Avaliação Algumas questões para pensar

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Algumas questões para pensar María Elena Infante-Malachias – maio de 2017

O que é importante ensinar? O conhecimento científico possui três dimensões: 1.UM CORPO CONCEITUAL; 2. UM CORPO METODOLÓGICO; 3. UM CORPO ATITUDINAL. Esta estrutura de Ciência permite pensar em três tipos de conteúdos na hora de ensinar e certamente também na hora de avaliar.

O que avaliar? Se tomarmos como base de avaliação o currículo , ou os objetivos de ensino haverá sempre uma infinidade de aspectos a avaliar numa escola e numa sala de aula. Do ponto de vista cognitivo, os mais importantes são: Conteúdos conceituais: O conhecimento dos alunos à respeito dos temas ou disciplinas nos diversos níveis estabelecidos pelos domínios de aprendizagem; Produtos: Estruturas internas, que revelam o nível de proficiência do aluno para elaborar os diversos conteúdos , relacioná-los com conhecimentos anteriores e aplicá-los à situações concretas conhecidas ou novas;

O que avaliar? Se tomarmos como base de avaliação o currículo , ou os objetivos de ensino haverá sempre uma infinidade de aspectos a avaliar numa escola e numa sala de aula. Do ponto de vista cognitivo, os mais importantes são: Estratégias cognitivas e metacognitivas: Capacidade do aluno monitorar e regular o próprio processo de aprender a aprender; Habilidades afetivas: Comportamentos e atitudes dos alunos considerados fundamentais para a aprendizagem e para o bom funcionamento da aula e da escola.

As avaliações Diagnóstica, formativa, somativa e processual Avaliação Diagnóstica: Conhecer o aluno Avaliação Formativa : Corrigir rumos Avaliação processual: Acompanhar individualmente o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes Avaliação Somativa: Seleciona, reter, promover, reenturmar

Natureza da Informação TIPO QUANDO Natureza da Informação Decisão do professor Diagnóstica Inicio do ano ou da unidade Base Domínio de pré requisitos Conhecimento sobre o curso Gostos e preferências Enturmar/reenturmar Nivelar Recuperação paralela Mudar currículo ou Programa Formativa Final da unidade Produto (o que o aluno aprendeu; progresso realizado) Processo (inferência sobre as capacidades que o aluno adquiriu) Prosseguir Alterar ritmo ou nível do curso Revisão ou recuperação geral Recuperação individualizada Somativa Final do curso etapa ou ciclo Produto ( O que o aluno aprendeu). Processo(inferência sobre as capacidades que o aluno adquiriu) Aprovar aluno Recuperar alunos que não atingiram os objetivos Reenturmar alunos Rever programas e/ou materiais Processual Durante todo o processo em diferentes etapas e de diferentes formas Processo – Se avalia em diversos momentos como e o que o aluno está aprendendo Acompanhar o aluno no seu processo de aprendizagem. Corrigir rumos durante o processo e não apenas no final.

Um professor medíocre fala. Um bom professor explica. Um professor excelente demonstra. Um grande professor inspira. William Arthur Ward

Referências Aprender e Ensinar. João Batista de Araujo e Clifton Chadwick. Belo Horizonte, Alfa Educativa, 2004. Didática. Jaime Cordeiro. São Paulo, Contexto, 2007.