Escola: COC Rio Claro Cidade: Rio Claro (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor responsável: Maria Tereza Ribeiro Rios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Advertisements

Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
PIC COC 2017 Projeto Jovem Empreendedor
A Constituição Brasileira e
Informativo #13 – Outubro de 2016.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Nossos Números: Todos os projetos desenvolvidos pela G. C Todos os projetos desenvolvidos pela G.C. Cultural visam a inclusão social. A GC Cultural.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Minha terra encanta o mundo inteiro
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
COMENDO DIREITINHO CUIDO DO MEU CORPINHO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Informações importantes
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Confabulando com Fábulas.
Projeto Multiplicadores
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
REDE EDUCAR 2017.
Cronograma.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Atenção a saúde do Hipertenso
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
Diretoria de Ensino Região São Vicente
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Coordenação Noeli Salete Tavares Reback
A FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL Paloma Yasmin da Silva Paulino;
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Orientações de estágio
Lirando de Azevedo Jacundá 1º Vice-Presidente da Febrafite
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Escola: COC Rio Claro Cidade: Rio Claro (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor responsável: Maria Tereza Ribeiro Rios

Natureza do projeto O evento COC COMICS teve sua origem, nas aulas de Histórias em Quadrinhos. Essa significativa linguagem gerou inúmeras ações verbais e não-verbais: performances de vilões, heróis, super-heróis; homenagem ao nosso grande MAURÍCIO DE SOUSA; produções artísticas de belos painéis (vida e obra de famoso cartunista; releituras de obras de arte dos mais renomados pintores; as mais diversas onomatopeias...); participação de artistas gráficos, plásticos (pintores e escultores), ilustrador renomado; apresentação de balé clássico, entre tantas outras. Partindo da Linguagem dos Quadrinhos, todas as áreas do conhecimento foram contempladas, a partir do envolvimento de alunos e professores de todas as matérias.

Objetivos do projeto Estimular a criatividade dos alunos, utilizando-se da interdisciplinaridade; explorar e identificar diversas habilidades individuais dos alunos (seja artística, mecânica, social e/ou intelectual). Promover a interação dos alunos com artistas e profissionais diversos das áreas abordadas no evento, entre elas: dança, música, performances, estilistas, ilustradores e pintores, editores de quadrinhos, palestrantes, ... Trazer a comunidade para dentro dos muros do Colégio, realizando, de forma aberta (entrada franca), o evento, a fim de divulgar o potencial dos alunos e da escola.

Resultados Foi possível identificar o aprendizado direto e prático em diversas disciplinas, simultaneamente, tendo um ganho na diversidade de conhecimentos. Novas perspectivas foram apresentadas aos alunos e a toda a comunidade, pelo contato direto com os artistas convidados do evento, gerando interesses em áreas diferenciadas. Fortalecimento dos laços da Escola-Comunidade, valorizando a presença da marca COC na cidade/região, o que demonstra a afetividade necessária às relações humanas, essenciais no processo escolar. Ampliação do escopo da relação escolar, ultrapassando a ideia de que a escola é apenas conteúdo.

Fases de Implementação Divulgação: desenvolvimento de planejamento do projeto e criação de página do Evento no Facebook com 3 (três) meses de antecedência, onde foram apresentadas todas as programações, incluindo atividades e atrações presentes no evento, realizado também outdoors e publicação em revistas e jornais. Execução das ações: parcerias com marcas externas apoiadoras (lojas, cursos, prefeitura, entre outros) e montagem de toda a estrutura para o evento, envolvendo inclusive trabalhos de alunos feitos em sala de aula (pesquisas, cartazes, estandes, decorações em geral e apresentações); Checagem dos resultados: Acompanhamos os gráficos de público e interação gerados pela rede social Facebook, os comentários e empolgação dos alunos e da comunidade participante no evento (“boca a boca”). Ação e Entrega dos Resultados: Atingimos grande interatividade por meio da página do evento com mais de 500 “curtidas” até a realização do evento em novembro/2016 e em diversas publicações atingindo mais de mil “likes” e, diversos compartilhamentos; grande público presente durante todo o dia de realização do evento; satisfação dos alunos envolvidos no projeto e expectativa dos mesmos pela realização do outro neste ano.

Cronograma básico 1.Divulgação: Agosto/2016. Reunião de apresentação e discussão do planejamento pedagógico (público-alvo: professores e coordenadores): Discussão sobre os trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, apresentação do escopo do projeto (Escolha do Homenageado literário: Mauricio de Sousa). Setembro/Outubro2016 Implementação do projeto nos setores da escola (Trabalhos realizados com alunos em pesquisas, redação, confecção de cartazes, ensaios e desenvolvimento de oficinas e jogos interativos) 2. Execução das ações: Novembro/2016. Execução e gestão da transformação física dos ambientes, montagem de estandes e decorações. 3. Checagem dos resultados: Setembro, outubro e novembro/2016. Reuniões de avaliação de andamento do projeto. (público-alvo: professores, coordenadores, funcionários da instituição e terceirizados e alunos) 4. Ação e Entrega dos Resultados: Novembro e dezembro/2016. Ações finais e percepção dos resultados obtidos para o Colégio.

Especificação do gasto Custo Especificação do gasto Valor Segurança 1.100,00 Banners 1.150,00 Divulgação em jornais, outdoors e revistas 0 (parcerias) Premiações (cursos de inglês e violão) Materiais de decoração (TNT, papelaria, etc.) 1062,31 Performances (Cosplayer de Wolverine, Homem aranha, homem de ferro e dueto frozen) 1200,00 Coffe Break 186,52 Troféus e brindes do evento 616,00 Transportadora (transporte de doação da editora Panini de 500 história em quadrinhos doadas no evento) 780,00 Total 6.094,83

Obrigado! Obrigado!