Plano de Carreira e Planejamento de Carreira Ana Daniele Brant Andreza Ventura Roberta Carolina Vanessa Veloso
REFERÊNCIAS DO TRABALHO Capítulo 17 e 18 do livro Administração Material elaborado pela professora Joseli Laviola do Programa de Pós-Graduação MBA UNA. www.laviola.com.br Capítulo 17 e 18 do livro Administração de cargos e salários.
VIDEO: LEILA NAVARRO 21/07/08
DEFINIÇÕES CARREIRA: Seqüência articulada de posições e funções, propulsoras do desenvolvimento do indivíduo e da empresa. PLANO DE CARREIRA: Instrumento que define trajetórias de carreiras existentes na empresa. PLANEJAMENTO DE CARREIRA: Estabelecimento do plano de desenvolvimento individual dos funcionários, em que a empresa pode auxiliar neste processo.
VANTAGENS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA
1. Contribui para o crescimento dos colaboradores dentro da organização; 2.Motiva na busca de maior competência técnica; 3.Encoraja na exploração de capacidades e potenciais; 4.Proporciona ascensão na empresa; 5. Atende o preenchimento das vagas pelo recrutamento interno; 6.Proporciona maior integração na empresa e crescimento profissional; 7.Cria condições para atingir objetivos profissionais em concordância com objetivos organizacionais; 8. Estabelece trajetórias de carreiras.
PAPÉIS ESTABELECIDOS NO PLANO DE CARREIRA Papel da empresa: Estímulo e apoio a pessoa em processo de plano de carreira. O colaborador: O projeto profissional consciente pressupõe um olhar de dentro pra fora.
FORMAS E TIPOS DE CARREIRA HIERÁRQUICA, EM Y, LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO, LINHA DE POLIVALÊNCIA, LINHA GENERALISTA, LINHA MISTA.
ESTRUTURA DA CARREIRA ATRAVÉS DE CARGOS Está relacionado ao cargos e salários, o funcionário muda de cargo de acordo com a hierarquia já estabelecida.
ESTRUTURA DE CARREIRA ATRAVÉS DE SEGMENTOS O Foco está na capacitação do funcionário, é mais amplo devido a isso. É constituído de exigência de escolaridade, conhecimentos, experiência e habilidades. Está ligada a curva de maturidade, que parte da premissa de que a pessoa se desenvolve através da experiência, tendo valorização deste esforço de vida.
CARREIRA POR LINHA HIERÁRQUICA Estabelece que os cargos gerenciais são mais importantes que os cargos técnicos.
CARREIRA EM Y Tem como pressuposto a mobilidade e ascensão do profissional por meio do exercício de funções gerenciais ou de ocupações.
CARREIRA POR LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO O profissional inicia suas atividades em uma determinada área e vai se especializando até chegar ao topo.
CARREIRA POR LINHA DE POLIVALÊNCIA Permite o profissional ir a fundo em diversas área, tendo promoções verticais lentas.
CARREIRA POR LINHA GENERALISTA A ascensão se dá de acordo com o conhecimento prático em diversas áreas.
Adoção de vários tipos de carreiras TIPO DE CARREIRA MISTA Adoção de vários tipos de carreiras simultaneamente, que melhor se adaptem à organização.
O PLANO DE CARREIRA DEVE SER UM DOS IMPORTANTE O PLANO DE CARREIRA DEVE SER UM DOS SISTEMAS DO RECURSOS HUMANOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. TEM DE ESTAR INTERLIGADO COM OS DEMAIS SISTEMAS. E NÃO DEVE SERVIR APENAS PARA ADMINISTRAR SALÁRIOS, E SIM PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM NA ORGANIZAÇÃO.
VIDEO: REPORTAGEM DA REDE RECORD SOBRE PLANEJAMENTO DE CARREIRA 08/05/09
FIM.