Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Advertisements

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe.
E os personagens dos grupos? UNIDADE IV Profª Jacqueline Moreira.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Teoria contingencial!! 1.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
ÉMILE DURKHEIM.
Comportamento Humano nas Organizações
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Níveis de Organização META OBJETIVOS
Marx – Ideologia Sociologia.
Currículo e planejamento
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. *Concepção inatista O homem é concebido.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Pontos importantes para a discussão
Análise de texto Prof. Rógi.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
CFO III – Dragões de Ferro
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Comportamento do Consumidor
Questões sociais e psíquicas que
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Comportamento Organizacional
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Como se aprende História?
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
Lucília Salgado.
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
O que é Educação Ambiental?
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A vida cristã é vitoriosa
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
<espaço para figura> Opcional.
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Estrutura serviço de Estética
Reflexividade e formação de professores
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Metodologia do Ensino de Física I
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Transcrição da apresentação:

Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano

É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor nesse processo.

Concepção inatista

Teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano ( valores, comportamento, formas de pensar, nível de inteligência etc) eram inatas, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento.

Entende-se que os alunos iriam amadurecer naturalmente.

A responsabilidade está na criança ( e no máximo em sua família) e não na sua relação com o contexto social mais amplo, nem tão pouco na própria dinâmica interna da escola.

Ignora-se a influência da cultura e, consequentemente o desempenho das crianças na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional.

Concepção ambientalista

A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano.

O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

Na verdade, são os estímulos presentes numa dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.

Os indivíduos buscam maximizar o prazer e minimizar a dor.

Manipulando os elementos presentes no ambiente ( estímulos) é possível controlar o comportamento.

Podemos assim fazer com que aumente ou diminua a frequência com que ele aparece,

Fazer com que ele desapareça,

Ou só apareça em situações consideradas adequadas.

Ou que ele se mantenha

Desse modo a educação tem o objetivo de enquadrar o aluno em um padrão de ensino.

As causas das dificuldades do aluno são atribuídas ao universo social, como a pobreza, a desnutrição, a composição familiar, ao ambiente em que vive, a violência da sociedade atual etc.

Sócio- Interacionista

A concepção interacionista de desenvolvimento apoia-se na idéia de interação entre organismo e meio.

Vê a aquisição do conhecimento como um processo constituído pelo indivíduo durante toda a sua vida,

não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio.

É através da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o bebê vai construindo suas características ( seu modo de agir, pensar e sentir) e sua visão de mundo.

É inquestionável o papel do professor na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos para a construção de seu conhecimento.