Homenagem à Professora Lídia Grave

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
AUTOAVALIAÇÃO.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Aprendizagem de Línguas em e-learning e integração de migrantes/refugiados 05 de julho de 2017.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AÇÕES DE EXTENSÃO PROGRAMAS / PROJETOS ATIVIDADES
Psicologia: ciência e profissão.
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Relatório de Autoavaliação Institucional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
DO 11 ATÉ O 15 DE JUNHO DE 2018 CÓRDOBA, ARGENTINA.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
30anos CENPEC.
I Encontro de Licenciaturas da
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia de origem nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Educação ambiental como política pública
Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
EE MAJOR JUVENAL ALVIM – EQUIPE GESTORA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
FRISO CRONOLÓGICO ANOS DE CRIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OFICIAIS DO ME
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Lucília Salgado.
Plano de Ação Enade Implementação
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Formação de professores e aprendizagem científica
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
Aprendizagens Contextualizadas no Território
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Projeto : Literacia no Bairro dos Navegadores
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Homenagem à Professora Lídia Grave Universidade Aberta 24 de junho de 2017

Estudo de um modelo pedagógico: entrada no mundo da cultura escrita e desenvolvimento da literacia

Destinou-se à formação e desenvolvimento profissional dos professores que trabalhavam nos Estados Unidos da América do Norte, no ensino bilingue de crianças de língua portuguesa (portuguesas e brasileiras) Trabalho de campo, 1988, A-da-Beja (SET-Coomp) Tese aceite, maio de 1989 Summer Institute, Lesley College, Lowell, junho de 1989

Contribuiu para o Movimento da Escola Moderna acelerar a deslocação das suas conceções pedagógicas (Técnicas Freinet e Pedagogia Institucional) para uma perspetiva sociocultural (pós-vygotskiana) com sinais relevantes nesta dissertação de doutoramento

A escola como espaço de iniciação cultural A escola é um espaço de iniciação às práticas cooperadas do viver democrático e de reconstituição (re-criação) dos processos e dos objetos de cultura, através da negociação progressiva dos métodos e dos significados das práticas quotidianas e científicas, para que cada um se aproprie dos valores e dos saberes gerados pela humanidade.

Exemplo de algumas estratégias 1. Instituição, em Conselho, de práticas democráticas [cooperadas] de planeamento (projetos e atividades), avaliação e regulação social da vida escolar. 2. Homologia de processos e de técnicas da produção social dos objetos culturais e dos saberes [no trabalho de aprendizagem-ensino].

Características do modelo Endogenerativo Sociocêntrico Contratual Reinstituinte Comunicante

A partir da tese de Lídia Grave A. A transferência da modelização pedagógica das práticas educativas de A-da-Beja para o Movimento da Escola Moderna (MEM) e consequente trabalho de desenvolvimento. B. O avanço da pesquisa dialógica em comunidades de desenvolvimento profissional (autoformação cooperada) para a teorização das práticas pedagógicas no Movimento da Escola Moderna.

Das monografias pedagógicas aos relatos de práticas A observação participada de Lídia Grave uma semana numa sala de jardim de infância (Adelaide e Ana) uma semana numa sala de 1º ciclo EB, monografia do prof. José Júlio Gonçalves os relatos de práticas no MEM e a obra de Michel Certeau Certeau, M. de (1990). L'Invention du Quotidien,1. Arts de Faire, Paris: Gallimard.

A pesquisa dialógica no MEM e o movimento das comunidades de investigação de professores O movimento de comunidades de investigação de professores - Marilyn Cochran-Smith e Susan Lytle Investigação e teorização universitária Pesquisa dos professores e teorização das práticas Cochran-Smith, M & Lytle, S. (1993). Inside/outside: teacher research and knowledge. New York: Teacher College Press.

Duas dimensões da formação por isomorfismo pedagógico 1. Construção isomórfica construir um modelo pedagógico e transferi-lo pela formação para mudança de práticas (Tese de Lídia Grave) 2. Implementação isomórfica vivenciar, durante a formação, práticas pedagógicas simétricas daquelas que se pretende implementar com os alunos (Summer Institute do Lesley College)