Santa Cruz do Sul, 17 a 20 de setembro de 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Abcontadorespublicos.org. SER UM FÓRUM INDEPENDENTE E PERMANENTE DE DISCUSSÃO DE TEMAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE E DA GESTÃO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
PROGRAMA DE EXTENSÃO “Pró Aqua - Desenvolvimento da Produção e Processamento do Pescado em Mato Grosso“ Visa desenvolver eventos nos quais serão abordados.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Universidade de Brasília
Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO - UNIPAMPA
Resultados e Discussões
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Maria Helena Fávero (PED/IP)
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Leitura na escola e na comunidade
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
Os Estados latino americanos, de uma forma geral, vêm trazendo em suas agendas governamentais diversas propostas de ampliação da matriz energética destinada.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A REDE PÚBLICA E O COTIDIANO DO HISTORIADOR
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
I Encontro de Licenciaturas da
I Encontro de Licenciaturas da
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
PROGRAMA INTERNACIONAL – SUMMER SCHOOL NA POLÔNIA
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
18/05/ MESA REDONDA 1: PSICOLOGIA, CULTURA E PRECONCEITO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
OBJETIVO / MATERIAL E MÉTODOS MATERIAL E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Capacitação Pedagógica Aula 02
Título e subtítulo minúsculo e negrito
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
Contextualização: escola e alunos
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Proposta de Gestão para a CPq Prof. Dr
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação. TEMA Novum Trivium Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
A docência na educação superior
Portfólio Residência Pedagógica
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Transcrição da apresentação:

Santa Cruz do Sul, 17 a 20 de setembro de 2017.

Promoção: PPGDR/UNISC INSTITUTE OF GEOGRAPHY/ÁUSTRIA PPGDR/FURB Apoio:

Contextualização para origem da Escola de Inverno 1- PPGDR/UNISC estava atento à orientação da área da CAPES pela oficialização das ações/ parcerias nacionais. Com isso foram criados Convênios com UNIJUI e com FURB com o apoio da AAII; 2- Havia convênio com Innsbruck desde 2013 e boas relações e com Río Cuarto desde 2015. Com ambas as IES há interesse na criação de Acordo de Cotutela; 3- Em 2016 foi criada a Política de Internacionalização da UNISC; 4- AAII começou a atuar com as coordenações de Cursos e Programas para Implantar a Política e desenvolver novas ações; 5- Em 2017 foi desenvolvida a proposta em parceria com as 4 instituições.

Público: doutorandos e docentes de: Objetivo: oportunizar um espaço de reflexão e debate sobre novas abordagens teóricas e metodológicas, desenvolvidas e aplicadas no âmbito da pesquisa sobre desenvolvimento regional, realizada pelos docentes pesquisadores e discentes doutorandos brasileiros, argentinos e austríacos. Público: doutorandos e docentes de: Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC, da FURB e da UNIJUÍ, Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck Doutorado em Ciências Sociales do ISTE da Universidade Nacional de Rio Cuarto. Para essa primeira edição da Escola tivemos 3 alunos do PPGDR-UNISC, 2 alunos do PPGDR-UNIJUÍ, 2 alunos do PPGDR-FURB e 2 alunos do PPG Geografia-Universidade de Innsbruck. Participaram ainda 14 professores dos programas.

Abertura da Escola de Inverno (Sala 101 - Bloco 1) 19h15- 21h00 Domingo, 17 de setembro 8h30 – 14h30 Trabalho de Campo na Região do Vale do Rio Pardo (Saída do Hotel Charrua) 19h00 Abertura da Escola de Inverno (Sala 101 - Bloco 1) 19h15- 21h00 Conferência: A transformação da região. Experiências austríacas com abordagens endógenas - Prof. Dr. Martin Coy e Prof. Dr. Markus Schermer (Universidade de Innsbruck - Áustria) Segunda-Feira, 18 de Setembro – Mini Auditório do Bloco 10 Apresentação e discussão dos projetos de tese Horário Aluno 8h30- 10h00 Verenice Zanchi (PPGDR-UNISC) 10h00-11h30 Maria Roseli Rossi Ávila (PPGDR-FURB) Intervalo Almoço   13h30-15h00 Carine Pachoud (PPGGeo-Innsbruck) 15h00-16h30 Reneo Pedro Prediger (PPGDR-UNIJUÍ) Intervalo Café 16h45-18h15 Mariana Barbosa de Souza (PPGDR-UNISC) Terça-Feira, 19 de Setembro –– Mini Auditório do Bloco 10 8h30-10h00 Luis Claudio Krajevski (PPGDR-FURB) Christoph Huber (PPGGeo-Innsbruck) Giovana Goretti Feijó de Almeida (PPGDR-UNISC) Bernardo Both (PPGDR-UNIJUÍ) 16h50-19h30 Mesa redonda “Desenvolvimento Regional: Novos Aportes Teóricos e Metodológicos” com pesquisadores das cinco instituições 19h30-20h30 Avaliação das atividades e planejamento da próxima Escola de Inverno. Encerramento das atividades. Jantar de Encerramento

