Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz PROCESSO DECISÓRIO Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Técnicas e Instrumentos de Apoio à Decisão UNIDADE VI Técnicas e Instrumentos de Apoio à Decisão
Liderança e Processo Decisório A maioria dos pesquisadores concorda com alguns traços comuns aos líderes: consciência, energia, inteligência, domínio, autocontrole, sociabilidade, abertura a experiências e conhecimento da relevância de tarefas.
Estabelecer a direção estratégica; Comunicar essas metas; e A atividade principal de um líder é produzir a mudança. A sua ação deve se pautar sobre três dimensões: Estabelecer a direção estratégica; Comunicar essas metas; e Motivar.
Quatro competências comuns nos líderes: Visão; Um bom gestor faz as coisas bem. Enquanto um bom líder faz as coisas certas. Quatro competências comuns nos líderes: Visão; Capacidade de comunicação; Respeitabilidade; e Desejo de aprendizagem.
As principais características que os líderes possuem são: Visão sistêmica; Paixão; Integridade; Curiosidade; e Audácia.
O exercício eficiente da função gerencial de alto nível exige habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos ou ensinados: Liderança e habilidades interpessoais; Processo decisório organizacional; Racionalidade administrativa; e Estratégia.
Classificação dos Sistemas de Informação Sistema de Processamento de Transações (SPT), ou Sistema Transacional; Sistema de Informação Gerencial; Sistema de Informação Executiva; Sistema Especialista; e Sistema de Apoio à Decisão.
A tecnologia da informática como apoio à decisão TI afeta a estratégia das empresas de diversas formas: A produção física e intelectual de qualquer produto; Aumenta a memória da organização; e A coordenação da organização.
Técnicas utilizadas na tomada de decisão Análise de cenários; Brainstorm ou Brainstorming (tempestade de ideias; Técnica Delphi; Análise por multicritério; e Diagrama de espinha de peixe.
Os novos caminhos na pesquisa sobre decisão Com a redução de barreiras internacionais, desenvolveu-se um novo ambiente de negócio de crescente competição entre as empresas em busca de maior participação de mercado, exigindo maior qualidade para seus produtos e menores custos.
Os novos caminhos na pesquisa sobre decisão Na última década, as pesquisas sobre decisão têm mostrado que, embora sejam múltiplos os caminhos para o conhecimento, seguem uma trilha básica semelhante: partem do concreto, sensível e analógico na direção do conceitual, do abstrato.