Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Disciplina: Criatividade e Desenvolvimento de Novos Conceitos Professora Professora Doutora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates 2014

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Só para relembrar na Unidade 1 vocês viram algumas definições e diferenciações relacionadas com a criatividade como: descoberta, invenção e inovação. Na Unidade 2 tratamos do perfil do indivíduo criativo e as características que conferem qualidade à produtos e serviços e os qualificam como criativos.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Entender de que forma o ambiente organizacional pode promover o comportamento criativo das pessoas a partir de algumas de suas dimensões: cultura, estrutura, liderança, comunicação, e gestão de pessoas.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Alguns estudos apontam algumas características como sendo promotoras de criatividade no ambiente de trabalho. Amabile (1999, p. 116), porém, acentua que é mais frequente ver a criatividade ser destruída do que estimulada nos ambientes organizacionais. Isso ocorre pelo excesso de regras e normas que impedem os indivíduos de se arriscarem, de errarem e de ousarem.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Aspectos mobilizadores ambiente físico; comunicação; desafios; estrutura organizacional, liberdade e autonomia; participação; recursos tecnológicos e materiais; salário e benefícios; suporte da chefia; suporte do grupo de trabalho; suporte organizacional e treinamento. Aspectos inibidores característica da chefia; característica da tarefa; cultura organizacional; estrutura organizacional; falta de liberdade e autonomia; falta de recursos tecnológicos e materiais; falta de treinamento; influências político-administrativas; relações interpessoais; salário e benefícios; e volume de serviços.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Lembrando que: Expertise: competência; Pensamento criativo: Características pessoais como autonomia, independência, autodisciplina, disposição para assumir riscos, tolerância para a ambiguidade e diversidade, perseverança etc. Motivação intrínseca para a tarefa: relacionada diretamente com o interesse pessoal, o prazer, a curiosidade, o sentimento de desafio etc.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Cultura Organizacional e a Criatividade cultura organizacional é o produto do aprendizado resultante das experiências compartilhadas por um grupo; em uma mesma organização podem coexistir várias subculturas, diferentes porém, convergentes; a cultura identifica a organização ou o grupo pelo padrão de comportamento e pelos valores e crenças compartilhados; não há uma melhor cultura, ou o tipo ideal.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Cultura Organizacional e a Criatividade políticas e de procedimentos de comunicação; clima criativo que estimule a fluência e a flexibilidade; Sentimentos de confiança e respeito; harmonia com as diferenças; reconhecer as potencialidades; oferecer oportunidades. A cultura deve promover padrões de comportamento mais flexíveis que permitam emergir as características mais criativas no perfil de seus indivíduos.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Cultura Organizacional e a Criatividade Fiates e Fiates (2008) apresentam algumas características mais propensas à criatividade: Promove uma Visão Compartilhada Alinha os objetivos pessoais aos objetivos comuns da organização Gestão Participativa Valoriza o conhecimento e a aprendizagem Gestão transparente Liderança voltada para o desenvolvimento do potencial das pessoas

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Estrutura Organizacional e Criatividade maneira pela qual os membros estão agrupados e se relacionam no desempenho das tarefas, contempla a divisão hierárquica da empresa, a divisão de tarefas, o envolvimento entre as pessoas e com a tarefa (trabalho em equipe), a estrutura de poder (centralizado ou descentralizado) e fluxo de comunicação.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Estrutura Organizacional e Criatividade Dimensões Forma organizacional Sistema de planejamento e controle Regulação da tarefa Regulação do comportamento Regulação de ajustes mútuos Regulação da tomada de decisão Características enxugamento de níveis hierárquicos equilíbrio normas e flexibilidade - lideranças amplitude e profundidade capacitação para a expertise comunicação e transparência participação por competência

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Gestão de Pessoas o indivíduo precisa estar incluído integralmente na organização para encontrar alguma legitimidade naquilo que faz; O Quadro 9 sintetiza algumas ações que podem promover uma relação mais próxima entre o indivíduo e a empresa. O importante é promover um sentimento de pertencimento e adesão. Uma crença real naquilo que a empresa se propõe.

Unidade 3 - A Criatividade no Ambiente Organizacional Como o tema é bastante abrangente, as dimensões organizacionais analisadas nesta unidade foram restritas à cultura organizacional, à estrutura, ao poder, à comunicação, à liderança e à gestão de pessoas. Neste momento, foi possível perceber que há uma série de ações práticas que podem ser facilmente implementadas para promover ambientes mais criativos. Mas, sabe-se que o processo é longo e contínuo.