Universidade Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade
Advertisements

E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
Unidade 1 Introdução à administração e às organizações.
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Trabalho de Administração
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
A história dos regimes e organizações internacionais
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
Introdução ao Comportamento Organizacional
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Figura 01: Determinantes dos sistemas de Inovação
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
Ambiente de trabalho e saúde
Estruturas Organizacionais Tradicionais
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Professor Douglas Pereira da Silva
Maria Eduarda Marcon Da Rosa Tiffany Madruga Mello
Apresentação do plano de negócios
Planejamento de estratégias:
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
Estudo de Caso Burger King Nome: Helbert Lopes 27/6/2016.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Introdução à Administração
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
30anos CENPEC.
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
MARKETING INTERNACIONAL
Administração de Novos Negócios
Apresentação do Plano Empresarial
Integração é um substantivo feminino com origem no latim Integrare, que significa o ato ou efeito de integrar ou tornar inteiro.
Gestão da Qualidade 2º período
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
Geraldo augusto da silva
Universidade Corporativa
Aula 3.1.
Recolha e análise de dados
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Planejamento Estratégico para Exportação
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
I Exercício Escolar À luz das premissas do Prof. McGuire:
Treinamento e Desenvolvimento
Formação de Empreendedores
Planejamento de Recursos Humanos
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Valéria Ribeiro Collato
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Aula de Conjuntura Econômica em 07/05/2019
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Estratégia Empresarial
Transcrição da apresentação:

Universidade Corporativa

Produção conhecimento INTRODUÇÃO Surgimento Influência Produção conhecimento Modismo Necessidade atual

Educação corporativa: contexto de surgimento, conceitos e objetivos A universidade corporativa surge no século XXI , para compreender a importância das UCs como novo padrão para a educação superior e, em um sentido mais amplo, como instrumento-chave de mudança cultural, é importante compreender também as forças que sustentaram o aparecimento desse fenômeno.

Em essência, tais forças são cinco: (Meister, 1999) Organizações flexíveis Era do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação para a estratégia global

A UC é um 'guarda-chuva estratégico' para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de que estes cumpram as estratégias empresariais da organização.

OBJETIVO DE UMA UC De acordo com Meister, o objetivo real de uma UC é preparar todos os empregados de uma organização para tirar vantagem dessas mudanças emergentes e institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua alinhada às estratégias centrais do negócio.

Scott Parry (1997) e Donald Kirkpatrick (1998), dois autores de renome internacional quando o tema é avaliação e transferência de treinamento, estão convencidos de que apenas entre 10% e 20% do que se aprende em um programa de treinamento é aplicado um mês após o retorno do participante às atividades de trabalho.

O papel das lideranças no êxito de um Sistema de Educação Corporativa Um outro assunto associado à educação corporativa que desperta muito interesse refere-se ao papel das lideranças no êxito desse sistema. Afinal, como é (ou deveria ser) a participação das lideranças em um SEC?

Na Europa também é crescente o número de UCs, destacando-se as seguintes experiências nos países mencionados a seguir: • Alemanha: DaimIerChrysler, Siemens e Volkswagen; •França: Accor, Carrefour, Schneider Electric; • Grã-Bretanha: Bae Systems, British Telecom, Unilever; • Itália: Isvor Fiat e Telecom Itália; • Países Baixos: Abn Amro, Centerparcs e Heineken; • Rússia: Alfa Bank e Gazprom; • Suíça: ABB e Nestié.

Educação corporativa: a realidade brasileira Na década de 1990, em torno de dez empresas criaram suas UCs. - Academia Accor (1992) - Universidade Martins do Varejo (1994) - Universidade Brahma (1995) - Universidade do Hambúguer, do Mc Donald’s (1997) - Universidade Algar (1998) - Alcatel Universitye o Siemens Management Learning (1998) - Boston School, do Bank Boston (1999) - Universidade Datasul (1999) - Universidade Visa (2001)

A partir de 2000, é expressivo o crescimento dos casos de UCs no Brasil. Para se ter uma idéia, hoje são aproximadamente 500 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto na esfera pública quanto privada, que já implantaram e estão operando seus SEC — Sistemas de Educação Corporativa.

Movimentos, tendências e desafios para a educação corporativa no Brasil Tendo em vista o notável crescimento das atividades de educação corporativa no Brasil e o conseqüente surgimento de necessidades específicas nesse âmbito, a evolução natural desse movimento foi a união das maiores empresas do Brasil na criação da ABEC — Associação Brasileira de Educação Corporativa, cuja visão é "tornar a educação corporativa um dos pilares do desenvolvimento de trabalhadores, empresas e sociedade".

No Brasil de hoje: "As empresas entendem que essa formação é um diferencial de competitividade. Por meio das UCs, as empresas se preparam para mudanças na economia global e volátil", diz Marcos Baumgartner, presidente da Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC Brasil).