Professor Norival Carvalho Cunha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Administração de.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
É UM CONJUNTO DE: MEIOS TÉCNICOS MEIOS HUMANOS MEIOS FINANCEIROS ORGANIZADOS PARA UM DETERMINADO FIM ECONÔMICO.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
Prefeitura Municipal de Guarujá
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
O PLANO DE MARKETING.
Metodologia otimizada
Funções de administração
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
Profa. Mestre Marta Ajej
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Professor Norival Carvalho Cunha
Planejamento de estratégias:
Instrumentos Utilizados
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Estratégica de Operações
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Consultoria Referência RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Execução e Controle
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Comunicação da Estratégia
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento estratégico
Funções de administração
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Planejamento Global de Eventos
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Operações
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
As Organizações Vistas como Culturas
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Transcrição da apresentação:

Professor Norival Carvalho Cunha GESTÃO ESTRATEGICA Modulo 1 Professor Norival Carvalho Cunha

O que é PLANEJAMENTO? É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los.

O Planejamento permite que: a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.

O que é ESTRATÉGIA? Estratégia é o programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização e, portanto, para o desempenho de sua missão. Uma Estratégia estabelece uma mesma direção para a organização em termos de seus diversos objetivos e orienta o aproveitamento dos recursos usados para a organização seguir em direção a estes objetivos. Estratégia como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo. Estratégia associa os recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior. ESTRATÉGIA Quer dizer, toda organização tem uma relação com seu ambiente, que pode ser estudada e descrita. Esta visão de Estratégia inclui organizações onde o comportamento dos administradores é de reação - de resposta e ajustamento ao ambiente sempre que necessário.

O que é ESTRATÉGIA EMPRESARIAL? Estrategia Empresarial – pode ser caracterizada pela conjugação Produto/Mercado, isto é, a especificação dos produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela pretende operar para coloca-los ou vendê-los.e Também pode-se entender a Estratégia Empresarial pela escolha dos vetores de crescimento que indicam qual direção a empresa seguirá, tendo por base sua conjugação produto/mercado escolhida, ou sua “Vantagem Competitiva” ou seja, o perfil de competência da empresa em relação aos concorrentes. Estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando atingir objetivos a “Longo Prazo”, estrategia empresarial é o conjuntos dos objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais eos planos para atingir esses objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra no “Negócio” que tipo de empresa ele é ou desejar “MISSÃO”

O que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos é o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais. STONER, James A. Administração. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 2010

O que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro. PAGNONCELLI, Dernizo; VASCONCELLOS Filho, Paulo. Sucesso empresarial planejado. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2002

processo - Planejamento é um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir mobiliza - Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direção ao sucesso. construir o futuro - Planejar não é prever ou adivinhar o futuro, mas sim construí-lo. A empresa, mais do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas forças para construí-lo comportamento proativo - Para a empresa construir o futuro desejado, não basta reagir. É fundamental proagir (ato de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que aconteça). ambiente - O ambiente é a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planejamento estratégico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.

1. O planejamento estratégico lida com questões fundamentais ou básicas. Dá resposta a perguntas como, por exemplo: " Em que ramo estamos e em que ramo deveríamos estar ?" e "Quem são nossos clientes e quem deveriam ser eles ? " 2. O planejamento estabelece um quadro de referência para o planejamento mais detalhado e para as decisões administrativas do dia-a-dia. Diante destas decisões, o administrador pode indagar: "Qual dos caminhos possíveis será mais compatível com nossa estratégia ?" 3. O planejamento estratégico envolve um prazo maior que outros tipos de planejamento

4. O planejamento estratégico dá um sentido de coerência e força aos atos e decisões da organização no tempo 5. O planejamento estratégico é uma atividade de nível superior no sentido de que a direção tem que ter uma participação ativa nele. Isto ocorre porque, em primeiro lugar, só a direção tem acesso às informações necessárias para se levar em consideração todos os aspectos da organização; e, em segundo lugar, porque o compromisso da direção é necessário afim de se conseguir o compromisso dos níveis mais baixos STONER, James A. Administração. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 2002

Modulo 1 - Conceito Estratégia 1. 1 Modulo 1 - Conceito Estratégia 1.1. - Administrando num ambiente de mudança e transformação