Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez Ana Carolina Castelli da Silva Giovanna M. Valenza Renata G. Gomes Katia Aline dos Santos
COMPETÊNCIAS DO ALUNO EAD As principais competências que o aluno EAD apresentam-se em importantes capacidades para o progresso dos alunos em cursos a distância e também em disciplinas semipresenciais. São elas: administração do tempo, reflexão, fluência digital, organização, autonomia, planejamento, comunicação, presencialidade virtual, autoavaliação, flexibilidade, automotivação e trabalho em equipe.
DISCIPLINAS EAD 20% Disciplinas ofertadas para 4 bacharelados e 4 tecnólogos LPT SC ONT CE MKT GE Metodologia Cientifica
Evolução Alunos Já no primeiro período de 2014 as disciplinas de Leitura e Produção de Texto e Cenários Econômicos continham 1.170 alunos. No segundo semestre de 2014, foi ofertada uma nova disciplina semipresencial, Sociedade e Contemporaneidade e, com isso, o número de alunos subiu para 1.407; O Unicuritiba, até o ano de 2015, possuía 10 laboratórios, totalizando 346 vagas, compartilhadas com todos os cursos da instituição. A partir do primeiro semestre de 2015, com oferta de mais uma disciplina semipresencial (Organizações e Novas Tecnologias) e o número de alunos subindo para 1.860, o NEAD organizou uma nova proposta para os dias de avaliação bimestral: o Agendamento das Avaliações.
Modelagem Pedagógica Disciplinas de 72h 8 unidades de estudo Atividades de fixação Atividades Avaliativas Avaliação presencial – prova presencial nos laboratórios de informática
Dificuldades na operacionalização das provas presenciais. estrutura, dia da disciplina na grade horaria dos alunos, equipe de aplicação e apoio, correção e entrega de notas de acordo com o calendário acadêmico.
Agendamento de avaliações Aluno escolhe a data e horário que ira fazer a prova presencial.
Agendamento de avaliações
Agendamento Avaliação - Opções
RESULTADOS Agendamento promove: Organizacao Autonomia Maior Flexibilidade Compromisso com o processo de aprendizagem e com a disciplina EAD Redução do número de alunos em 2ª Chamada.
OBRIGADO nead@unicuritiba.edu.br