Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação

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Transcrição da apresentação:

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Marcelo Bernstein

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação As empresas representam uma das mais complexas organizações que existem na sociedade. As Assessorias de Comunicação tem como função, organizar, comunicar e administrar a relação da empresa com o seu público, não deixando que isso prejudique o desenvolvimento. A empresa não tem só como objetivo, a venda (marketing), mas quer conciliar o interesse dela com a do público, criando assim um equilíbrio.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Para que uma empresa tenha um bom relacionamento com o seu público e funcionário, a empresa precisa de uma boa assessoria de comunicação, que possui as seguintes funções: Assessoramento: é a principal função de Relações Públicas, pois aconselha, orienta e chega até a convencer, com estratégias que levem ao bom relacionamento entre os públicos. Ele também orienta e educa os funcionários da empresa e a administração da mesma, com relação aos órgãos governamentais, comunicando os plano e projetos da organização. Pesquisa. Tem como objetivo pesquisar dados e informações para saber a opinião e atitude do público, avaliando assim seus resultados, corrigindo diferenças entre os públicos e a empresa, quando encontradas. Planejamento: após a pesquisa, é feito o planejamento, para definir públicos e objetivos a serem alcançados, sentindo as necessidades de todos os públicos. Com o planejamento se consegue organizar as ações e esclarecer as dúvidas sobre o que será feito, como será, quando, onde para que e quem. Fazer com que todas as atividades sejam executadas e integradas dentro da mesma.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Execução: tudo o que foi planejado, será executado para que as atividades sejam aceitas. Desde a mais simples função, até a mais importante da empresa. Coordenação: tem como objetivo integrar os interesses, não de forma isolada, mas com diversos públicos, tendo um só objetivo. A imagem de profissionalismo, seria o reflexo do desenvolvimento harmônico. Controle: tudo o que foi planejado, é acompanhado e controlado, seja ele um projeto ou um programa, para que saia de acordo com o seu objetivo (planejado), para que garanta o objetivo pretendido e assim evitando o replanejamento. Agindo rapidamente para corrigir erros e falhas de comunicação.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Estratégias de Comunicação Propaganda Propaganda é a comunicação impessoal paga pelo patrocinador e na qual esse patrocinador claramente é identificado. A propaganda constitui o elemento mais visível de uma política mercadológica; atua como ‘ponta de lança', pois aparecendo com maior destaque, é muitas vezes considerada como sendo seu aspecto mais importante (Doris Rushmann). Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal de idéias, produtos ou serviços, levada a efeito por um patrocinador identificado (Associação Americana de Marketing). A propaganda é de extrema importância para a atividade mercadológica, pois através dela as empresas podem manter cooperação de seus intermediários, familiarizar seus clientes com o uso dos produtos fabricados, criar imagem de credibilidade, lançar novos produtos, estimular demanda, criar lealdade de marca, enfatizar características dos produtos, entre outros propósitos.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação A propaganda pode ser promocional ou institucional: a promocional visa estimular a venda imediata, enquanto a institucional visa divulgar a imagem de empresas ou marcas de produtos, com intenção de venda indireta. A propaganda para informar, normalmente se relaciona com a promoção de novos produtos e serviços, e a que se destina a persuasão e reforço é o que a maioria das pessoas entende como propaganda. Há também o lado das relações públicas – as relações públicas promocionais, que inclui as relações com a mídia e exposições. As relações com a mídia são uma parte importante do plano de propaganda. Elas envolvem o custo da formação de lobbies e da manutenção de ligações, que são considerados baixos se comparados aos custos da compra do espaço publicitário. Quando se usa a mídia para chamar a atenção para a empresa, seus produtos e serviços, é importante lembrar que os meios de comunicação não estão para a empresa, mas sim, trabalhando para seus telespectadores, ouvintes, assinantes ou leitores.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Algumas empresas usam propaganda para criação de demanda primária, ou seja, para a divulgação de um gênero de produto. Exemplo: os produtores de leite podem fazer anúncios enfatizando os benefícios do produto, visando ao aumento de seu consumo e conseqüentemente favorecendo todas as indústrias do setor. Os custos de anúncios destes tipos muitas vezes são rateados entre os próprios membros de uma associação. Este tipo de propaganda com a participação dos anunciantes nas despesas chama-se propaganda cooperativada. Ela pode ocorrer a nível não só de fabricante como também de varejo quando varejistas dividem entre eles ou ainda com o próprio fabricante todos os custos da campanha.

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Planejamento de comunicação Para um planejamento eficaz de comunicação, a área de comunicação precisa que haja clareza completa dentro da empresa/instituição sobre sua imagem institucional, missão e valores corporativos Estes são os aspectos fundamentais que vão orientar a construção do discurso corporativo unificado, consistente e coerente que será usado, com as devidas adaptações, nas suas ações de comunicação com seus diversos públicos

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Planejamento de comunicação Com os parâmetros institucionais definidos, é importante definir quem são os diversos públicos-alvo da empresa, para se poder definir os mecanismos e canais mais adequados para as ações de comunicação Essa definição engloba as ações de comunicação interna e as ações voltadas para os diversos púbicos externos como mídia, governo, sociedade, investidores/patrocinadores

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Planejamento de comunicação No caso das ações de relacionamento com a imprensa, é importante a definição de quais são os veículos mais adequados para o trabalho de relacionamento com a imprensa Também é importante definir canais e estratégias para estas ações como a produção de várias versões do e-mail com o press-release a ser enviado, de acordo com a linguagem e foco editorial de cada veículo

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Planejamento de comunicação Estes e-mails podem conter um link para o hotsite construído especificamente para ações de comunicação com a imprensa Da mesma forma, também se deverá aproveitar o uso das redes sociais e construir páginas no Facebook, Twitter e outras redes para sua utilização no processo de relacionamento com a imprensa

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação Planejamento de comunicação Estes canais e ferramentas deverão ser enquadrados dentro do quadro mais geral do planejamento estratégico de marketing da empresa/instituição e do plano geral de comunicação Dessa forma, o plano geral de comunicação deverá estabelecer objetivos a serem atingidos a cada etapa do planejamento que deverá abranger o curto/médio e longo prazos