Elio Carlos Ricardo FE - USP O Contrato Didático Elio Carlos Ricardo FE - USP
Triângulo Didático
O Contrato Didático Conjunto de regras e expectativas Paradoxos: Efeito Topázio (controle das incertezas) Efeito Jourdain (abuso das analogias)
O Contrato Didático Professor: criar condições para a apropriação do conhecimento e reconhecê-la; Aluno: capaz de satisfazer estas condições; Relação Didática deve prosseguir; Garantia de que as aquisições anteriores e as novas condições habilitam o aluno a aprender.
O funcionamento silencioso do Contrato Didático Riscos: O funcionamento silencioso do Contrato Didático Uma ilusão didática
O paradoxo da devolução: Outros Paradoxos O paradoxo da devolução: “se o professor disser tudo aquilo que pretende deixa de conseguir obtê-lo”. se o aluno recusar toda e qualquer informação por parte do professor, então a relação didática está rompida.
O paradoxo das etapas de aprendizagem: “o professor pode escolher entre ensinar um saber formal e desprovido de sentido ou ensinar um saber mais ou menos falso que será necessário retificar”.
As múltiplas relações com os saberes A relação didática: contexto em que há intenção de ensinar algo a alguém. Relação Didática: espaço e tempo definidos. Toda a Relação Didática comporta um Contrato Didático.
A função do Contrato Didático
Rupturas, Devolução e Contra-Devolução “a justificativa para a metodologia dá-se pelo fato do professor da disciplina possuir um contrato didático um tanto quanto patológico para com os alunos. Afinal, utiliza-se do dever de casa como castigo para mau comportamento (...)”.
CD - Instrumento de análise “buscou-se na aplicação do projeto estabelecer um novo Contrato Didático, pois no projeto os alunos teriam autonomia para a elaboração dos resultados”. “logo na primeira aula do projeto pode-se notar que os alunos tinham grande dificuldade em lidar com um Contrato Didático diferente do usual (...)”.
“ficando garantida a relação aluno-professor-saber, os alunos começaram a se adequar a nova proposta de Contrato Didático”. “o saber ensinado está diretamente relacionado com o Contrato Didático estabelecido em sala de aula. Como exemplo, presenciou-se que os alunos só conseguem começar a resolver um problema depois que o professor ensina um problema semelhante como modelo”.
“apesar de estabelecido com os alunos o Contrato Didático, no qual nos propusemos a fazer algo diferente, houve transgressões deste, quando alguns alunos se recusaram a fazer a última atividade proposta.”
A Relação Didática “Para que a Relação Didática funcione, exige-se que o projeto de ensinar encontre um projeto de aprender.”