PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Educação básica e de qualidade para todos. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Centro Educacional Unificado
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Educação Especial e Inclusiva
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Projeto Político-Pedagógico da escola
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Coordenadoria de Ensino Gerência de Educação Infantil
A questão da Formação Profissional.
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)

FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Missão do CCNH.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Aristóteles Ética & Política
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
 O ensino politécnico para Marx se constitui numa das formas de preparação multifacetória do homem.  Proposta de Marx – A pedagogia socialista pela articulação.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
Ministério da Educação / República de Angola
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
PPP - Projeto Político- Pedagógico - PPC - Proposta Pedagógica – Curricular - desenvolvendo as concepções -PTD - Plano de TrabalhoDocente.
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
Prof. Me. Marcela Gomez Alves da Silva
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS PROFESSORA MESTRE CLAUDIMERY CHAGAS DZIERVA

PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE Trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global; Participação na vida social; A educação é um fenômeno social e universal; É necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades; Cada sociedade precisas cuidar da formação dos seus indivíduos.

PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE Prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social; Não há sociedade sem prática educativa; Nem prática educativa sem sociedade; Mas o que é prática educativa?

PRÁTICA EDUCATIVA A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiência culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividades

TÉCNICAS E COSTUMES ACUMULADOS MODOS DE AGIR VALORES LINGUAGEM CRENÇAS TÉCNICAS E COSTUMES ACUMULADOS ECONÔMIA

Por meio da ação educativa p meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social

Educação em sentido amplo A educação que compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente.

Educação em sentido restrito Educação que ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidades explicitas de instrução e ensino mediante uma ação consciente, deliberada e planificada, embora sem separa-se daqueles processos formativos gerais

INFLUÊNCIAS EDUCATIVAS EDUCAÇÃO NÃO INTENCIONAL Refere-se as influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Não estão ligados a um instituição e nem são intencionais EDUCAÇÃO INTENCIONAL Nesse caso há intenções e objetivos definidos conscientemente, há uma intencionalidade, uma consciência por parte do educador quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir.

EDUCAÇÃO INTENCIONAL São muitas as formas de educação intencional: Fora da escola – movimentos sociais organizados, meios de comunicação de massa Institucionalizado - escolas, igrejas, sindicatos, partidos, empresas. Tanto uma como outra necessita de objetivos pedagógicos, explícitos, sistematizados e procedimentos didáticos

ENFATIZANDO É A EDUCAÇÃO PROPRIAMENTE ESCOLAR QUE SE DESTACA ENTRE AS DEMAIS FORMAS DE EDUCAÇÃO INTENCIONAL POR SER REQUISITO E SUPORTE DE TODOAS AS OUTRAS. É A ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA QUE POSSIBILITA AOS INDIVIDUOS APROVEITAR E INTERPRETAR, COSNCIENTE E CRITICAMENT5E, OUTRAS INFLUÊNCIAS EDUCATIVAS

O PROCESSO EDUCATIVO, ONDE QUER QUE SE DÊ, É SEMPRE CONTEXTUALIZADO SOCIAL E POLITICAMENTE; HÁ UMA SUBORDINAÇÃO À SOCIEDADE QUE LHE FAZ EXIGÊNCIAS, DETERMINA OBJETIVOS E LHE PROVÊ CONDIÇÕES E MEIOS DE AÇÃO.