RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SUAS FORMAS DE INTERVENÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SUAS FORMAS DE INTERVENÇÃO
Advertisements

Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
Carlos Eduardo Rodrigues
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Prof. Arthur Albertin.
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
Disciplina: Organização e Métodos
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Aprendizagem Organizacional
1.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Análise e Observação Institucional
GRUPOS.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
EAD 0626 Inteligência Emocional
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Principais etapas do processo de Negociação
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Quem é o profissional de Turismo – hotelaria?
A COMUNICAÇÃO.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas Coach e Liderança
Comunicação Empresarial
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Profª. Luciana Eliza dos Santos
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
Habilidades de Comunicação
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
9 BALDES.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A proposta da oficina de teatro não é a formação de atores, mas trabalhar a comunicação em público,
Relacionamento Interpessoal nas Relações de Trabalho.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
RELAÇÕES INTERPESSOAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SUAS FORMAS DE INTERVENÇÃO UEMG

O HOMEM COMO SER SOCIAL

O SER HUMANO CONHECE PEQUENA PARTE DE SI MESMO. O COMPORTAMENTO DO SER HUMANO AGREGA UM COMPLEXO DE SITUAÇÕES ABSTRATAS ORIUNDAS DO PRÓPRIO SER, EM AQUISIÇÕES PASSADAS E PRESENTES E DA INTERAÇÃO DO SER COM O MEIO. O SER HUMANO CONHECE PEQUENA PARTE DE SI MESMO.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S). O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia. Ou então tende a tornar-se muito tenso,conflitivo,levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Teremos, então: Empatia ( Sensitividade Social ) Relações Interpessoais Repertório de Condutas Flexibilidade de Comportamento

RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA DESENVOLVER A SENSITIVIDADE SOCIAL E A FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO PRECISAMOS: Melhor conhecimento de si próprio e de outros tipos comportamento e atividade, em razão de conflitos interiores que não conseguimos resolver. Melhor compreensão dos outros, interpretando-os pelo que eles são e não pelo que desejaríamos que eles fossem. Melhor convivência em grupo, pela percepção dos vários comportamentos em grupo, seu funcionamento e a interação dos indivíduos.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS O Desenvolvimento de aptidões para um relacionamento com mais eficiência com os outros nos leva a trabalhar: Como ouvir Como dialogar Como avaliar Como informar Como disciplinar Como elogiar

RELAÇÕES INTERPESSOAIS O conflito A partir de divergências de percepção e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Os conflitos interpessoais se encontram nas relações de indivíduo com o grupo, dos indivíduos entre si, do grupo com outro, do dirigente com o grupo, do indivíduo com o líder.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forma de lidar com o conflito Diagnose do conflito levando-se em conta: Natureza do conflito Razões subjacentes Grau de extensão Intensidade ou importância quanto as conseqüências Contexto grupal ou organizacional Motivação dos oponentes

RELAÇÕES INTERPESSOAIS O conflito: Pode ter conseqüências funcionais e disfuncionais dependendo da sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado. Os conflitos funcionais atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho e os conflitos disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo. Estimula o interesse e curiosidade pelo desafio da oposição. Descobrir os problemas, demanda sua resolução para funcionar, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

HOMEM Contexto Social COMO SER, É UM UNIVERSO EM SI MESMO Age Certo Razão Contexto Social Dotado de ou Reage ou Errado Emoção COMO SER, É UM UNIVERSO EM SI MESMO

Precisa CONHERCER-SE Porque é ESTIMULADO e tem PERCEPÇÃO DO OUTRO deve levar em conta a RELATIVIDADE DAS COISAS Porque precisa ANALISAR Para DECIDIR e no processo decisório Deve EQUILIBRAR RAZÃO + EMOÇÃO

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Clima Social Cabe ao dirigente de um grupo criar clima, de calma, confiança, cooperação e compreensão mútua

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência +Timidez + Manipulação

RELAÇÕES INTERPESSOAIS É um objetivo primário da comunicação franca, direta e honesta de uma equipe. A única maneira de solucionar um problema é enfrentá-lo – não brigando, nem ignorando-os com apatia, nem evitando através do pensamento de grupo.

Tipos de Comunicação: Linguagem Verbal: - oral: fala - escrita: letras e símbolos Linguagem Não-verbal: - comunicação visual: olhar - movimentos corporais: postura - expressões faciais: fisionomia “Os gestos e os movimentos expõem os sentimentos ocultos”.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.

A importância do tipo de liderança no Relacionamento Pessoal ! Tipo de liderança: autocrática ou democrática Os líderes de hoje, terão que ter capacidade de adaptações rápidas, e de promover mudanças em contraste com a administração tradicional.

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia. Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor entre elas: Julgar os outro a partir dos nossos valores; Postura hostil; Diferenças pessoais.

O QUE FAZER: Formular perguntas; Escutar atenta e ativamente o outro, mas lembrando-se de que escutar é mais que ouvir; Demonstrar respeito e aceitação; Tentar estabelecer empatia com seu interlocutor; Fazer comentários descritivos e não avaliativos.

A Importância do feedback nas relações interpessoais Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento, é comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas

O FEEDBACK PRECISA SER: Descritivo ao invés de avaliativo; Especifico ao invés de geral; Solicitado ao invés de imposto; Oportuno; Claro para assegurar comunicação precisa.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS “Quando conseguimos obter acordos, podemos ter certeza que estamos melhorando nossa capacidade de relacionamento humano e principalmente fortalecendo o nosso processo de negociação”.

Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos. Sigmund Freud