Elio Carlos Ricardo FE - USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Didatização dos Saberes Escolares: A Transposição Didática Elio Carlos Ricardo FE-USP.
Advertisements

A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
CONTRATO DIDÁTICO. SOBRE UM BARCO HÁ 26 CARNEIROS E 10 CABRAS. QUAL É A IDADE DO CAPITÃO? (78%), Dos 96 alunos, 76 calcularam a idade do capitão (78%),
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Base Nacional Comum Curricular
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
O ensino de História: teoria e prática
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
CONTRATO DIDÁTICO.
A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento
Didática das Ciências Experimentais
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Transposição Didática
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Plano de Trabalho Docente PTD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Currículos e Programas
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O triângulo didático: o saber e suas relações
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
O triângulo didático: o saber e suas relações
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Reflexividade e formação de professores
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Elio Carlos Ricardo FE - USP O Contrato Didático Elio Carlos Ricardo FE - USP

Triângulo Didático

O Contrato Didático Conjunto de regras e expectativas Paradoxos: Efeito Topázio (controle das incertezas) Efeito Jourdain (abuso das analogias)

O Contrato Didático Professor: criar condições para a apropriação do conhecimento e reconhecê-la; Aluno: capaz de satisfazer estas condições; Relação Didática deve prosseguir; Garantia de que as aquisições anteriores e as novas condições habilitam o aluno a aprender.

O funcionamento silencioso do Contrato Didático Riscos: O funcionamento silencioso do Contrato Didático Uma ilusão didática

O paradoxo da devolução: Outros Paradoxos O paradoxo da devolução: “se o professor disser tudo aquilo que pretende deixa de conseguir obtê-lo”. se o aluno recusar toda e qualquer informação por parte do professor, então a relação didática está rompida.

O paradoxo das etapas de aprendizagem: “o professor pode escolher entre ensinar um saber formal e desprovido de sentido ou ensinar um saber mais ou menos falso que será necessário retificar”.

As múltiplas relações com os saberes A relação didática: contexto em que há intenção de ensinar algo a alguém. Relação Didática: espaço e tempo definidos. Toda a Relação Didática comporta um Contrato Didático.

A função do Contrato Didático

Rupturas, Devolução e Contra-Devolução “a justificativa para a metodologia dá-se pelo fato do professor da disciplina possuir um contrato didático um tanto quanto patológico para com os alunos. Afinal, utiliza-se do dever de casa como castigo para mau comportamento (...)”.

CD - Instrumento de análise “buscou-se na aplicação do projeto estabelecer um novo Contrato Didático, pois no projeto os alunos teriam autonomia para a elaboração dos resultados”. “logo na primeira aula do projeto pode-se notar que os alunos tinham grande dificuldade em lidar com um Contrato Didático diferente do usual (...)”.

“ficando garantida a relação aluno-professor-saber, os alunos começaram a se adequar a nova proposta de Contrato Didático”. “o saber ensinado está diretamente relacionado com o Contrato Didático estabelecido em sala de aula. Como exemplo, presenciou-se que os alunos só conseguem começar a resolver um problema depois que o professor ensina um problema semelhante como modelo”.

“apesar de estabelecido com os alunos o Contrato Didático, no qual nos propusemos a fazer algo diferente, houve transgressões deste, quando alguns alunos se recusaram a fazer a última atividade proposta.”

A Relação Didática “Para que a Relação Didática funcione, exige-se que o projeto de ensinar encontre um projeto de aprender.”