSC)

Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento de projetos Indicadores para o gerenciamento de projetos são: de qualidade, riscos, quantidade de mudanças, curva S.

Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento do portfólio de TI Distribuição dos recursos orçamentários por categorias: neste caso podemos verificar a distribuição orçamentária balanceada em função das diretrizes estratégicas da TI e da organização. Distribuição dos recursos orçamentários por investimento: neste caso podemos ver se o montante de dinheiro está indo para a finalidade correta; Indicadores consolidados sobre a execução dos projetos e serviços: aqui podemos ver por que alguns tipos de projetos e serviços vão melhor do que outros. Estatísticas básicas sobre a distribuição por área funcional da TI: informa a carga e concentração de projetos e serviços por área da TI; a questão é se os recursos estão alocados de forma equilibrada

Medições dos resultados para o negócio O valor da TI para o negócio é percebido pelos executivos das unidades de negócio da organização quando a TI: Mantém a disponibilidade das aplicações e dos sistemas de acordo com as necessidades do negócio. Reduz o risco para o negócio (riscos operacionais e de compliance). Garante a qualidade e consistência dos serviços do ponto de vista do negócio. Entrega projetos e serviços no prazo, com qualidade e dentro da janela de oportunidade do negócio (isto significa que não adianta entregar no prazo um projeto que deveria ter sido feito há dois anos). Pode oferecer soluções capacitadoras e diferenciadas para alavancar novos negócios e negócios existentes, assim como reduzir custos operacionais, de forma proativa.

Implantação de sistema de gerenciamento de desempenho O projeto de implantação do sistema de gerenciamento de desempenho Processo de medição e análise

Gestão do desempenho da TI O modelo de Governança de TI aqui proposto compreende a gestão do desempenho: processos e serviços de TI. níveis de serviços. estratégia de TI. projetos. portfólio de TI. valor da TI para o negócio.

Para os executivos de negócio

Para a Governança de TI

Para os CIOs No caso do CIO, o interesse abrange tanto a visão do cliente, a visão da Governança de TI e a visão dos gestores de TI.

Para os gestores de TI

Histórico de mudanças. Resistência/prontidão. Cultura.

Em projetos de desenvolvimento de sistemas. No gerenciamento de serviços.

Gestão de riscos Alinhar a gestão de riscos de TI com o sistema de gestão de riscos da organização. Estabelecimento do contexto do risco. Identificação de eventos. Avaliação de risco. Resposta ao risco. Manutenção e monitoramento do plano de ação de risco.

Compliance Multas de órgãos reguladores por não estar em conformidade. Problemas de conduta ética. Aumento do custo de operações. Ineficiência das operações. Altos custos de compliance.

Leitura Seções 3.3 à 3.10. Fernandes, A. A. Abreu, V. F. Implantando a governança de TI. Brasport, 2012.