Homenagem à Professora Lídia Grave Universidade Aberta 24 de junho de 2017
Estudo de um modelo pedagógico: entrada no mundo da cultura escrita e desenvolvimento da literacia
Destinou-se à formação e desenvolvimento profissional dos professores que trabalhavam nos Estados Unidos da América do Norte, no ensino bilingue de crianças de língua portuguesa (portuguesas e brasileiras) Trabalho de campo, 1988, A-da-Beja (SET-Coomp) Tese aceite, maio de 1989 Summer Institute, Lesley College, Lowell, junho de 1989
Contribuiu para o Movimento da Escola Moderna acelerar a deslocação das suas conceções pedagógicas (Técnicas Freinet e Pedagogia Institucional) para uma perspetiva sociocultural (pós-vygotskiana) com sinais relevantes nesta dissertação de doutoramento
A escola como espaço de iniciação cultural A escola é um espaço de iniciação às práticas cooperadas do viver democrático e de reconstituição (re-criação) dos processos e dos objetos de cultura, através da negociação progressiva dos métodos e dos significados das práticas quotidianas e científicas, para que cada um se aproprie dos valores e dos saberes gerados pela humanidade.
Exemplo de algumas estratégias 1. Instituição, em Conselho, de práticas democráticas [cooperadas] de planeamento (projetos e atividades), avaliação e regulação social da vida escolar. 2. Homologia de processos e de técnicas da produção social dos objetos culturais e dos saberes [no trabalho de aprendizagem-ensino].
Características do modelo Endogenerativo Sociocêntrico Contratual Reinstituinte Comunicante
A partir da tese de Lídia Grave A. A transferência da modelização pedagógica das práticas educativas de A-da-Beja para o Movimento da Escola Moderna (MEM) e consequente trabalho de desenvolvimento. B. O avanço da pesquisa dialógica em comunidades de desenvolvimento profissional (autoformação cooperada) para a teorização das práticas pedagógicas no Movimento da Escola Moderna.
Das monografias pedagógicas aos relatos de práticas A observação participada de Lídia Grave uma semana numa sala de jardim de infância (Adelaide e Ana) uma semana numa sala de 1º ciclo EB, monografia do prof. José Júlio Gonçalves os relatos de práticas no MEM e a obra de Michel Certeau Certeau, M. de (1990). L'Invention du Quotidien,1. Arts de Faire, Paris: Gallimard.
A pesquisa dialógica no MEM e o movimento das comunidades de investigação de professores O movimento de comunidades de investigação de professores - Marilyn Cochran-Smith e Susan Lytle Investigação e teorização universitária Pesquisa dos professores e teorização das práticas Cochran-Smith, M & Lytle, S. (1993). Inside/outside: teacher research and knowledge. New York: Teacher College Press.
Duas dimensões da formação por isomorfismo pedagógico 1. Construção isomórfica construir um modelo pedagógico e transferi-lo pela formação para mudança de práticas (Tese de Lídia Grave) 2. Implementação isomórfica vivenciar, durante a formação, práticas pedagógicas simétricas daquelas que se pretende implementar com os alunos (Summer Institute do Lesley College)