Atividades da Escola -Conferência de Abertura -Mesa Redonda -Seminários de Pesquisa -Trabalho de Campo -Avaliação das atividades e planejamento da próxima Escola de Inverno

Conferência de Abertura A Conferência de abertura da Escola de Inverno foi realizada no dia 17 de setembro, às 19h, na sala 101 – Campus Santa Cruz das UNISC, pelos professores Dr. Martin Coy e Dr. Markus Schermer, do Institute of Geography - Universität Innsbruck (Áustria). A Conferência de abertura teve como objetivo apresentar os objetivos da Escola de Inverno e abordar a temática do desenvolvimento regional. Os professores Dr. Martin Coy e Markus Schermer são reconhecidos internacionalmente pela sua produção intelectual, resultante de atividades de docência e de pesquisa junto à Universidade de Innsbruck e em outras instituições pelas quais passaram.

Trabalho de Campo: O trabalho de campo realizado na manhã do dia 17 de setembro, teve por objetivo  proporcionar aos estudantes e professores o contato e a observação com a realidade regional do Vale do Rio Pardo (Rio Grande do Sul/Brasil), notadamente em relação a sua organização territorial, a sua paisagem e a sua dinâmica de desenvolvimento rural, através da visitação à  pequenas propriedades rurais familiares no município de Venâncio Aires.  A programação do trabalho envolveu também a realização de um almoço colonial em uma das propriedades rurais visitadas.  

Seminários de Pesquisa: Os seminários de Pesquisa foram o momento principal da Escola de Inverno. O objetivo foi proporcionar um espaço de troca de experiências, conhecimentos, e de discussão e de debate entre os participantes. Os Seminários de Pesquisa constituíram-se de um conjunto de apresentações, discussões  e debates sucessivos, relativos aos projetos de tese dos estudantes selecionados.  Os projetos dos doutorandos foram disponibilizados para leitura dos participantes 30 dias antes do início do evento. Foram também selecionados professores para realizarem a leitura e comentários sobre os projetos, observando a sua não vinculação ao mesmo Programa do aluno participante. Durante os dias 18 e 19 de setembro, nos seminários os nove doutorandos apresentaram oralmente os seus projetos de tese de doutorado aos demais estudantes e aos professores participantes. Após a apresentação de cada estudante, os demais estudantes e os professores puderam debater e fazer suas contribuições a respeito do projeto de tese e debatê-lo visando contribuir com seu aperfeiçoamento teórico e metodológico.

Mesa redonda   A Mesa Redonda “Desenvolvimento Regional: Novos Aportes Teóricos e Metodológicos” reuniu pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC, da FURB, da UNIJUÍ, do Instituto de Geografia, da Universidade de Innsbruck e da Universidade Nacional de Rio Cuarto. A mesa redonda teve por objetivo promover o debate sobre diferentes abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao desenvolvimento regional, a partir das contribuições e reflexões desenvolvidas pelos Programas de Pós-graduação participantes, de modo a avançarmos o debate teórico e metodológico no campo do desenvolvimento regional, e de valorização da produção do conhecimento realizado pelos Programas.  

Avaliação das atividades e planejamento da próxima Escola de Inverno: Como última etapa das atividades da Escola de Inverno realizou-se de modo conjunto e participativo uma avaliação de como transcorreram as atividades e os resultados obtidos nessa primeira edição da Escola de Inverno bem como foi definida que a próxima edição será sediada na Unijuí, a ser realizada em agosto de 2018. A avaliação sobre essa primeira edição da Escola de Inverno foi extremamente positiva por ter oportunizado um rico momento de troca de saberes, de conhecimentos e de ideias sobre o caminho metodológico das pesquisas, bem como sobre os aportes teóricos apresentados. Também foi muito positiva por permitir melhor conhecer e integrar os Programas de Pós-Graduação, além de possibilitar planejar a realização de outras atividades conjuntas como pesquisas e publicações .

Encerramento da Escola de Inverno Professores e alunos participantes