Formação para Educação Integral:

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Transcrição da apresentação:

Formação para Educação Integral: diálogos entre a Universidade e a escola pública Prof.Clarice Salete Traversini

Grupo de Trabalho Professoras: Clarice Salete Traversini Ivany Souza Ávila Maria Beatriz Titton Maria Luísa Merino Xavier Suzana Moreira Pacheco

Roteiro Eixos da formação docente Relações entre Educação Integral e Universidadade - ações

"Desencaixe" como forma de existência da escola contemporânea Noções de encaixe e desencaixe são compreendidas neste texto a partir da obra do sociólogo Anthony Giddens, "As conseqüências da modernidade": "Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo espaço" (GIDDENS, 1991, p.29)

Constituição do sujeito docente/educador “integral” – persistência e necessidade de construir outros modos de pensar (Maria Luisa Xavier); Apropriação dos discursos do MEC (legislações, perspectivas teóricas, aspectos históricos, principais pensadores,etc) = pertencimento; Deslocamento do macro para o micro = culturas adolescentes -jovens (Sandra Andrade); "Não mais do mesmo" - como a arte contemporânea pode nos ajudar a pensar de outro modo (Luciana Loponte), perceber a cidade (Jaume Bonafé Martinez);

Ampliação da produção de saber sobre Educação Integral: a) contribuições da escola para a universidade b) luta política pela publicação sobre o tema em periódicos qualificados.

Mapeamento das ações Curso de Especialização Conclusão de 48 monografias de Especialização, apresentadas em evento organizado na Faculdade de Educação, aberto à comunidade; Temáticas abordadas nas pesquisas: Gênero – Corpo – Formação docente – Práticas pedagógicas – Inclusão escolar – Gestão escolar – Currículo – Culturas juvenis

Oficinas Pedagógicas : Oficinas planejadas para serem ministradas pelas alunas do Curso de especialização, com orientação e supervisão dos professores do Curso. Notícia SMED Porto Alegre A iniciativa faz parte do curso de pós-graduação em Educação Integral, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As professoras Nara Machado, Luciane Velasques e Márcia Cristina Santos foram as ministrantes. Histórico da Educação Integral, do programa Cidade Escola, da rede de saberes e parcerias foram temas debatidos. Além disso, os participantes produziram uma mandala de planejamento.

Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia Pesquisas acadêmicas Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia 2013/01 Aluna: Vanessa Benites Título: Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação: possíveis reflexões Pergunta de Pesquisa: Que aprendizagens docentes foram obtidas pelos alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea ao desenvolverem oficinas sobre o Programa Mais Educação nas suas escolas?

Metodologia: Leitura de 23 relatórios dos alunos do Curso; Critério de seleção: relatórios que apresentavam explicitamente aprendizagens docentes obtidas a partir das oficinas: 12 relatórios; Análise das recorrências das aprendizagens docentes:

Produção de material empírico para pesquisa de mestrado: Curso de Extensão Aluna: Juliana Freitas Orientadora: Clarice Salete Traversini Título: Compondo a docência: os discursos que constituem o professor da Educação Integral Contemporânea Pergunta de Pesquisa: Como professores envolvidos com a proposta de Educação Integral nas escolas públicas narram sua constituição docente na contemporaneidade?

Metodologia Estudo de Caso Grupos de Discussão (9 docentes) Curso de Extensão: 6 encontros quinzenais de 2 horas (12 horas) Organização de 6 atividades disparadoras para promover a discussão; c) Conclusão do Curso: construção de um material que signifique como o professor se constitui enquanto docente da Educação Integral contemporânea

Recorrências e unidades de análise Professor por vocação Professor gestor Professor aprendente