ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Entrevista Clínica Inicial Entrevista de triagem. Entrevista terapêutica.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Diagnóstico Psicológico II
Unianhaguera Educacional
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Plano de Aula Bruno Rodrigues Ferreira
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Tema e problema de pesquisa
Por que utilizar classificações diagnósticas?
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Elaboração de um projeto de pesquisa
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Planejamento.
Universidade Federal do Espírito Santo
Abordagens Mistas e Triangulação
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Aprendizagem do Século XXI
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Abordagem e Entrevista da Criança e Família
Observações importantes
Análise e Observação Institucional
1.
MOSTRA DE TCC II TÍTULO ANA PAULA SÁ MENEZES1
GÊNERO ENTREVISTA.
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Nome do Estabelecimento de Ensino Data
Método experimental.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Estágio supervisionado específico I Prof.: Daniel Gontijo Diretrizes básicas para o primeiro atendimento.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Luciane Silveira Miranda de Lima
Entrevista Lúdica Diagnóstica.
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Trabalho de Conclusão de Curso
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Realizar Formação Continuada
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Conhecimento e Pesquisa
PROF. Cesar André Zavarize
Objetivos Aspectos psicomotores (capacidades físicas, habilidades motoras e esportivas, funcionamento perceptivo motor e integração sensório-motora) Aspectos.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
(35) A DIREÇÃO E O SENTIDO DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Júlia Eugênia Gonçalves.
Pesquisa Científica
FERREIRA, R. F.1; ALMEIDA, A. M. R.2; MEIRELLES, L. P.3;
Transcrição da apresentação:

ETAPAS DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO COM O CLIENTE, A ESCOLA E A FAMÍLIA

ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo, pessoal, entre o terapeuta e os clientes. Dependendo da linha teórica e epistemológica seguida pelo profissional, essa entrevista pode acontecer primeiro com os responsáveis, com a escola ou com a criança. Tudo irá depender da compreensão que o profissional fizer do caso.

ENTREVISTA CONTRATUAL/INICIAL Primeiro contato. - Quem está contatando? Pais, escola? - Qual é forma de contato? O que você pode observar desse primeiro contato? Verificar o tipo de vínculo que o contratante deseja estabelecer. Isso é possível através da investigação do envolvimento dos familiares com a problemática da criança. Se foi encaminhando pela instituição observar se ela tenta colocar o problema “fora” da escola.

ENTREVISTA CONTRATUAL Honorários na primeira entrevista - Quem deverá vir a primeira entrevista? - Explicar ao contratante qual o objetivo da primeira entrevista. Roteiro entrevista inicial. Pagina 53 a 55 (livro: Técnicas de diagnóstico psicopedagógico. Leila Sara José Chamat)

ALINHAMENTOS NECESSÁRIOS NA PRIMEIRA ENTREVISTA - Esclarecimentos dos papeis: terapeuta, pais, familiares, escola, professores. - Vinculação dos responsáveis pelo sujeito no processo diagnóstico. Previsão do número de sessões e forma de encerramento do trabalho

ALINHAMENTOS NECESSÁRIOS NA PRIMEIRA ENTREVISTA Definição de horários, dias e duração das sessões Definição dos locais de atendimento Valor e forma de recebimento dos honorários OBS: NÃO DEIXE DE LER O CAPITULO IV DO LIVRO TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA) Visca, J. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. Primeiro contato com o sujeito da aprendizagem. Vantagem: não contaminação do observador Alguns autores realizam antes da entrevista inicial. A ideia é garantir que o profissional possa conhecer o sujeito da aprendizagem através de seus “próprios olhos”, sem a contaminação de outras pessoas. Sem rótulos.

EOCA OBJETIVOS Detectar sintomas e formular hipótese sobre as prováveis causas das dificuldades, sem julgamento prévio ou contaminação. Levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito com o conhecimento. Obter dados a respeito do sujeito nos aspectos afetivos e cognitivos, a fim de formular um sistema de hipóteses e delinear linhas de investigação.

EOCA PROCEDIMENTOS O entrevistador deve estar em uma situação por descobrir ou por revelar, não há objetivos a serem atingidos. “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu” Este material é para que você o use, se precisar, para me mostrar o que lhe falei e o que queria saber de você. Colocar diversos materiais aleatoriamente. Não separar os materiais por gênero ou idade.

EOCA PROCEDIMENTOS Materiais básicos: Folhas lisas de papel oficio, folhas pautadas, lápis de cor sem ponta, apontador, caneta esferográfica, borracha, tesoura, papeis coloridos, régua, revistas e livros, canetas hidrográficas, cola, grampeador.

EOCA Observar 3 aspectos: - temática que esta sendo desenvolvida: tudo o que o sujeito diz, tema escolhido, mensagem transmitida. - dinâmica do processo: tudo o que o sujeito faz: gestos, postura, maneira de pegar os materiais, expressões faciais, impasses... - O produto: o que o sujeito realizou: aquilo que ele realizou está de acordo com o esperado para sua idade?, que mensagens esse sujeito está transmitindo? Ele é capaz de assimilar instruções?

RESULTADOS A partir desses 3 aspectos teremos o primeiro sistema de hipóteses sobre o sujeito. Estas deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa. Veja exemplo de caso nas paginas 75 a 79 do livro.

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO EOCA ASPECTOS AÇÃO DO SUJEITO POSSIVEIS CAUSAS TEMÁTICA DINÂMICA PRODUTO OBSTÁCULOS NA RELAÇÃO COM O SUJEITO HIPÓTESES DELINEAMENTO DA INVESTIGAÇÃO

ANAMNESE Importância do instrumento no processo diagnóstico Quando realizar? Diferentes metodologias: tradicionais x epistemologia convergente de Visca Modelo semi-aberto Diversos tipos de Anamnese Duração do procedimento Fatores emocionais e a atuação do profissional Nunca usar a Anamnese como um questionários de perguntas e respostas, por isso nunca pedir para os pais responderem como se fosse uma ficha.

ENCAMINHAMENTOS EXAMES Diagnóstico Psicopedagógico: trabalho multidisciplinar. Quando encaminhar? Tipos de exames O que observar? Necessidade de conhecimentos básicos de outras especialidades Cuidado com o diagnóstico precipitado.

ENTREVISTA COM A CRIANÇA Quando realizar? Metodologia adotada O que observar? Cuidado com a contaminação gerada pela queixa inicial Como iniciar? Necessidade de uma hipótese previa a partir da metodologia adotada para o trabalho A importância do vinculo e o contrato com a criança

Atividade em sala de aula Leia o artigo “Diagnóstico e Avaliação psicopedagógica”. Faça uma resenha critica do artigo com os seguintes apontamentos: Qual o tema trabalhado? Qual o ponto de vista defendido pelo autor Qual a conclusão do estudo?